fbpx
Conecte-se conosco

Flash

No Acre, 4 mil famílias recebem chips com acesso à internet para estudos

Publicado

em

No AC, 4 mil famílias de comunidades carentes recebem chips com internet para estudos — Foto: Asscom/Cufa

Por Quésia Melo

A Central Única das Favelas (Cufa) iniciou a entrega de 500 mil chips de celular nas quase 5 mil favelas atendidas pela organização em todo o Brasil.

No Acre, 4 mil famílias foram pré-cadastradas para receber o benefício que vale seis meses com internet 24 horas livres para estudo.

Deste total, 60% já foram entregues. A ação configura o projeto como a maior plataforma de conectividade já viabilizada em todo o país e objetiva o combate ao isolamento digital nestes territórios, a partir da conexão de 2 milhões de pessoas até julho de 2021.

________________________

Em época de pandemia, com aulas presenciais suspensas a internet é o elo entre crianças, adolescentes e escola, porém, muitas famílias carentes não têm este acesso em casa, o que gerava dificuldades.

________________________

Como foi o caso da dona de casa Antônia de Freitas. Inicialmente, ela pegava a internet da vizinha, como ela mudou, uma verdadeira logística foi montada para que as filhas estudassem.

Benefício é válido por seis meses — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

“Eu tinha que ir na escola, baixar o conteúdo no meu celular, levava para casa, elas copiavam no caderno, tirava fotos da atividade, voltava na escola e enviava para os professores. Agora vai melhorar 100%, não vou ter que ir mais na escola”, conta.

Mesmo com as dificuldades, ela diz que as filhas se saíram bem e tiraram notas boas, mas agora está mais despreocupada e vai poder acompanhar mais de perto.

A doméstica Dângela da Silva precisou comunicar a escola que os filhos não estavam fazendo a tarefa porque não tinha acesso à internet. Com o chip do projeto, ela diz que vai ficar mais tranquila e pode acompanhar os estudos dos filhos de perto.

“Não tava nem estudando porque nem tinha como. Eu vim no colégio, expliquei que a gente não tinha internet e eles estavam sem estudar e agora vai melhorar com certeza com o chip. Vai ser uma ajuda muito importante para as mães que não tinham condições de manter esse serviço”, pontua.

José Alberto, coordenador da Cufa no Acre, explica que este é o momento de resgatar a conectividade dessas famílias mais vulneráveis.

“Levar conectividade para as favelas e comunidades neste momento é de suma importância pelo o que a gente já vem fazendo, que é fortalecer as famílias com cesta básica, álcool em gel máscaras e agora chegou nessa parte da gente reconectar a favela com o mundo, porque foi um dos itens que acabou mais rápido. No segundo mês de isolamento já não era prioridade para a família pagar internet”, explicou.

Nesta semana, a distribuição deve ser finalizada em Rio Branco e a Cufa segue para cidades do interior do estado.

“Vamos partir para fazer uma tour no interior do estado, passando por Sena Madureira, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Quinari e vários outros municípios.”

Comentários

Continue lendo

Flash

Mais de 1,6 mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Brasiléia e Xapuri

Publicado

em

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF /AC) iniciou, na última semana, na regional do Alto Acre, a campanha de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. Em Brasiléia, foram recolhidas 890 unidades de embalagens tríplice lavadas. Em Xapuri, foram 772, totalizando 1.662 embalagens.

A ação que iniciou em 2018, tem como objetivo conscientizar os produtores rurais quanto à correta destinação das embalagens. Durante toda a campanha foram promovidas atividades educativas e informativas, sobre os impactos negativos do descarte incorreto dos produtos.

“O trabalho do Estado é de conscientização e orientação ao produtor, bem como alertar sobre o prazo de entrega para esses procedimentos. Por isso, fizemos toda uma divulgação sobres as ações, justamente para que possam entregar as embalagens”, ressalta Ana Cláudia Vieira, que é auditora do Idaf em Brasiléia.

Sobre o descarte, o produtor deve fazer a tríplice lavagem das embalagens vazias. Depois armazená-las corretamente e entregá-las na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de venda, em no máximo um ano após a compra. No momento da devolução das embalagens, o agricultor recebe um comprovante, que precisa ser guardado, caso haja uma fiscalização. Segundo o Idaf, os produtores que não devolverem as embalagens poderão receber notificações e multas dos órgãos responsáveis.

O calendário de recolhimento inclui mais ações no interior do Acre, que se estenderá até o final do ano de 2024.

Confira o cronograma completo:

20/6 – Acrelândia: Avenida Brasil 576 – Centro. Anexo GP Agropecuária.

9/8 – Porto Acre: Av. Darcy Gomes de Farias nº 71 – Centro Vila do V. Anexo Zebu Agropecuária – Sala B.

11/10 – Sena Madureira: Av. Brasil nº 2154, Bairro: Triângulo – Anexo: ao posto do Sisi, frente ao Supermercado do Euzir.

27/11 – Tarauacá: Rua Quintino Bocaiúva nº 170. Anexo Laço de Ouro Agropecuária.

29/11 – Cruzeiro do Sul: Agroboi CZS, Estrada da Variante, N º 500, Bairro Miritizal 1

Comentários

Continue lendo

Flash

Deracre trabalha em melhorias no Ramal São Pedro, em Xapuri

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), está trabalhando, nesta terça-feira, 16, no Ramal São Pedro, em Xapuri.

Estado tem trabalhado levando acesso para as famílias. Foto: Ascom/Deracre

A ação do Deracre ocorre numa política de assegurar a trafegabilidade durante todo o ano, para garantir o escoamento da produção agrícola dos produtores rurais.

O diretor de Desenvolvimento Regional, Tony Roque, afirmou que os trabalhadores atuam com serviços de raspagem de solo, retirada de atoleiros e limpeza de saídas de águas pluviais.

“Seguimos com o trabalho da equipe, que vai reparar os pontos críticos da estrada e garantir o acesso das famílias do Ramal São Pedro”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeita Fernanda Hassem empossa novo Secretário de Meio Ambiente de Brasiléia

Publicado

em

Visando fortalecer ainda mais as políticas e ações ambientais no município, a Prefeita Fernanda Hassem em solenidade com a gestão municipal (Secretários, Gerentes, Coordenadores e Equipe Municipal), apresentou na manhã desta segunda-feira, 15, o Professor Valdemir Silva ( Prof. Val), como novo Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Até então a pasta de Meio Ambiente era ocupada por Zico Rocha que assume outra função na gestão municipal.

O novo gestor da pasta ambiental tem como um dos principais desafios recuperação das áreas de vegetação atingidas pela alagação do Rio Acre na cidade, e implementar políticas públicas ambientais no município.

Conheça o Perfil Técnico e Profissional do Novo Secretário de Meio Ambiente de Brasileia Valdemir da Silva (Prof. Val)

Professor formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre- UFAC, Ex-Secretário de Educação de Brasiléia , Assessor da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo do Estado do Acre, Diretor, Coordenador Escolar e Integrante da Equipe Técnica da Secretária de Educação.

Comentários

Continue lendo