Conecte-se conosco

Geral

No Acre, deputado apresenta projeto que proíbe uso da linguagem neutra nas escolas e concursos

Publicado

em

POR NANY DAMASCENO

O deputado Cadmiel Bomfim (PSDB) quer a exclusão da linguagem neutra no currículo e em materiais didáticos nas escolas públicas ou particulares do Acre e em editais de concursos públicos.

A linguagem neutra propõe o uso de expressões e a troca de letras em palavras para evitar a binariedade entre os gêneros masculino e feminino. Na proposta, a palavra “todos” seria trocado por “todes”.

Ele justifica a Lei como garantia de “direito do aprendizado da língua portuguesa com normas cultas”, diz trecho do projeto.

O PL de Cadmiel prevê penalidades a quem desobedecer a norma. “Sanções administrativas às instituições de ensino público e privado e aos profissionais de Educação que ministrarem conteúdos adversos aos estudantes”.

Segundo o deputado, o professores da língua portuguesa afirmam que a linguagem neutra exclui cegos, surdos e disléxicos, além disso, diz o deputado, “países desenvolvidos como França já proibiram essa tal linguagem neutra”, diz o parlamentar.

Comentários

Geral

Prefeitura e Paróquia realizam Torneio de São Sebastião em Epitaciolândia

Publicado

em

Por Assessoria

A prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria de Cultura e Esportes, em parceria com a Paróquia realizaram o Torneio de São Sebastião e alusão a Festa do Padroeiro de Epitaciolândia.

Segundo Informo Joãozinho Ferreira, Secretário Municipal de Cultura e Esportes, participaram da competição 22 equipes sendo 16 Masculino e 06 na categoria feminino.

Na final ficou com o título na categoria Masculino Praia Club em 1° lugar e Getaf vice-campeão, no feminino Atlético Xapuriense equipe campeã e Nova Vida da Bolívia ficou com o segundo lugar.

Além da premiação com troféus e medalhas a prefeitura fez a premiação em dinheiro para os times vencedores.

Comentários

Continue lendo

Geral

Policia Civil prende foragido da justiça acusado de porte ilegal de arma de fogo, roubo e rompimento de equipamento de monitoramento em Rio Branco

Publicado

em

Ascom/Polícia Civil do Acre

Na manhã desta terça-feira, 25, a Policia Civil prendeu em uma residência localizada na Rua México, bairro Habitasa, o foragido da justiça B.M.O de 22 anos. Ele é acusado pela prática de crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo e cumpria pena em regime monitorado, porém, em agosto do ano passado cortou o equipamento de monitoração e se colocou na condição de foragido da justiça.

O trabalho investigativo da equipe da Delegacia de Combate a Roubos Extorsões (DCORE) identificou o paradeiro do foragido e na manhã desta terça-feira, logrou êxito na prisão do individuo por força de mandado judicial.

O preso foi conduzido à delegacia para procedimento praxe e em seguida colocado novamente à disposição da justiça. De acordo com a autoridade policial é provável que o foragido tenha regressão de regime de cumprimento de pena em decorrência da infração e passará a cumprir a pena em regime fechado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende homem investigado de homicídio ocorrido na Vila Pia

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, dia 26 de dezembro de 2019, por volta das 8 horas, policiais civis da Delegacia Geral de Porto Acre e da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Rio Branco, sob o comando do Dr. Nilton César Boscaro, Delegado de Polícia Civil, prenderam A. S. S., de 34 anos de idade.

A ação policial aconteceu após a justiça expedir mandado de prisão em desfavor de A. S. S. pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio praticados, respectivamente, em desfavor das nacionais F. A. B. e A. C. A. L., ocorridos em 16 de setembro de 2019, por volta das 22 horas, na Vila Pia, no município de Porto Acre

De acordo com a investigação, A. S. S. matou F. A. B. devido a vítima pertencer a facção criminosa rival e vender droga no território inimigo.

Durante o trabalho da Polícia Judiciária Civil, A. S. S. foi flagrado na posse de 37 (trinta e sete) trouxinhas de cocaína, as quais estavam sendo comercializadas pelo valor de R$ 20,00 (vinte reais) cada uma, no bairro Santa Inês, na capital acreana, local em que o indivíduo foi preso.

Além da droga foi encontrado um motor de barco Honda, 90 hp, que havia sido subtraído no Conjunto Farhat em 27 de agosto de 2019. De acordo com o preso, a lancha e o reboque subtraídos com o motor foram cortados e vendidos para um ferro velho.

Nilton César Boscaro, Delegado de Polícia Civil – Foto: divulgação

Em dois dias a Polícia Civil prendeu dois responsáveis por crimes de homicídio praticados na cidade de Porto Acre.

“A Polícia Civil trabalha de maneira incansável para apurar os crimes e entregar uma investigação criminal de excelência à Justiça e, consequentemente, contribuir de forma significativa para a segurança pública”, enfatizou Boscaro.

Comentários

Continue lendo

Em alta