fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Noite violenta: em menos de 5 horas, 2 pessoas foram mortas e 7 ficaram feridas na capital

A quinta ocorrência teve como vítima uma mulher identificada como Maria do Socorro, 42 anos, que foi ferida com um tiro em uma das mãos.

Publicado

em

Dois homens foram mortos e seis ficaram feridos na noite de ontem segunda-feira (23) todos por disparos de armas de fogo.

O criminoso fugiu do local fazendo um gesto nos dedos da facção Comando Vermelho (Foto: FdoA)

Com Davi Sahid/Marcus José

As guerras entre facções não dão trégua, a onda de violência com requintes de execução volta a assustar a população de Rio Branco. Em menos de 5 horas, moradores testemunharam as ações das facções que atuam na capital acreana. Dois homens foram mortos e seis ficaram feridos na noite desta segunda-feira (23) todos por disparos de armas de fogo. Os crimes ocorreram no conjunto habitacional Cidade do Povo, bairros Ayrton Senna, Conquista, Vila Betel, Sobral e João Eduardo II.

________________

O primeiro crime aconteceu no início da noite, na quadra 6 do conjunto habitacional Cidade do Povo, o jovem Valdinei Cruz Barbosa, 23 anos e um adolescente de 15 anos, foram feridos a tiros.

________________

Segundo informações de populares, as vítimas estavam caminhando em via pública, quando um homem não identificado em uma motocicleta se aproximou e de posse de uma arma de fogo efetuou vários, Valdinei foi ferido com um tiro no rosto, já o adolescente com um tiro na perna. As vítimas feridas ainda conseguiram correr e entrar em uma casa. O criminoso fugiu do local fazendo um gesto nos dedos da facção Comando Vermelho.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e conduziu as vítimas ao pronto socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

A segunda ocorrência aconteceu também no inicio da noite, às margens do Rio Acre, acesso pela Rua Campo Novo, no bairro Ayrton Senna. Um homem ainda não identificado foi executado com 4 tiros, três dos projeteis acertou a vítima na cabeça e um na região do ombro.

A Polícia Militar foi informada via Ciosp, que havia um corpo as margens do rio, um morador do bairro Taquari do outro lado do Rio Acre teria visto quando a vítima foi executada. Na ação uma pessoa suspeita foi presa.

Já o terceiro caso foi por volta das 19:30h, uma dupla tentativa de homicídio, os irmãos Vanderson Daniel Lima Soares, 19 anos, e W. G. L, 17 anos,  conversavam na frente de sua casa na Rua Vitória, no bairro Conquista, em Rio Branco, quando foram surpreendidos por dois homens não identificados numa motocicleta, que de posse de uma arma de fogo efetuou vários tiros contra as vítimas, sendo um dos projeteis acertou Vanderson na perna, e outro feriu seu irmão no braço. Os irmãos foram socorridos e encaminhados ao pronto socorro em estado de saúde estável.

A quarta ocorrência aconteceu na Vila Betel em Rio Branco, na rua Lili Cadaxo por volta das 19:40h. Marcos José Gomes Carneiro, 34 anos, caminhava em pela Rua Lili Cadaxo, quando foi abordado por uma dupla de motociclistas. O garupa de posse de uma arma de fogo efetuou 5 tiros contra a vítima, que foi ferida três vezes no tórax.

A ambulância do Samu foi acionada e conduziu Marcos José ao Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) com o quadro de saúde grave.

A quinta ocorrência teve como vítima uma mulher identificada como Maria do Socorro, 42 anos, que foi ferida com um tiro em uma das mãos. O crime aconteceu na Baixada da Sobral.

Por fim, o sexto caso aconteceu por volta das 20h, um adolescente identificado como Hércules Farias Marques, 17 anos, foi executado com 7 tiros na frente de casa onde morava com a família na Travessa Messias, localizada no bairro João Eduardo II, em Rio Branco.

A irmã de Hércules de 15 anos foi atingida no braço e deve passar por cirurgia ainda manhã desta terça-feira (24) no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb). Uma equipe da Rede Amazônia esteve no hospital, mas os familiares não quiseram falar sobre o caso.

O delegado da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) disse que todos os casos estão sendo investigados.

“A DHPP está indo em todos os locais para tentar dar as primeiras diligências e buscas as primeiras informações”, destacou.

Foram seis tentativas de homicídio e duas mortes registradas nesta segunda-feira (23) em Rio Branco (Foto: Aline Nascimento/G1)

Segundo informações repassadas a polícia, dois homens não identificados chegaram a pé e um deles efetuou vários tiros, Hercules não resistiu e morreu no local. A adolescente de 15 anos, foi encaminhada ao pronto socorro em estado de saúde estável.

Policiais Militares isolaram a área para os trabalhos dos peritos em criminalística. O corpo foi encaminhado Instituto Médico Legal (IML).

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC sedia Encontro de Educação do Selo Unicef

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Visão Mundial promoveram na quinta-feira (18) o Encontro de Educação do Selo Unicef. O evento, realizado no auditório da sede do MP em Rio Branco, teve como objetivo apoiar os municípios no avanço dos indicadores da infância e na melhoria da educação.

O encontro reuniu técnicos e gestores das equipes dos 21 municípios do Acre que participam do Selo Unicef. Pelo MPAC, estiveram presentes o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, procurador de Justiça Francisco Maia Guedes, e os promotores de Defesa da Educação de Rio Branco, Ricardo Coelho de Carvalho e Walter Teixeira Filho.

Durante todo o dia, foram abordados temas como a realização da Busca Ativa Escolar (BAE) de crianças que estão fora da escola, a implementação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (INDIQUE) e as práticas de qualidade da educação infantil, além de apoio ao município no enfrentamento da cultura do fracasso escolar.

O promotor de Justiça Walter Teixeira Filho ministrou uma palestra com o tema “Regularização dos Estabelecimento de Ensino”. Na ocasião, ele destacou a importância da regularização das escolas para garantir o bem-estar dos estudantes e a qualidade do ensino.

“A escola credenciada garante não apenas o aprendizado, mas também o bem-estar dos alunos, formando estudantes mais proativos e criativos, preparando-os para os desafios do futuro”, afirmou o promotor.

Em sua apresentação, ele destacou ainda a importância da colaboração entre escolas, famílias e comunidade para combater a evasão escolar e garantir educação de qualidade para todos. Por fim, firmou um compromisso de diálogo da Promotoria de Educação do MPAC com os demais entes e organizações públicas e privadas para melhor realização dos trabalhos em prol dos estudantes.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma certificação concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aos municípios que se comprometem a implementar políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes. O Selo é concedido após a avaliação de sete resultados sistêmicos que impactam a vida das crianças, desde a primeira infância até o final da adolescência.

O MPAC é um parceiro na implementação do Selo no Acre, atuando na fiscalização das metas, na formação e mobilização dos municípios e preparação para adesão ao novo ciclo que vai se iniciar em 2025, com a posse dos novos prefeitos e prefeitas.

“Através do Selo, os municípios se comprometem a alcançar metas em áreas como acesso à saúde, nutrição adequada, imunização, combate à evasão escolar e cultura do fracasso escolar. As metas incluem ainda empregabilidade para a juventude, espaço e oportunidade de aprendizagem e de cidadania, saneamento, acesso à água e higiene”, destacou o oficial de Educação do Unicef, Matheus Rangel.

Fotos: Clóvis Pereira

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Projeto Bombeiro por um Dia é financiado com recursos de penas pecuniárias de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

Auxílio oriundo da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais da Comarca de Cruzeiro do Sul serviu para construir mini caminhão de combate a incêndio e que vai levar ações de cidadania e educação para crianças e jovens

O Projeto “Bombeiros por um Dia” foi contemplando com recursos das penas pecuniárias da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais Comarca de Cruzeiro do Sul, captando recursos para construir um mini caminhão de combate a incêndio e levar atividades de cidadania, educação para crianças e adolescentes.

A ação é uma iniciativa do 4ª Batalhão de Educação, Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal e Urbano do Corpo de Bombeiros e tem duas frentes de trabalho: receber as visitas no quartel e realizar palestras nas escolas.

A primeira, recebendo visitas dos pequenos no quartel, proporciona aos jovens vivência com a profissão, pois eles poderão conduzir o mini caminhão, construído e adaptado com sinais luminosos, giroflex, e buzina. Inclusive, as visitantes e os visitantes mirins lidarão com uma simulação de incêndio. O veículo é equipado com uma pequena bomba de água, mangueira que ao ser acionada esguichará água em um pequeno foco de incêndio, feito com botijão de gás, controlado por um bombeiro, assim, quando a visitante acionar a mangueira na direção das chamas, o profissional fechará a válvula e o fogo cessa, tudo controlado e monitorado.

Além disso, a proposta é levar o veículo para escolas, eventos e praças públicas. No dia 17 de abril, foi a estreia do carro em unidades de ensino, que foi levado até a Escola de Ensino Fundamental Maria Lima, no bairro da Cobal, em Cruzeiro. Com isso espera-se contribuir com a formação e desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes, fazendo a atividade preventiva de forma lúdica. 

O veículo foi montado seguindo a planta de um caminhão, respeitando as proporções, com madeira e revestimento de fibra de vidro, utilizado uma caixa de direção de um fusca, rodas de aro 13, kit de tração de motocicleta. O caminhão comporta duas crianças por vez e pode ser pilotado pelos visitantes, desde tenham idade suficiente. Mas, o caminhão tem controle remoto, desses utilizados em aeromodelo, para os bombeiros monitorarem e assumirem a direção e freios do veículo, caso necessário. 

Para o comandante do 4º Batalhão, o capitão Josadac Ibernon, o emprego dos recursos das penas pecuniárias em projetos sociais promove segurança e educação. “A parceria do TJ através de verbas pecuniárias, fortalece as atividades preventivas executadas pelo Corpo de Bombeiros. Prevenção contra acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, drogas, e todas atividades ilícitas. O mini caminhão terá um papel fundamental nessas atividades, pois é um atrativo através do qual passaremos a disseminar a prevenção de uma forma lúdica, despertando o interesse dos pequenos em seguir uma carreira na segurança pública através de uma experiência real e adaptada a sua realidade, que certamente ficará marca sua memória”.

Todo ano as comarcas do Judiciário do Acre abrem editais para que entidades e associações possam apresentar seus projetos e tentar captar recursos das penas pecuniárias. Com isso, o Judiciário do Acre promove melhoria e transformação social. Afinal, cada ação premiada com os alvarás deve executar atividades em benefício social, promovendo, especialmente, educação e segurança.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente e corregedor-geral do TJAC recebem visita do senador Sérgio Petecão

Publicado

em

Por

A visita teve o propósito de pleitear assuntos interinstitucionais entre os poderes

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam na tarde de quinta-feira, 18, visita do senador Sérgio Petecão.

A visita teve o propósito de pleitear assuntos interinstitucionais. Na oportunidade, o senador Sérgio Petecão entregou exemplares do Vade Mecum, atualizado onde se pode encontrar compilado de legislações.

A desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari, agradeceu a visita. “Obrigada por esta contribuição que consolida várias normativas, de extrema importância para nosso trabalho, para advogadas e advogados e estudantes que nos visitam.”

“Agradeço a visita e a contribuição desse material que auxilia muito nossos trabalhos. Nós utilizamos muito o Vade Mecum com os magistrados, servidores e estudantes,” afirmou o corregedor-geral, Samoel Evangelista. 

“É uma honra está aqui visitando os representantes do TJAC e entregando esses exemplares que servirão muito. É uma pequena contribuição para essa instituição e para os jovens que trabalham aqui,” realçou o senador.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo