fbpx
Conecte-se conosco

Extra

O cinismo de Edvaldo Magalhães só perde mesmo para a incompetência de Tião Viana

Publicado

em

Deputado do PCdoB sugere calote contra as contas de energia e bloqueios populares para impedir a suspensão do serviço

Cérebro de comunista

O deputado Edvaldo Magalhães, do PCdoB, engrossou o pescoço contra o reajuste de 21% no valor da energia elétrica após a privatização da outrora estatal Eletrobras Distribuidora Acre. E foi além em seu alarido: propôs que a população acreana não pague as faturas e ainda se mobilize contra o direito da empresa de suspender o fornecimento aos inadimplentes.

Literatura e política 

Suspeito que Magalhães tenha lido a obra “Desobediência Civil”, escrita por Henry David Thoreau em 1849. O objetivo do ensaio era convencer seus leitores a lutarem contra governos e sistemas políticos marcados pelo autoritarismo e a opressão. No livro, Thoreau sugeriu que o povo deixasse de pagar impostos.

As ideias governam o mundo

A tese de Thoreau influenciou movimentos como o liderado por Mahatma Gandhi contra o jugo imposto pelos ingleses aos indianos, bem como inspirou Luther King em sua campanha pelos direitos civis dos negros estadunidenses.

De que lado ele está

Ocorre, porém, que o comunista Edvaldo Magalhães sempre esteve no campo oposto ao dos oprimidos, partidário que é das ideias e atrocidades cometidas por genocidas como Stálin, Pol Pot e Mao-Tse Tung – só para ficarmos nos ditadores sanguinários da Rússia, Camboja e China, respectivamente. Todos eles comunistas, como o Sr. Magalhães.

Memoriol

Tão relevante quanto o aspecto histórico nessa questão atual vem a ser o seu substrato político. Semanas atrás, critiquei aqui a iniciativa do também camarada Jenilson Leite por sua contraditória luta contra o mesmo reajuste proposto pela Energisa: é que, como aliado do governo petista, Jenilson – tal qual Edvaldo – nunca se queixou da tunga imposta pelos governos companheiros no bolso do trabalhador, em forma de 25% de ICMS sobre a conta de luz.

O cúmulo do cinismo

A propósito, a cobrança do imposto estadual se dá sobre os dois outros tributos cobrados pelo governo federal, o que eleva o percentual do ICMS para 33%. Isso significa que a cada 100 reais que pagamos pela energia nos últimos 20 anos, 33 paus foram parar nos cofres dos governos do PT. E os comunistas, sempre tão bem acomodados em altos cargos da administração pública estatal, nunca propuseram boicote ao pagamento das faturas.

Questão de ordem

Além disso, a receita do remédio amargo agora prescrita pelo deputado do PCdoB decorre de uma enfermidade que por décadas carcomeu a estatal elétrica acreana, a partir da inoperância dos incapazes e de sua voracidade por benesses – coisa tão comum em meio à nossa classe política.

Irresponsabilidade

No mais, a proposta do parlamentar do PCdoB beira a irresponsabilidade, frente ao lamentável episódio, ocorrido no dia 15 de janeiro deste ano, na cidade de Paço do Limiar, na região metropolitana de São Luiz. Dois trabalhadores que prestavam serviço à Companhia Energética do Maranhão (Cemar) foram assassinados quando tentavam interromper o fornecimento de energia elétrica de uma residência do bairro Sítio da Natureza.

Língua solta

Ao que parece, não ocorreu a Edvaldo que sua infeliz proposta de bloquear o acesso dos prestadores de serviço da Energisa às residências dos caloteiros pode ter resultados semelhantes ao ocorrido em São Luiz. A imprudência da proposta me leva a crer que a língua do deputado é bem mais eficiente que o cérebro.

Especialistas

E pra encerrar esse assunto – e fazer justiça ao título da coluna de hoje –, cabe ressaltar que a estupidez expressa por Edvaldo Magalhães só perde mesmo para a patifaria protagonizada pelo ex-governador Tião Viana, do PT, ao deixar o cargo sem honrar o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do estado. Do que se pode concluir que de calote essa turma entende tudo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Valorizando o Servidor – Prefeito Sérgio Lopes garante pagamento do Cálculo de Insalubridade de acordo com Salário Base da Categoria de ACS`s e Agentes de Endemias

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 27, o prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário de Saúde Sergio Mesquita, Secretária de Administração Regiane Moreira e servidores e colaboradores das classes, anunciou para todos os Servidores de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s o pagamento do cálculo de Insalubridade dos servidores de acordo com o salário base da categoria.

Isso significa dizer que todos terão um aumento real com a correção, essa garantia faz parte do Plano de Cargo Carreira e Remuneração, tendo em vista que todos esses agentes já recebem o piso nacional estipulado pelo Governo Federal.

Ao longo da gestão os Agentes de Combate e Endemias e ACS`s vem acumulando conquistas significativa em suas carreiras.

Epitaciolândia foi um dos primeiros a pagar o piso nacional, e além disso, o Prefeito Sérgio Lopes com base na emenda constitucional n° 51 de 14 de fevereiro de 2006, a gestão conseguiu desburocratizar, e foram possíveis/ legal efetivados, a gestão ainda garantiu o direito de progressão e o salário retroativo a diferença salarial dos últimos 5 anos.

A Agente de Comunitária de Saúde Nubia Aquino, resumiu bem a importância desse momento para vida profissional de toda a categoria.

“O momento é gratidão mesmo, quero agradecer a Deus por esse momento, e agradecer de coração ao nosso Gestor, desde que que ele assumiu a prefeitura nós estamos tendo muitas vitórias, ele tem um olhar carinhoso e com ele a Saúde de Nosso município avançou muito, e nós passamos a ter nossos direitos respeitados e garantidos, o nosso muito obrigado e pode contar com a categoria para o que der e vier. ” Destacou a ACS.

Para o prefeito Sérgio Lopes esse momento demostra mais uma vez o compromisso da gestão com a valorização dos servidores municipais.

“Sempre buscamos valorizar os servidores públicos de um modo geral, desde o início da gestão inclusive esse mês de março nós demos um reajuste de 10% a todos os servidores que não tem piso estabelecido pelo governo federal, desde o início da gestão já são 37% de aumento, um aumento superior a correção do salário mínimo ao longo desses três anos; ”

“…Então nós estamos muito felizes em poder proporcionar isso aos nossos servidores, e, hoje eu recebi os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias, porque havia uma interpretação em relação ao cálculo da insalubridade e nós passamos a pedido deles, com orientação jurídico tivemos um novo entendimento sobre o cálculo da Insalubridade que vai resultar em aumento salarial para os ACS`s e Agentes de Endemias, então é com muita alegria que anunciamos essa melhoria e valorização dos servidores públicos dessa categoria da saúde.” Disse o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia e Sebrae estimam a venda de mais de 20 toneladas de peixe durante a feira na fronteira

Publicado

em

Mesmo após a maior alagação do Rio Acre em Brasiléia com enormes prejuízos causados também aos produtores rurais que perderam suas lavouras de, arroz, milho, banana, mandioca, peixe e outros, visando fortalecer a economia local gerando renda ao produtor rural da agricultura familiar.

A Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria de Agricultura em parceria, junto com Sebrae-Acre, realizam a “Feira do Peixe” na fronteira nos dias, 27, 28 e 29 ( quarta, quinta e sexta-feira santa), com expectativa de vender até mais de 20 toneladas de peixe nos três dias de feira.

O Secretário Municipal de Agricultura Careca Gadelha durante abertura do evento, destacou a importância da feira para os produtos rurais e apoio da secretaria e do Sebrae.

“Agradecemos o Sebrae pela parceria e presença do público e dos expositores pela participação em nossa feira do peixe, hortaliças e artesanato. Mesmo após alagação essa ação é um incentivo também da Prefeita Fernanda Hassem desde o início do seu mandado há 8 anos aos piscicultores da região que trazem as mais variadas espécies de peixes para comercialização na feira Municipal Maria Florêncio e contam ainda com apoio da Secretaria de Agricultura para escoamento da produção”, enfatizou.

A atividade conta ainda com a venda de horticultura, artesanatos, café da manhã e almoço na pracinha de alimentação, além de outros serviços ofertados.

Participaram ainda da abertura do peixe em Brasileia o Secretário Adjunto de Agricultura – Mário Jorge, a Coordenadora Regional do SEBRAE Rina Soares, Vereadores e Elenilson Cruz, Arlete Amaral, Rogério Pontes, Presidente da Câmara – Marquinhos Tibúrcio, Representante dos Piscicultores – Francisca Vó Rosa (Lili), Coordenadora da Feira Municipal – Maria Coimbra, Secretários municipais, expositores e população em geral.

Comentários

Continue lendo

Extra

Operação na fronteira do Acre resulta na prisão de suspeitos envolvidos em sequestros e tráfico de drogas

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (27), as Delegacias de Epitaciolândia e Brasiléia, em colaboração com a Polícia Penal, Militar e CP Cães, conduziram uma operação coordenada para executar mandados de busca e prisão na regional do Alto Acre. O objetivo principal era desmantelar atividades criminosas e reprimir o tráfico de drogas na área.

Durante a operação, as autoridades conseguiram apreender um revólver, munições e uma quantidade significativa de entorpecentes. Dois indivíduos foram presos em flagrante, enquanto outros quatro tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos. Esse resultado demonstra a eficácia da ação policial e o compromisso das autoridades em proteger a segurança pública e combater o crime na região.

As investigações que levaram a essa operação foram iniciadas após o registro de um crime de sequestro e cárcere privado envolvendo duas adolescentes. O Delegado de Polícia Civil Eustáquio Nomerg Ferreira reiterou o compromisso da polícia com a ordem pública e a justiça, enfatizando a importância da participação da comunidade na prevenção e no combate ao crime, por meio de denúncias e informações relevantes.

Detalhes adicionais sobre a operação e os desdobramentos das investigações serão divulgados pelas autoridades competentes à medida que os trabalhos avançarem.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM

 

Comentários

Continue lendo