Conecte-se conosco

Flash

Operação atende mais de 16 mil idosos vítimas de violência no país

Publicado

em

Trabalho resultou na prisão de mais de 440 agressores

Uma ação nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atendeu mais de 16 mil idosos vítimas de violência em todo o país. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (18) pela pasta. Ao todo, a Operação Vetus II resultou na prisão de 444 pessoas acusadas de crimes de agressão, maus-tratos, abandono de incapaz e tortura.

O  trabalho teve início no dia 15 de outubro com foco no combate à violência contra idosos e mobilizou as polícias civis e militares de todo o país, com exceção do estado da Bahia. Na média, foram atendidos 485 idosos por dia durante esse período.

Segundo o MJSP, a ação abrangeu 2.788 municípios brasileiros, com a apuração de 14.908 denúncias do Disque 100, canal mantido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais de denúncias contra a violência.

As denúncias feitas por meio do Disque 100 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.

A Operação Vetus II também efetuou o resgate de 157 vítimas e fez 15.488 visitas a abrigos e residências de vítimas. Foram solicitadas 1.035 medidas protetivas e cumpridos 229 mandados de busca e apreensão, e de prisão.

O ministério destacou que, entre as violências constatadas, estão prisões em flagrante por cárcere privado e tortura e abandono de de incapaz. Também foram registrados casos de parentes que deixaram idosos passando fome e se apropriaram de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebidos pelas vítimas.

A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

Em 2020, a primeira edição da Operação Vetus teve 569 pessoas presas, 14.907 visitas realizadas e 874 medidas protetivas cumpridas. Foram 13.424 denúncias de violência contra idosos apuradas em todo o país.

Comentários

Flash

Desvio utilizado para escoar produção de moradores é levado novamente por chuvas em Xapuri

Publicado

em

Por

Por Ellem Jady, g1 AC — Rio Branco

Desvio — Foto: André Luiz Oliveira/Arquivo pessoa

Ao g1, o diretor-presidente do Deracre, Petrônio Antunes, afirma que o problema ocorre pela época de chuvas, e obras no local estão em andamento.

“É um problema local, sempre teve. A gente está fazendo uma obra de pavimentação, inclusive, vai ser resolvido esse problema dentro dessa obra. Essa população sempre passou pelo problema, porque tem vários igarapés muito grandes e precisa de uma ponte de concreto ou até mesmo uma galeria grande, que até mesmo está previsto no projeto”, explica.

O Deracre informou que tem ciência da situação e já mandou equipes para avaliação do local. O término das obras está previsto para outubro do ano que vem.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vanda Milani recebe prêmio de Melhor Parlamentar do Estado do Acre

Publicado

em

“Dedico este momento a todos aqueles que acompanham meu trabalho e me deram a oportunidade de estar aqui representando toda família acreana”. Com estas palavras a deputada Vanda Milani (Solidariedade-Ac) agradeceu nesta quarta-feira (8), o recebimento do prêmio de melhor parlamentar do Estado do Acre concedido pelo Ranking dos Políticos. A solenidade aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
Bastante concorrido, o evento contou com parlamentares que tiveram maior destaque no Congresso Nacional em 2021. Na avaliação, foram considerados dados sobre presença nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões das mais importantes para o país
“É extremamente honroso ver meu esforço reconhecido, sobretudo quando se trata de um trabalho parlamentar em prol de toda a população acreana”, acrescentou a deputada.
Ainda segundo Vanda Milani, ela fica ainda mais feliz “ao saber que o ranking inclui bandeiras como antiprivilégio, antidesperdício e anticorrupção, atributos que sempre fiz questão de preservar durante toda minha vida pública”, declarou a parlamentar .
Além de ficha limpa, a deputada se destacou pelo combate à corrupção e pela economia de mais de meio milhão nas verbas de gabinete. Ainda em 2021, ela foi eleita pela  Associação dos Municípios do Acre (ASMAC) como a que mais investiu na saúde pública do Acre. E foi a única a ter liberado através do Governo Federal todas suas emendas individuais e coletivas do ano de 2021.

“Minha determinação primeira como parlamentar se confunde com as bandeiras do povo acreano, em seus anseios e necessidades, sempre buscando o melhor para toda a nossa gente e nação brasileira. Tudo pelo Acre e pelo Brasil”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Carro cai em barranco quase em frente à delegacia de Brasiléia

Publicado

em

Um carro modelo Renault, dirigido por um homem de nacionalidade boliviana, por pouco não cai dentro do rio Acre na noite desta terça-feira, dia 7. O motorista saiu ileso e não precisou ser levado para o hospital.

Segundo foi apurado junto às autoridades que foram até o local, o motorista estava trafegando pela Rua Benjamin Constant, sentido Avenida Rolando Moreira. No final, o motorista é obrigado fazer a curva para a esquerda, devido o desmoronamento de parte da avenida causado pela enchente de 2015.

O que leva a crer no primeiro momento, o motorista teria se descuidado com algo, ou ‘cochilado’ na direção, sem perceber da aproximação do final rua. O carro atravessou a barreira e caiu no barranco e caso o rio tivesse cheio, poderia ter sido uma tragédia maior.

Policiais militares e socorristas do Corpo de Bombeiro do 5º Batalhão estiveram no local, para verificar o fato para possível resgate de vítimas. Segundo foi informado, como não houve necessidade de condução ao hospital e nem ferido, apenas o condutor se responsabilizou da retirada do carro e pelos danos.

Um guincho foi solicitado para a retirada do veículo do barranco.

 

Comentários

Continue lendo

Em alta