Autoridades do Acre, Pando (Bolívia) e Peru, estiveram reunidos na cidade de Brasiléia para avaliar os bons resultados da operação na fronteira - Foto: Alexandre Lima
Autoridades do Acre, Pando (Bolívia) e Peru, estiveram reunidos na cidade de Brasiléia para avaliar os resultados da operação na fronteira – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Na manhã desta sexta-feira, dia 7, representantes de vários órgão ligados à segurança pública do Estado do Acre, de Pando (Bolívia) e Peru, além de 11 Estados do Brasil que fazem fronteira com outros países, realizaram um encontro para analisar os resultados obtidos na operação realizada na última terça-feira, dia 4.

Participaram juntamente com as forças de segurança do Acre na fronteira, os comandos da Polícia Nacional Boliviana e Força Nacional de Luta Contra o Crime – FELCC, além da Polícia Nacional Peruana, ambos representados por seus comandantes. Também se fizeram presentes, órgãos estaduais e federais com intuito de combater crimes relacionados ao meio ambiente, agricultura e animal.

Como resultado, 24 prisões em flagrante, 11 mandados de prisão cumpridos, 12 órgãos envolvidos e 290 homens por dia. Este é o saldo parcial do resultado acreano da Operação Brasil Integrado Ação Fronteiras e Nordeste, que ocorreu simultaneamente em todos os estados de fronteira do Brasil, além do Nordeste. No Acre, que faz fronteira com o Peru e a Bolívia, também houve a participação das polícias dos respectivos países, que fizeram barreiras, abordagens e intensificaram a fiscalização.

A operação faz parte da Enafron, que é uma estratégia criada pelo governo federal para integrar, fortalecer e equipar os municípios que fazem fronteira e reforçar a segurança pública nessas áreas. Por meio da Enafron, o Acre já recebeu cerca de R$ 50 milhões em investimentos, que vão de computadores e veículos a um novo sistema de radiocomunicação digital.

Dados da operação:

290 homens/dia

12 órgãos envolvidos

24 prisões em flagrante (crimes, armas, munições, descaminhos e pequenas quantidades de maconha e cocaína)

21 veículos apreendidos (situação irregular ou roubados)

28 pontos de operações nos municípios de fronteira

3.222 veículos vistoriados

4.665 pessoas abordadas

2 armas de fogo apreendidas

11 mandados de prisão

Foto: Alexandre Lima
Foto: Alexandre Lima

Apoio da Agência Acre de Notícias

Comentários