Flash
Peru publica Decreto onde estende bloqueio das fronteiras do País até final de maio
Preocupados com o aumento de casos de covid-19 e com o aumento do fluxo imigratório pelo país, o Peru publicou o novo Decreto nº 076-2021-PCM, direcionado a proteção de seu povo, o governo aumentou as restrições de acesso.
O Peru prorroga o estado de emergência nacional, além dos horários de permanência em suas casas, como também no Artigo 8.1; Durante a imobilização social obrigatória, pessoal estritamente necessário que participe na prestação de serviços de saúde, medicamentos, serviços financeiros, abastecimento de lojas essenciais, supermercados, mercados, mercados itinerantes e armazéns, serviço de restaurante para entrega em domicílio, além de manter os serviços essenciais como abastecimento de água, comunicação, saneamento, eletricidade, etc.
No Artigo 8.7, fala em “Providenciar o fortalecimento do controle da imigração na fronteira norte do país, de forma a cumprir rigorosamente a regulamentação em vigor na matéria.
No seguinte 8.8, diz que deverão “Suspender até 9 de maio de 2021 a entrada em território nacional de estrangeiros não residentes do Reino Unido, África do Sul e / ou Brasil, ou que tenham feito escala nesses locais nos últimos quatorze (14) dias corridos.”
Decretam ainda que, maioria das atividades estarão limitadas a 40% da capacidade para cinemas, ginásios e apresentações cênicas em espaços abertos com até 60%. Centros comerciais, galerias, lojas de departamento, armazéns gerais e conglomerados: 50%. Lojas de produtos essenciais, supermercados, mercados, vinícolas e farmácias: 60%. Restaurantes e afins em áreas internas: até 60%. Restaurantes e afins em áreas externas: até 70%. Templos e locais de culto: 40%, entre outros conforme a lista publicada, e que estabeleçam ventilação adequada.
Já no lado brasileiro, precisamente em municípios do estado do Acre, com Brasiléia, Epitaciolândia e principalmente Assis Brasil, que faz divisa com o Peru, ainda sofre com o fluxo migratório.
A cada dia, é visível o aumento de imigrantes nas cidades que chegam iludidos por ‘coiotes’, de que o acesso pelo Peru estaria sendo fácil. No lado boliviano, recentemente vários foram detidos e tiveram que retornar ao lado brasileiro, sendo negado o visto de entrada.
O Decreto assinado pelo presidente do Peru, Francisco Rafael Sagasti Hochhausler, já está em vigor desde o dia 19 de Abril.
Veja Decreto abaixo (em PDF)
Comentários

Flash
Caminhão fica parcialmente submerso no rio ao tentar sair de balsa em Xapuri
Um caminhão da empresa de energia que realizava trabalhos no Bairro da Sibéria, localizado do outro lado do Rio Acre, retornava para o lado da cidade de Xapuri pela balsa, quase acabou quase submerso.
Segundo foi informado, ao tentar sair da balsa, acabou por deslizar no barranco afastando a balsa fazendo com que caísse dentro do rio. Graças ao trabalho de manobra do operador do motor, teria evitado o pior.
Todos os ocupantes do veículo saíram a tempo e ninguém ficou ferido. O trabalho para a retirada do veículo iria acontecer até o início da noite, com auxilio de um trator o mais breve possível, para não atrapalhar o tráfego no local.
Em tempo, este não seria o primeiro caso de veículos caírem dentro do rio. Não foi informado quais providencias seriam tomadas em relação ao caso por parte da empresa.
Veja momentos quando o veículo cai dentro do rio e sua retirada.
Comentários
Flash
Com aumento de casos, Comitê recomenda o uso de máscara e destaca a importancia da vacinação

Foto: Guido Mieth / GettyImages
Em nova avaliação, Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 decide acompanhar casos de síndromes respiratórias, infecções hospitalares e monkeypox
No Acre, os casos suspeitos ou confirmados de síndromes respiratórias agudas, infecções hospitalares e varíola monkeypox também serão monitorados pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 no estado. A inclusão de novos agravos para análise foi decidida durante reunião virtual do comitê, realizada nesta quarta-feira, 6.
A medida considera o aumento no número de casos registrados e a necessidade da definição de estratégias para conter o avanço dos vírus causadores das doenças respiratórias e da varíola monkeypox. “Essa era uma discussão que já vínhamos fazendo. A inclusão desses agravos contempla a pauta de discussões. Isso otimiza trabalho, recursos humanos, para que possamos discutir pontos de convergência para a saúde”, explicou o promotor de justiça Ocimar Júnior, representante do Ministério Público do Acre no comitê.
Uso da Máscara
Como forma de conter o avanço da monkeypox, da covid e de outras doenças virais, o comitê recomendou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. O acessório já é obrigatório em unidades de saúde e transportes coletivos.
Permanece também a recomendação da manutenção dos cuidados com a higiene das mãos, uso de álcool em gel, intensificação da higienização dos ambientes e, ainda, evitar aglomerações.
Outra medida deverá ser o retorno da cobrança das carteiras de vacinação em repartições públicas e eventos com grande número de pessoas.
Cuidados na escola
Seguindo Nota Técnica da Fiocruz, neste momento o Comitê de Acompanhamento não orienta a suspensão das aulas, mas reitera a necessidade da obrigatoriedade do uso de máscara, isolamento de casos suspeitos, ou confirmados, e suspensão de eventos no âmbito da escola.
Covid no Acre
O Acre registrou, nesta quarta-feira, 6, 461 novos casos de covid-19. Outros 8 aguardam resultado da análise dos testes. Conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre),
em função do aumento do número de casos de covid-19, a Rede de Urgência e Emergência (RUE) foi reorganizada para o atendimento. Nas unidades de média e alta complexidade (UPAs e Pronto-Socorro) há 54 leitos reservados para covid, sendo 13 pediátricos.
De acordo com o chefe da RUE, Edvan Meneses, embora haja crescimento no número de novos casos, a hospitalização é baixa. “Nesse sentido, é importante destacar a importância da vacinação e da manutenção do cuidados, como uso de máscara e higienização”, enfatizou.
Vacinação
No Acre, a campanha de vacinação contra covid iniciou no dia 19 de janeiro de 2021.
De acordo com a Sesacre, desde o início da ação até o dia 2 de julho de 2022 foram administradas 1.497.720 doses da vacina contra covid-19. Destas, 675.753 foram de 1ª dose, 557.274 de 2ª dose, 19.045 de dose adicional, 221.554 de 1º reforço, 10.945 de 2º reforço, e 13.149 dose única.
Pelo menos 138.743 pessoas não receberam a 1ª dose da vacina e 254.214 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose.
Atendimento
Na rede estadual de Saúde, a UPA do Segundo Distrito continua sendo referência para atendimento a pacientes que apresentem sintomas de covid.
Na rede de atenção básica do município de Rio Branco, o teste de covid-19 continua sendo disponibilizado em todas as unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps). Para casos de sintomas gripais a população deve procurar a Urap Maria Barroso. O Atendimento é das 7h às 22h.
Classificação de risco
Na avaliação do comitê, ainda não há necessidade de reclassificação de faixa em nenhuma regional do Estado.
Considerando o momento de atenção, o Comitê Especial de Acompanhamento à Covid no Acre retomará as reuniões periódicas para avaliar a situação de saúde pública no estado. Inicialmente, sempre às quartas-feiras ou, extraordinariamente, quando necessário.
Um nova reunião ficou marcada para o próximo dia 8, desta vez com integrantes da comissão organizadora da Expoacre 2022 e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), para avaliar estratégias de prevenção no âmbito da rede estadual de educação e da Expoacre.
Comentários
Flash
Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de drogas em Rio Branco
Ascom/Polícia Civil do Acre
Foram incinerados, na manhã desta quarta-feira (6), 1.150 quilos de drogas, entre cocaína e maconha, apreendidos durante ações policiais no estado do Acre
O procedimento de destruição das drogas foi coordenado pela Policia Civil por meio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) com a participação de autoridades representando o Poder Judiciário, o Ministério Público Estadual, o Departamento de Polícia Técnico/Científica e a Vigilância Sanitária do Acre.
As apreensões das drogas são provenientes das ações realizadas durante a “Operação Narco Brasil” que se encerra na data de hoje e de procedimentos realizados no período de 12 meses.
O evento é o demonstrativo claro do empenho das forças de segurança (Polícia Civil, Militar e Rodoviária Federal) no combate firme a criminalidade, sobretudo, ao tráfico de entorpecentes no Estado do Acre.
Comentários
-
Geral2 dias atrás
Autoridades policiais investigam tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia
-
Extra1 dia atrás
Brasileiro preso em Cobija sofre com espancamentos e família é extorquida
-
Geral1 dia atrás
Pequenos negócios geram renda de R$ 420 bilhões por ano
-
Extra6 horas atrás
Jovem escapa da morte com tiro no nariz em Brasiléia após dizer que não tinha “fumo”
-
Flash1 dia atrás
Adolescentes tentam fuga durante apresentação de teatro e ferem agente do ISE na cabeça
-
Geral1 dia atrás
Dupla tenta fugir do GIRO da PMAC, mas acaba presa com mais de nove quilos de drogas
-
Extra1 dia atrás
Justiça de Cobija condena homem a 20 anos de cadeia por tentar estuprar e matar menor de 13 anos
-
Acre2 dias atrás
Mulher é presa por matar vizinha com 12 facadas; suspeita é de surto psicótico