fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Pesquisadores descobrem novas espécies de plantas no Acre

Publicado

em

Por Edmilson Ferreira

A Estação Ecológica (Esec) do Rio Acre também foi palco de descobertas. No projeto de iniciação científica apoiado pelo ICMBio, em janeiro deste ano, Marcos e Mayk encontraram, nessa unidade de conservação, a planta herbácea ‘Lycianthes assarifolia’ (Solanaceae) e a planta trepadeira ‘Aristolochia odora Steud’ (Aristolochiaceae), ambas consideradas novos registros para o Estado do Acre.

Em abril, Mayk coletou na Esec uma erva parasita, conhecida como ‘Apodanthes caseariae Poit’ (Apodanthaceae), cuja família foi registrada pela primeira vez no Estado. E na mesma ocasião, o aluno coletou uma espécie arbórea pequena, conhecida como ‘Styloceras Brokawii Gentry & Foster’, uma ‘Buxaceae’, família registrada pela primeira vez no Brasil.

Segundo Marcos, a identificação das espécies pode ser feita de várias formas. Preliminarmente, podem ser usadas ferramentas da internet, como o Google Lens, a rede social iNaturalist e grupos especializados do Facebook, como o DetWeb. Ele destaca que após esses passos preliminares para identificação, obrigatoriamente as determinações devem ser confirmadas por especialistas ou pela literatura especializada para ter validade científica.

“A postagem do registro das espécies no DetWeb, por exemplo, facilitou a identificação da família inédita para o Brasil, por especialistas, mas a identificação da espécie ‘Styloceras brokawii’ foi realizada com ajuda da literatura de especialistas”, comentou. O professor também afirmou que, em áreas remotas como a Esec, há grande chance de se encontrar novidades. “A descoberta de novas plantas para o Acre, para o Brasil e para a ciência revela que há uma grande quantidade de espécies ainda não descobertas em nosso Estado.”

O primeiro registro da família ‘Buxaceae’ no Brasil será submetido para publicação na revista científica “Check List” e a espécie será incluída na atualização da lista de espécies de plantas da flora do Acre. (Ufac)

Comentários

Continue lendo

Geral

Cpcães e Coe apreendem 16 quilos de entorpecentes em transporte coletivo

Publicado

em

Polícias militares da Companhia de policiamento com cães (Cpcães) e da Companhia de Operações Especiais ( Coe) do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar apreenderam na manhã de segunda-feira, 15, durante abordagem a um ônibus de transporte coletivo, na BR 364, proximidades do Bujari, 16 quilos de entorpecentes.

Durante uma operação ao longo da rodovia, militares do Cpcães e Coe, realizaram abordagem ao ônibus e no procedimento de verificação das malas logrou êxito em apreender 16 quilos de entorpecentes, aparentemente oxidado de cocaína, o ilícito foi encontrado pelo K9 Piscapega, cão especialista em detecção de armas de fogo e entorpecentes. O coletivo fazia o trajeto Cruzeiro do Sul/Rio Branco.

Os militares encaminharam o material apreendido à delegacia para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista sofre acidente fatal na cidade de Cobija, na Bolívia

Publicado

em

Condutor de moto identificado como Gover Rodriguez Patiño, sofreu acidente de trânsito no final da tarde desta segunda-feira (15) em Cobija – capital do estado de Pando, sofrendo graves ferimentos pelo corpo ficando desacordado até a chegada do socorro.

O acidente ocorreu na avenida principal do bairro Jaime Paz Zamora. Segundo informações, a vítima seria um DJ conhecido que animava casas noturnas em Cobija e Guayaramerin.

Gover posteriormente foi transferido de emergência para o hospital Roberto Galindo, após vários esforços para tentar estabilizar até a reanimação cardiopulmonar, infelizmente faleceu.

Foi informado que a vítima não teria parentes na cidade de Cobija e seu corpo foi levado ao necrotério do hospital Roberto Galindo, a espera de parentes.

A causa do acidente está sendo investigada pelas autoridades daquele País.

Comentários

Continue lendo

Geral

“Da minha parte, eu nunca os tratei como baderneiros”, diz Henrique Maciel a policiais civis

Publicado

em

O delegado-geral de Polícia Civil, Henrique Maciel, não se furtou ao debate nesta segunda-feira (15), durante audiência pública para discutir melhorias para a instituição. A audiência atende a um requerimento do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicanos). Maciel disse que sempre tratou os policiais com respeito.

“Da minha parte, eu nunca os tratei como baderneiros, pelo contrário. E, aqui, eu tenho uma testemunha nesta Casa, o nosso deputado Edvaldo Magalhães. Aqui eu estive algumas vezes como presidente da Adepol e como vice-presidente do Sinpol discutindo pautas para a nossa Polícia Civil. Tenho quase 30 anos na Polícia Civil, vou fazer esse ano, se Deus quiser. Aqui não dar para fugir dessa pauta”, disse o delegado-geral.

Em sua fala ele apresentou os avanços da gestão, mas reconheceu os problemas existentes. “Temos problemas? Temos, mas estamos enfrentando”.

“Não existe aqui nenhuma categoria da Polícia Civil, representante de categoria que eu deixei de receber. Nenhuma. Nenhuma! Sempre recebi. Agora, como diz o presidente, às vezes nem tudo a gente pode atender. Nem tudo depende da caneta do delegado-geral. Existem situações e situações. Quero deixar bem claro a respeito dessa questão salarial. Eu já fui para o meio da rua batalhar por salários de policiais civis. Como é que agora, delegado-geral, serei contra? Será que eu agora, como delegado-geral, no final da minha carreira, iria ser contra? Acredito que não”, frisou.

A respeito do depósito de veículos, Henrique Maciel disse que o papel da Polícia Civil é apenas vigiar. São destinados, para cuidar dos veículos apreendidos pela Justiça, dois policiais que fazem a guarda 24 horas. Ele mencionou que isso é um problema não só do Acre, mas enfrentado por todas as polícias civis.

Comentários

Continue lendo