Flash
Polícia cumpre mais de 50 mandados e prende várias pessoas com volta da operação da Impactus no Acre
Ao todo foram presas 45 pessoas, sendo 43 por cumprimento dos mandados e outras duas em flagrante. Mandados foram cumpridos em bairros da parte alta de Rio Branco e no Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta sexta-feira (19).

Polícia cumpriu 56 mandados nesta sexta-feira (19), em Rio Branco — Foto: Arquivo/Polícia Civil
Por Alcinete Gadelha
A Polícia Civil do Acre cumpriu um total de 56 mandados judiciais contra pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, compra e venda de produtos de roubo, entre outros crimes.
A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (19) e faz parte da retomada da Operação Impactus. Ao todo, 45 pessoas foram presas, em Rio Branco.
A Operação ocorreu em bairros da parte alta da capital acreana, onde foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão — que resultou em duas prisões em flagrante por posse ilegal de armas de fogo -, e mais 13 mandados de prisão. Outros 30 de prisão foram cumpridos no Complexo Penitenciário (FOC), segundo a polícia.
“Essa retomada do que já nominamos como Operação Impactus, essa operação já foi empreendida em um passado não muito distante, ela tinha uma sazonalidade e nós estamos retomando. O objetivo dela é que as delegacias regionais aqui da capital combatam, enfrentem aqueles delitos que incomodam a sociedade local, que é o tráfico varejista, furto, receptação e o cumprimento de mandados de prisão”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Josemar Portes.
A ação foi coordenada pela delegacia da 3ª Regional, junto Núcleo de Capturas (Necap), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) , Departamento de Policia Civil da Capital e do Interior (DPCI) e Grupo de Recapturas da Policia Penal (RECAP).
“Hoje nós cumprimos mandados de busca, foram representados pela 3ª regional com prisões em flagrante, apreensão de armas de fogo, munições, drogas,, 30 trouxas de cocaína, notebook, valores em dinheiro”, disse o delgado José Adonias.
O cumprimento dos mandados ocorreu depois de um período de pelo menos 80 dias, durante os primeiros meses deste ano. Com a investigação, a polícia identificou pessoas envolvidas com o crime e a justiça expediu os mandos que foram cumpridos nesta sexta. Operação deve continuar em outras fases.
“A ação foi exitosa, retiramos armas, incomodamos o tráfico varejista, esse é o objetivo basicamente da operação impactus, nós sabemos que por trás do tráfico varejista há uma rede furtos, de receptação, toda uma ordem de gama de crimes que incomoda a população”, pontuou Portes.
Comentários

Flash
Adolescentes tentam fuga durante apresentação de teatro e ferem agente do ISE na cabeça
Por Leônidas Badaró
Oito menores internados no Instituto Socioeducativo Aquiry, localizado na Apolônio Sales, tentaram uma fuga da unidade na manhã desta terça-feira, 5, que terminou com um agente ferido na cabeça.
De acordo com as informações obtidas pelo ac24horas, os jovens infratores aproveitaram uma atividade de teatro realizada no espaço onde é o refeitório e tentaram fugir fazendo uma servidora de refém. A ação rápida dos agentes socioeducativos impediu que a fuga fosse concretizada.
O caos foi grande durante a confusão com cadeiras sendo arremessadas e quebradas, pedaços de estoque (arma artesanal) e confronto entre agentes e os adolescentes. Um agente recebeu um golpe na cabeça com uma cadeira onde abriu um corte profundo. O profissional, que não teve o nome revelado, foi levado para o pronto-socorro.
O ac24horas conversou com o Cel PM Mário César Freitas, presidente do ISE, que mesmo afastado se recuperando da Covid-19, deu explicações. “Foram oito adolescentes que tentaram a rebelião. Nossos agentes agiram rápido, mas infelizmente, um foi ferido com um corte na cabeça. Foi levado ao PS e graças a Deus, não houve nenhum trauma, apenas o corte no couro cabeludo. Todos os 8 foram levados para a delegacia, depois vão passar pelo IML e todos os demais procedimentos”, afirmou.
Comentários
Flash
Limites da reserva Chico Mendes será reduzida caso PL 6024 seja aprovada
O Projeto de Lei Nº 6024 que visa a alteração dos limites da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco e Sena Madureira, no Estado do Acre e modifica a categoria do Parque Nacional da Serra do Divisor, é de autoria da Deputada Federal Mara Rocha – PSDBAC e tem movimentado muitos debates de populares do estado desde 2019, ano em que o projeto entrou em tramite.
A reserva Chico Mendes foi criada em 1990 em homenagem ao seringueiro Chico Mendes que na noite de 22 de dezembro de 1988, foi executado a tiros na porta dos fundos de sua casa, em Xapuri. O assassinato reverberou em todo o mundo, levando o governo brasileiro a tomar medidas para prender os assassinos e reconhecer a importância da luta dos seringueiros.
Ate o presente momento, o projeto segue aguardando Parecer do Relator na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) e já esta aprovado as audiências para debater o projeto.
O Deputado Leo de Brito disse ao Jornal Oaltoacre.com que é contra o projeto e o mesmo pode ser considerado uma afronta aos residentes da reserva.
Já alguns moradores da reserva se mostraram favorável ao projeto, pôs, segundo eles, o projeto pode facilitar a produção da agropecuária e criação de bovinos na região, uma vez que moradores da reserva são limitados em suas produções por se tratar de uma reserva. O problema ainda não debatido, é que se caso o projeto seja aprovado, antigos moradores daquelas regiões poderá reivindicar suas terras novamente causando conflito com os moradores atuais já que antes das terras se tornar reserva, pertenciam a alguém.
Audiências púbicas já foram realizadas nos poderes legislativos dos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri para debater sobre o assunto, movimentos contrários e favoráveis ao projeto segue em debate até o momento da votação.
Comentários
Flash
Autoridades policiais investigam tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia
Na noite do dia 2 (Sábado), um jovem de 17 anos sofreu uma tentativa de homicídio Rua Raimundo Ribeiro, localizada no Bairro Vila Vitória por volta das 20 horas. Sem alvejado por cerca de quatro disparos efetuados possivelmente de uma pistola automática.
Segundo foi levantado pelas autoridades policiais que já estão investigando o caso, o jovem deu entrada no hospital Raimundo Chaar em Brasiléia, após ser encontrado por terceiros com vários ferimentos que acionaram os socorristas do Corpo de Bombeiros.
O jovem foi baleado quatro vezes; sendo dois disparos na perna esquerda, um no abdômen, um na mão esquerda e outro na mão direita. No dia, foram acionadas guarnições da Polícia Militar, Civil e até da PRF até o local.
Foi registro no Boletim de Ocorrência (B.O.) que, o jovem teria sido abordado por um casal quando caminha pela rua. O homem suspeito teria sacado da arma e efetuado os disparos e em seguida, saíram caminhando rumo a passarela que dá acesso a avenida Santos Dumont, tomando rumo ignorado.
O jovem foi encaminhado para o hospital, onde recebeu os primeiros socorros, sendo transferido para a capital, onde passaria por cirurgia e se encontra até esta terça-feira, dia 5. Seu estado de saúde atual não foi comunicado e o caso se encontra em aberto.
Mais informações a qualquer momento.
Comentários
-
Extra2 dias atrás
Bloco Rolinhas do Coronel é sucesso após dois anos
-
Acre2 dias atrás
Casal acusa dono de hotel em Epitaciolândia de homofobia
-
Flash8 horas atrás
Autoridades policiais investigam tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia
-
Acre1 dia atrás
Ciclista morre após ser atropelado na BR-364 na manhã desta segunda-feira
-
Geral2 dias atrás
Enfermeira morre após cair de tirolesa em parque no AC; local não tinha autorização para fazer atração
-
Acre2 dias atrás
FAB atira contra aeronave com 500 kg pasta de cocaína; suspeitos fogem
-
Geral2 dias atrás
Colisão entre veículos e motocicletas deixa cinco feridos na Avenida Ceará, em Rio Branco
-
Flash3 horas atrás
Adolescentes tentam fuga durante apresentação de teatro e ferem agente do ISE na cabeça