O delegado da Polícia Federal que já vinha atuando na fronteira a quase três anos, Leonardo Pires dos Santos, foi empossado na noite desta quinta-feira, dia 14, como novo delegado da regional do Alto Acre, onde deverá ter como meta, monitorar 13 unidades de Resex, entre elas, a de Chico Mendes, totalizando quase 1000km quadrados.

Delegado Pires recebe cumprimento da superintendente da PF no Acre, Drª Diana Calazans Maan, após ser empossado – Fotos: Wesley Cardoso

O evento contou com a presenta da Superintendente da Polícia Federal no Acre, Drª Diana Calazans Maan, além de autoridades dos municípios de Brasileia; prefeita Fernanda Hassem, do prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores e representantes das Câmaras Municipais, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exercito Brasileiro, Ministérios Público, Polícia Nacional boliviana, Tribunal de Justiça e OAB do Acre, além de convidados.

A Polícia Federal chegou no estado do Acre no ano de 1965 se estabelecendo capital, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. 24 anos depois (1989), foi inaugurado quatro postos de fiscalização, entre eles, nas cidades de Epitaciolândia e Assis Brasil. O trabalho do novo delegado, será de combater o tráfico de drogas, contrabando de armas, imigração ilegal, corrupção e outros crimes tri-fronteiriços, uma vez que a região faz divisa com a Bolívia e o Peru.

“É uma grande honra estar assumindo a delegacia de Epitaciolândia. Defendo primeiramente, o trabalho integrado entre Instituições dos países da fronteira para derrotar o crime nas fronteiras (…), existe uma tríplice fronteira que precisamos criar mecanismos para possamos trabalhar uma política mais célere para cuidar do bem comum”, destacou.

Para a superintendente da PF no Acre, Drª Diana Calazans Maan, “A delegacia de Epitaciolândia tem uma importância estratégica para o Brasil e a Polícia Federal, porque faz fronteira com dois países e existe um trânsito turístico intenso de pessoas que vão e vem para a Bolívia e o Peru (…), e nos temos uma equipe muito qualificada aqui em Epitaciolândia e o Dr Leonardo Pires agora vai comandar essa equipe. Nos temos a felicidade de gerir um corpo de agentes que é dedicada e tem vontade de mudar esse País”, disse.

Fotos de Wesley Cardoso e colaboração de Fernando Oliveira

Comentários