fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Polícia Federal investiga suposta falsificação de assinaturas em ata de fundação do SinproAcre

Publicado

em

“Na lista de presença tem inúmeros professores que sequer sabem onde fica a escola Dom Bosco”, detona Rosana Nascimento

ASSESSORIA

A Polícia Federal (PF) irá investigar a suposta falsificação de assinaturas promovida por diretores do Sindicato dos Professores (SinproAcre). “Na fundação do Sinpalc, eles colheram 365 assinaturas, quando na realidade não passaram de 20 os presentes em um espaço da Escola Dom Bosco”, denunciou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), Rosana Nascimento.

Antes, segundo a sindicalista, o grupo do Sinplac enganou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para conseguir um registro para a entidade. “Enganaram o MTE dizendo que eram professores autônomos. A concessão erroneamente do registro foi cassada depois que entramos com ação na Justiça do Trabalho”, explicou Nascimento.

Presidente do Sinteac, Rosana Nascimento foi até a sede da Polícia Federal /Foto: Assessoria

Presidente do Sinteac, Rosana Nascimento foi até a sede da Polícia Federal /Foto: Assessoria

Ainda segundo a líder sindical, os professores que estiveram na assembleia acreditavam que iriam tratar de assuntos relacionados ao seus planos de saúde, além do mais assinou a lista de presença no dia da assembleia de fundação, seus nomes não constam na lista que foi apresentada no MTE.

“Na lista de presença tem inúmeros professores que sequer sabem onde fica a escola Dom Bosco”, detona a presidente, afirmando que na lista identifica-se que duas ou três pessoas assinaram pelas 367. O Sinteac já tomou providências junto à Justiça do Trabalho, ao Ministério Público do Trabalho e na Polícia Civil pelas falsificações de assinaturas. A corregedoria encaminhou à Policia Federal e está irá periciar a adulteração das assinaturas.

“Esse grupo consegue enganar o MTE, que tem suas fragilidades em fazer análises se existe outros sindicatos na base solicitada. Ao receber um mandato da Justiça para verificar o pedido do registro se já existia outro sindicato, concedeu um parecer de registro, que já está sendo questionado pela AGU, pois não podia conceder registro, pois já existia outro sindicato, no caso o Sinteac”, explicou Rosana Nascimento.

A categoria está sendo “inundada” com mentiras tais como: os filiados terão que sair da Unimed do Sinteac; terão que se desfilar do Sinteac; que o Sinteac não representa mais os professores; e que o SinproAcre irá pressionar o governo. “O Sinteac já fez reunião com a SEE e estamos fazendo assembleias nas escolas, deliberando se iniciamos ou não o ano letivo. Esse grupo do SinproAcre só quer se aproveitar da categoria. Quando foi que eles fizeram eleição para a diretoria desse falso sindicato?”, questionou Rosana Nascimento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC recebe visita do prefeito de Rio Branco

Publicado

em

Por

Também estavam presentes o secretário de finanças e procuradores do Município

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam nesta quinta-feira, 18, visita institucional do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

A visita teve a finalidade de tratar de assuntos comuns entre as instituições. O Poder Judiciário do Acre e a Prefeitura de Rio Branco possuem muitos projetos em parceria. Um deles, é o Família Acolhedora. 

Também estavam presentes na reunião de hoje o secretário de Finanças, Wilson Leite, o procurador-geral do Município, Joseney Cordeiro e o procurador municipal, Waldir Gonçalves.

Com a visita, os representantes do Judiciário e do órgão municipal dialogaram ações administrativas para o ano de 2024.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo