Conecte-se conosco

Acre

Polícia Técnica em Epitaciolândia é despejada e poderá voltar época de cadáveres nas ruas

Publicado

em

Cenas como esta poderá voltar na regional do Alto Acre, quando cadáveres aguardavam por quase 10 horas a chegada do perito criminal da Capital - Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Cenas como esta poderá voltar na regional do Alto Acre, quando cadáveres aguardavam por quase 10 horas a chegada do perito criminal da Capital – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Alexandre Lima

A regional do Alto Acre, que é composta por quatro cidades (Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri), poderá voltar à época em que os corpos de vítimas de assassinatos e acidentes, tenham que esperar por cerca de oito horas ou mais no local, até a chegada de um perito criminal da Capital.

Essas cenas aconteciam a cerca de seis anos atrás, antes da implantação de um núcleo na fronteira, depois de muita reclamação e reinvindicação da população e autoridades da regional. Durante estes anos, as prefeituras arcavam com a despesa do aluguel do prédio, onde parte dos materiais eram colocados e o Estado disponibilizava os profissionais.

Neste mesmo período, através de convênios com o governo federal, leia-se ENAFRON,  foram disponibilizados vários equipamentos e veículos que chegam ao valor de 1 milhão de reais. Em contrapartida, foi doado um terreno em Epitaciolândia localizado na BR 317 entre o Centro do Idoso e o Ministério do Trabalho, para que fosse erguido um prédio definitivo do Instituto Médico Legal – IML.

Também foi informado que já está disponível nos cofres do Estado, cerca de R$ 3 milhões para a construção do IML que irá atender definitivamente toda a regional, caso não sejam investidos nos próximos meses, esse repasse poderá voltar.

Nesta quarta-feira (20), o perito criminal que está de licença prêmio, mas atende sozinho toda a regional, iniciou a mudança dos equipamentos para uma sala na sede do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre – CONDIAC, enquanto espera uma solução.

As prefeituras estão impedidas pelo Tribunal de Contas do Acre, de continuarem pagando os alugueis, sendo que a responsabilidade é exclusiva do Estado através da Secretaria de Segurança Pública. Em tempo, durante esses seis anos, o atendimento era de três perícias por semana, passou a 80/mês, (quase três por dia) e neste ano, se aproxima de 1000 atendimentos.

Veja vídeo reportagem com Marcus José e Marquinho Filho abaixo.

Comentários

Acre

Traficantes são presos com droga, dinheiro e rádios comunicadores na zona rural do Bujari

Publicado

em

Uma ação dos Policiais Militares da Força Tática do 1° Batalhão resultou na prisão de Weverton Carvalho da Silva, de 19 anos e Francisco André Alencar de Lima, de 21 anos,, pelo crime de tráfico de drogas. As prisões ocorreram na noite dessa sexta-feira, 14, no Ramal da Piçarreira, de acesso ao município de Bujari.

A guarnição policial estava fazendo um patrulhamento na região do Ramal da Piçarreira quando avistaram dois homens em atitude suspeita margem do ramal com dois potes preto nas mãos. Ao perceber a aproximação dos Policiais, a dupla tentou se evadir correndo pelo campo.

Os indivíduos foram abordados e submetidos a busca pessoal, e dentro dos postes foram encontrados 20 trouxinhas de cocaína, 5 tabletes de maconha e uma quantia de R$ 150,00 oriundo das vendas dos entorpecentes.

Os criminosos foram interrogados pelos policiais sobre o que faziam ali às margens da chácara e ambos assumiram serem responsáveis pela venda de entorpecentes no ramal e informaram que na casa havia algo de ilícito. Os policiais se deslocaram até ao local e encontraram 2 rádios transmissores para a comunicação entre ambos, além de um pé de maconha (cannabis), dois spray de cor vermelha. Os traficantes informaram ainda que são membros da facção Comando Vermelho (CV).

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e os dois traficantes foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Entregador de lanche perde controle da moto e cai dentro de ribanceira na Capital

Publicado

em

Um grave acidente deixou o motoboy Webster Mateus da Silva Dantas, de 21 anos, ferido na noite deste sábado, 15, na Estrada das Placas, no bairro Placas, em Rio Branco.

Segundo informações de populares que presenciaram o acidente, o motoboy trafegava numa motocicleta modelo Titan 160, de cor, azul, quando ao fazer a curva perdeu o controle da moto e caiu em uma ribanceira às margens do igarapé São Francisco. Com o impacto, Mateus sofreu ferimentos leves e sentiu fortes dores na coluna.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada e ajudou no resgate de Mateus. A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam o motoboy ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais do Batalhão de Trânsito estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos de perícia. A moto foi removida por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sipam pevê domingo (16) de sol e tempo abafado em todo o Acre

Publicado

em

Por

A previsão é de um dia de céu nublado, com sol entre muitas nuvens e com pancadas de chuva e trovoadas.

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informa que este domingo (16) é de sol e tempo abafado em todo o Acre. A previsão é de um dia de céu nublado, com sol entre muitas nuvens e com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite em todas as regiões acreanas.

Confira as temperaturas em todas as regiões:

 

Alto Acre

 

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 31ºC.

Baixo Acre

 

Mínima de 22°C e máxima de 31ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

 

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 21ºC e 30°C.

Vale do Purus

 

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 22º C e 30°C.

Vale do Tarauacá/Envira

 

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 22°C e a máxima de 30°C.

Comentários

Continue lendo

Em alta