fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Política, economia e atualidade – Com Dimas Gurgel

Publicado

em

O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.

“Abraham Lincoln”

DIMAS-COLUNAMuito bem

Nenhum senador retirou até a meia-noite de quinta-feira (28), conforme a Secretaria-Geral da Mesa do Senado, a assinatura do requerimento de criação da CPI proposta para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o comitê organizador local da Copa do Mundo FIFA 2014.

Interessante

O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu, nesta segunda-feira (1º), um teto para doações de campanha como forma de impedir que o candidato “tenha dono” e o eleito “tenha patrão”.

Toma de lá da cá

Assim tem sido a politica em nosso estado. Essa é a amaldiçoada fórmula que tem sido ultlizada por politiqueiros do nosso estado, é o famoso jogo do empurra, empurra. A grande maioria não quer fazer nada, essa é a verdade… É um acusando o outro .

Tá facinho, facinho…

Como diz um amigo meu, bater no PT hoje, está mais fácil do que empurrar bebo em ladeira. Aliás defender o que no momento é indefensável, é dificil .

A Culpa não é apenas do PT

É importante salientar que partido são feito de pessoas. Existem pessoas de valores em todos os partidos, inclusive no PT, porém infelizmente tem pouco destaque, não tem voz, daí porque o mau se sobrepõe, em algumas situações.

Mentes tão bem que parece verdade

Poderia sintetizar a campanha do governo em nosso municipio com essa música. Mas, falando sério… O povo já não aguenta mais, passar todos os dias em uma pinguela que querem insistir em chamar de ponte,o povo não quer saber mais de reformas. Queremos é uma ponte nova, até onde isso vai mesmo?

Sem prestigio

Não vou generalizar, mas que tá dificil elogiar alguma sigla partidária no Brasil está. O povo que já não acreditava muito, passou a não acreditar em nada, o que é ruim para uma nação, quando a falta de interesse pela política é maior que o interesse.

Tudo pode acontecer

Muito se fala na atualidade o nome da professora Rosimari como pré-candidata a prefeita no municipio de Epitaciolândia. Da mesma forma muito se fala em Erivelton como pré-candidato em Xapuri. Vamos aguardar, tem muita água pra rolar…

Não dar pra acreditar

Em meio a tudo que estamos passando, com tantos problemas e dificuldades, a deputada eleita pelo povo, solicita o curso de medicina pra UFAC em Brasileia. Não é que eu seja contra o curso, mas peraí… não é o momento, vamos combinar…

É piada de péssimo gosto

Uma coisa de cada vez, vamos ‘iniciar pelo início’ né mesmo deputada!? Quando ví não acreditei… Vindo de uma pessoa culta um discurso desse porte, mas… Ficamos assim primeiro, a UFAC fica pronta e depois, bem depois, muito depois, a gente solicita o curso de medicina, que passou décadas pra chegar em Rio Branco. Sonhar é bom, mas não é um momento propício pra esse tipo de sonho.

É muita grana  

Olha, vou dizer uma coisa. Se vir a grana toda que o prefeito Everaldo Gomes tem anunciado nos veículos de comunicação, não vai ter desculpa o trabalho vai ter que aparecer.

Vai e vem da estrela

A culpa é das prefeituras… Negativo! A culpa é do governo, é não! É das prefeituras… Enquanto existir esse vai e vem, o povo vai continuar sendo brinquedo.

Os Mezenga e os Berdinazzi

Assim está a relação do prefeito de Epitaciolândia com alguns vereadores. O clima tá tenso, e a gente, claro, ligado acompanhando a novela de perto.

De quem é a culpa?

A culpa é nossa. Exatamente nossa, logo se somos o culpados, temos que pagar pela conta de fato estamos pagando e, MUITO CARO, basta ver os ajustes que estão ocorrendo.

Ficamos pra trás.

Sempre que vou em Cobija (bolívia), fico observando e analisando o que aconteceu na fronteira nos últimos dez anos. A capital de Pando evoluiu muito. E nós… nós ficamos literalmente atrasados. Essa desculpa que Cobija é capital e nós somos municipio, não me convence muito.

Que coisa feia

O Brasil segue na última colocação no Ranking que mede o retorno oferecido em termos de serviços públicos. O instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (BPT), avaliou 30 Países.

Bem Assim

Pagamos impostos de países europeus e temos serviços públicos de serviços africanos.

DE FRENTE COM DIMAS…

foto adriano

Médico com especialização em cardiologia e agora empresário, Adriano Marcell da Silva, abre espaço para a prática de esporte e saúde – Foto: Arquivo pessoal.

Adriano estamos passando por um momento dificil na economia, sobretudo em Brasileia, o que realmente te levou a fazer esse mega investimento em nosso municipio?

Acreditar em Brasileia, que hoje necessita já de um projeto desse porte. Investir em saúde é sempre importante, qualidade de vida, acreditando que a população de Brasileia e Epitaciolândia já merece esse tipo de investimento. Hoje somos um pólo, temos diversos estudantes de fora, temos várias empresas, vários imigrantes.

Qual a sua visão futura?

É sempre o crescimento, dar um atendimento de qualidade ao usuário, sem cobrar muito, trazer sempre inovação, inclusive em julho, teremos coisas novas, por entender a importância desta data, já que é o aniversário da nossa cidade.

Você espera um retorno em que prazo?

Retorno a médio prazo… Como todo mega-investimento, o grande objetivo da academia não é apenas o lucro imediato mas, proporcionar saúde a população.

Qual a mudança que a Vip Fitness pode apresentar na vida das pessoas?

Vip Fitness veio pra revolucionar, trazer novidades, pra melhorar o condicionametno fisico e mental pois, todos nós sabemos que o exercicio fisico melhora e muito a qualidade de vida das pessoas e realizando exercicios com frequencia liberamos hormonios como endofina e cerotoninas, que são hormonios do bem-estar, combate a insonia e e diversas outras patologias.

Você hoje nesse seguimento, já é o maior empresário da região do Alto Acre, você se preocupa com a concorrência?

Não me preocupo com a concorrência, acho que tem espaço pra todo mundo, agora o que precisa ter é sempre visão e, não medir esforços para prestar um serviço de qualidade, visando sempre o bem-estar do usuário, até porque esse investimento que já chega na casa de quase meio milhão de reais, fez com que a Vip não deixe nada a desejar a seus usuários.

Qual a estrutura da Vip Fitness hoje?

A Vip Fitines é diferenciada desde seu nome, contamos com várias modadlidade de condicionamento fisico, está localizada no primeiro prédio construido em Brasiléia. É uma área de 500 metros quadrados. Contamos com salas climatizadas, câmeras de segurança monitoramento 24 horas, banheiros, vestuários com duchas, espaço reservado para mulheres, estacionamento próprio, Wi-Fi, e instrutores capacitados. A Vip Fitnnes contará também com consultas periódicas, já que eu tenho pós-graduação em cardiologia e nesse sentido, vou está monitorando de perto com consultas periódicas e avaliações laboratoriais, na intenção de diminuir o alto índice de obesidade, sedentarismo e doenças cárdiacas.

Quais as modalidades que a Vip Fitines vai proporcionar aos usuários?

Ginástica localizada (GAP)

Zumba

Treino Funcional

Musculação

Power Jump

Artes maciais

Aerobox

Steep

Spinning

Personal trainning

Como empresário, está satisfeito?

Sim, estou muito satisfeito. Porque foi um sonho que eu pude realizar, mais feliz ainda por saber que o investimento está sendo feito em minha cidade de origem. Saí com 18 anos, mas jamais esqueci a minha cidade, logo estou muito feliz por trazer esse grande empreendimento a nossa cidade, gerando emprego e renda.

Como é no Brasil montar um negócio desta magnitude, quais as dificuldades enfrentadas?

As maiores dificuldades são as burocracias impostas pelo governo. Hoje em dia pra abrir uma empresa totalmente legalizada leva de 2 a 3 meses, além da carga tributária altissíma, o que também encarece muito em relação a outros Países .

Considerações finais…

Quero convidar o povo não apenas de Brasileia, mas de toda região pra inauguração da Vip Fitnnes, no sábado (6). A vip Fitnnes veio pra mudar o conceito e mostrar que não precisa pagar muito caro pra ter acesso a um serviço de qualidade. Agradeço a Deus, minha familia, a você Dimas Gurgel e ao jornal oaltoacre.com

Comentários

Continue lendo

Acre

Conselho Municipal de Meio Ambiente escolhe membros para composição de Câmaras Temáticas

Publicado

em

Por

Realizada na manhã desta quarta-feira (17), na sala da escola de Educação Ambiental, no Horto Florestal, a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) onde, entre outros encaminhamentos, foram escolhidos os membros que irão compor as Câmaras Temáticas que trabalharão nas questões de políticas ambientais do município.

O Comdema é composto por 16 instituições governamentais, não governamentais, ONGs e sociedade civil organizada (Semeia, Semsa, SMCCI, Seme, Seagro, Seinfra, PGM, Saerb, Fieac, Faeac, Fecomércio, OAB/AC, Crea/AC, SOS Amazônia, Acisa, CDDHEP).

Aline: “Política ambiental na capital avançou muito” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

De acordo com Aline Martins, vice-presidente do Conselho, o Comdema é uma instância muito importante para a eficácia e efetividade das ações relacionadas ao meio ambiente, além de implementar, de forma conjunta com a sociedade civil, as questões relacionadas à política municipal de meio ambiente.

“Estamos reunidos hoje em mais uma reunião ordinária para trabalharmos nas pautas já definidas, que é a composição dessas câmaras temáticas que nos auxiliarão a tratar de questões de compensação ambiental, autos de infração da política municipal de meio ambiente, entre outros. Nos reunimos para definir, tratar, estudar e deliberar sobre essas questões”, explicou Martins.

A vice-presidente enfatizou ainda que a política ambiental na capital acreana avançou muito, principalmente na diminuição da incidência de focos de incêndios, na atuação quanto ao licenciamento ambiental e educação ambiental.

“Temos avançado bastante na atuação no campo do licenciamento ambiental, na educação ambiental, nos planos que são instrumentos da política municipal de meio ambiente, e a participação do Comdema é essencial no acompanhamento dessa implementação. Temos como exemplo a diminuição dos focos de queimadas e dos níveis de fumaça no ambiente em 2023, isso já reflexo do trabalho do Conselho”, disse.

Os Conselhos são os principais instrumentos de relacionamento entre as unidades de conservação e a sociedade e visam promover uma gestão compartilhada das áreas protegidas. A criação e o funcionamento efetivo dos Comdemas são extremamente importantes para garantir que cada município esteja fazendo a sua parte: discutindo, fiscalizando e aconselhando ações que propiciem a conservação ambiental.

Segundo Marluce Barlatti, representante da Federação das Industrias do Acre (Fieac) no Comdema, a Federação é uma instituição que se preocupa muito com a parte ambiental por entender que o ambiental tanto pode agredir quanto pode proteger os setores produtivos de acordo como é tratado.

“A Fieac leva as questões ambientais muito a sério e com rigor. É extremamente importante estar aqui para saber tudo que é necessário para desenvolver bem o nosso meio ambiente, conservando e protegendo também as nossas indústrias com as parcerias que são formadas na nossa instituição. A gente tenta contribuir da melhor forma possível orientando os empresários a estar em conformidade com as leis ambientais, com suas entidades e tudo o que é discutido aqui é repassado a cada um de nossos parceiros. A cidade de Rio Branco, ao longo dos anos, tem desenvolvido a política ambiental de forma eficaz e eficiente e isso reflete no setor produtivo também. O setor produtivo fica tranquilo quando ele sente que o poder público realmente se preocupa e tenta conduzir essas coisas de uma forma que dê legalidade real e segurança para o setor e agradecemos aqui a gestão municipal que está indo muito bem”.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão da administração pública municipal no qual a sociedade civil pode participar de forma direta. Constitui um espaço de discussão e decisão conjunta entre poder público e sociedade, que proporciona o debate, a formulação e a definição de políticas públicas ambientais no âmbito municipal, permitindo também o controle da sua execução.

O Comdema integra o Poder Executivo municipal, devendo ser vinculado à secretaria responsável pelas questões ambientais. O Conselho pode ser de caráter consultivo ou deliberativo, sendo obrigatória sua existência em caráter deliberativo nos municípios que possuam competência para licenciamento ambiental.

  • Atribuições e competência do Comdema
  • Elaborar o regimento interno para orientar seu funcionamento;
  • Propor a política ambiental do município;
  • Fiscalizar o cumprimento da política ambiental;
  • Propor a criação de normas legais;
  • Propor adequação e regulamentação de lei, de acordo com as
    normas do município;
  • Quando couber ao município, analisar e conceder ou não licenças ambientais para atividades potencialmente poluidoras;
  • Analisar os recursos de multas e outras penalidades;
  • Receber e apurar denúncias feitas pela população no que se
    refere às questões ambientais;
  • Analisar as denúncias e sugerir ao Poder Executivo as providências necessárias;
  • Sempre que possível, participar de fóruns estaduais e federais para opinar sobre questões ambientais que impactam diretamente o município;
  • Promover e apoiar ações de educação ambiental no município;
  • Propor a criação de unidades de conservação municipal e acompanhar a implementação das mesmas;
  • Criar o Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA);
  • Acompanhar e fiscalizar os recursos destinados ao FMMA;
  • Aprovar ou referendar o uso de recursos destinados ao FMMA;
  • Divulgar as ações empreendidas pelo Conselho.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura recebe técnicos para reordenamento dos serviços nas unidades de acolhimento para crianças e adolescentes

Publicado

em

Por

Desde o início da semana, à convite da Prefeitura de Rio Branco, uma equipe de consultoria técnica especializada, formada pela Assistente Social, Sara Lusivoto e o psicólogo, Raum Batista, da “Organização Terra dos Homens” está no município para realizar visitas estratégicas visando o reordenamento de serviços de proteção social de alta complexidade, em especial nas Casas de Acolhimento Maria Tapajós e Sol Nascente.

O objetivo da iniciativa é possibilitar a reorganização dos serviços para otimizar e aprimorar as unidades destinadas ao acolhimento de crianças e adolescentes, visando uma maior eficiência e qualidade neste tipo de atendimento.

Além das visitas institucionais, a equipe de consultoria também está promovendo, nesta quarta-feira (17), uma oficina que reúne todas as equipes da proteção social especial para alinhar informações referentes ao tema acolhimento institucional.

De acordo com o integrante da equipe da consultoria, psicólogo Raum Batista, estão sendo realizadas análises detalhadas dos processos e procedimentos atualmente em vigor, identificando possíveis áreas de melhorias, capacidade de resposta dos serviços frente às demandas, bem como a eficácia dos recursos humanos e materiais.

“Nosso objetivo é colaborar com a gestão local para identificar pontos de excelência e áreas que necessitam de aprimoramento e qualificação dentro das Casas de Acolhimento Maria Tapajós e Sol Nascente. Entendemos que para melhorar, precisamos compreender as habilidades que o município já desenvolve, os desafios e junto a outros entes, pensar estratégias para conhecer esses desafios e supera-los, a curto, médio e longo prazo, tornando as casas de acolhimento um lugar onde as crianças e adolescentes realmente possam estar protegidas”, ressaltou o especialista.

A visita da equipe de consultoria técnica representa um importante passo no processo de fortalecimento e aprimoramento dos serviços de proteção social de alta complexidade em Rio Branco.

Após a análise detalhada, realizada durante a visita, será elaborado um plano de ação personalizado, contendo recomendações específicas para a otimização dos serviços, além de estratégias para a implementação das melhorias sugeridas.

Para Maria Magri, diretora de Assistência Social, em exercício, a expectativa é de que com a implementação das recomendações propostas, seja possível promover uma significativa melhoria na qualidade e eficiência dos serviços.

“Estamos muito gratos pela visita da equipe de consultoria técnica, pois reconhecemos a importância desse apoio especializado para a evolução dos nossos serviços de proteção social de alta complexidade aqui no município. Com as análises e recomendações, poderemos identificar e implementar melhorias, garantindo um atendimento mais eficiente e qualificado nas casas de acolhimento para crianças e adolescentes”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC inicia projeto ‘Por todo MP’ para fortalecer a comunicação institucional

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Diretoria de Comunicação (Dircom), deu início ao projeto “Por todo MP”, visando estender os serviços da Dircom para o interior do estado. A equipe esteve em Manoel Urbano e Sena Madureira entre os dias 08 a 12 de abril, sendo recebida pelos promotores de Justiça Júlio César Medeiros, Maisa Burgos e Wendelson Mendonça.

Foram realizadas três oficinas: fotografia com uso de celular, relacionamento com a imprensa e uso de redes sociais. Além disso, foi feita uma atualização de dados sobre os veículos de comunicação e profissionais de imprensa nessas cidades, bem como do acervo fotográfico.

“O projeto foi bem prático e importante para aprendermos a lidar ainda mais com as redes sociais, evitando qualquer prejuízo à imagem institucional, bem como para não perdemos o ‘timing’ na divulgação de notícias importantes quanto à atuação do membro na Comarca, valorizando a dinamicidade da ação”, disse o promotor Júlio César.

Sobre o projeto

O projeto “Por todo o MP” visa aperfeiçoar as práticas de comunicação institucional do MPAC, por meio de capacitações, fortalecendo, também, o contato direto com membros e servidores, além dos profissionais de comunicação de atuam no interior do estado. Outras unidades ministeriais serão visitadas no decorrer do ano.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo