fbpx
Conecte-se conosco

Acre

População do KM 26 aprova o programa Cidadania Itinerante

Publicado

em

Programa será levado a todas as comunidades do município de Brasiléia com atendimentos de limpeza, saúde, trabalhos na área social, atividades esportivas e culturais entre outras ações.

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

Prefeito Everaldo esteve pessoalmente no Projeto Quixadá, juntamente com Secretários e vereadores - Foto: Assessoria

Prefeito Everaldo esteve pessoalmente no Projeto Quixadá, juntamente com Secretários e vereadores – Foto: Assessoria

O Programa Cidadania Itinerante realizado pela Prefeitura Municipal de Brasiléia atendeu mais de 100 pessoas nesse sábado, 9, no km 26 da BR 317. O Mutirão organizado pela atual gestão levou os atendimentos de saúde, ações de cadastro do bolsa família, atividades esportivas e culturais, além de promover a limpeza de todo o vilarejo.

As ações em saúde foram realizadas no Posto de saúde local, as atividades esportivas, culturais e referentes às de cadastro do bolsa família e tiragem de carteira de trabalho, foram realizadas na escola da região.

Na área da limpeza do vilarejo a secretaria de obras retirou todos os lixos e fez o trabalho de capina e retirada dos entulhos existentes em quintais e áreas verdes. O trabalho de limpeza era feito com a ajuda de tratores e caçambas que recolhiam o lixo e os entulhos.

O comerciante Edson França disse que ações com toda a equipe da prefeitura nunca havia ocorrido no vilarejo e que todo o trabalho mostra a vontade dos gestores de trabalhar realmente pelo povo. “A gestão do Everaldo está de parabéns em trazer esses atendimentos que muitas vezes é difícil para muitas pessoas sai daqui da vila e se dirigir até a cidade para se consultar, verificar as documentações. Se essas ações forem constantes a população vai ser muito beneficiada”, destacou França.

No Posto de Saúde local o prefeito Everaldo Gomes constatou que a farmácia estava abastecida, inclusive com remédios que nunca existia em antigas administrações como no caso do complexo B. A afirmação de que esse tipo de remédio como vários outros nunca havia chegado à região é da própria funcionária do Posto, que trabalha na farmácia.

Vereadores visitaram o centro de saúde que recebeu medicamentos - Fotos: Assessoria

Vereadores visitaram o centro de saúde que recebeu medicamentos – Fotos: Assessoria

Para ter uma ideia dos trabalhos realizados, até a vacina antirrábica estava sendo aplicadas nos animas da região. Em uma das oportunidades o próprio prefeito Everaldo Gomes aplicou a injeção em um dos animais do vilarejo.

Na área cultural a população acompanhou as apresentações de balé, danças variadas, exibição de capoeira e cantores da região. Neste espaço até mesmo o vereador Marivaldo Oliveira, se colocou a disposição e cantou várias músicas, e acabou arrancar aplausos dos presentes.

A área esportiva também alegrou a todos. O gerente de esportes do município, Aparecido Carlos organizou um campeonato de futsal, aonde várias equipes participaram inclusive a equipe da secretaria de obras, liderado pelo secretário da pasta Clécio Gadelha.

O Programa Cidadania Itinerante que será realizado de forma intensa nos locais mais afastados de Brasiléia tem como propósito garantir atendimento básico de saúde, assistências social, atividades culturais e esportivas, além de vários outros serviços que muitas vezes fica difícil de pessoas da zona rural ter acesso.

O prefeito Everaldo Gomes disse que o programa Cidadania Itinerante é uma das diversas ações que a prefeitura estará realizando constantemente, junto com outros programas importantes que levará a prefeitura cada vez mais perto da população.

Veja o que os secretários, vereadores e populares disseram sobre o Programa:

“Quando trabalhados o plano de governar para Brasiléia foi inserindo também a população da zona rural, essa que se encontra mais afastada e muitas vezes vinham sofrendo com o descaso do poder público. Estamos aqui para trabalhar por todos e fazer de nosso município uma cidade que sua prefeitura atenda a todos com respeito, carinho e dignidade”, Aldenice Ferreira, Secretária Municipal de Saúde.


“O trabalho que vamos realizar de limpeza é somente o começo de todas as ações que estamos planejando para melhorar a vida de nossa gente de Brasiléia. A prefeitura vai está sempre assim, atendendo as reivindicações da população”, Secretário de Obras Clécio Gadelha.

“Nosso povo precisa ver o Poder Público de forma ativa e procurando atender as reivindicações estabelecidas. Esse programa vem trazer os serviços para perto do povo, garantindo a cidadania que eles sempre esperaram e que somente agora está chegando, por meio da gestão do prefeito Everaldo”, Vereador Bil Rocha.

“O povo precisa é ser ouvido e esse tipo de ações é fruto do que a população nos pedia a muito tempo. Quando deu a oportunidade para nós governarmos o município cuidamos de agilizar esses atendimentos essenciais”, Marivaldo Oliveira.

“Verificamos de perto a felicidade da população em está sendo contemplada com este tipo de programa que leva vários serviços a um só local. Este tipo de trabalho mostra realmente os objetivos de uma administração, que quer levar cidadania a sua gente”, Joelson Pontes.

“Esta é a primeira ação do programa Cidadania Itinerante que estamos desenvolvendo e já notamos que a população aprovou. Vamos agora trabalhar para contemplar cada vez mais os anseios da população”. Secretária de Planejamento, Gorete Carvalho.

“Precisávamos de atendimentos como esses em nossa vila que finalmente está sendo lembrada pelo Poder Público. Só tenho a agradecer e parabenizar o prefeito Everaldo pela iniciativa de trazer os serviços para perto de nós”, comentou Francisca Silva, moradora da Vila

“Nunca tivemos a equipe completa da prefeitura em nossa vila. O prefeito está de parabéns e desejamos que mais ações desse tipo aconteçam em nossa comunidade”, Manoel Ferreira, Morador da Vila.


Comentários

Continue lendo

Acre

Elzinha Mendonça satiriza programa da prefeitura: “ramais intrafegáveis”

Publicado

em

Por

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) pontuou na sessão de quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a condição dos ramais na capital acreana. Na oportunidade, a parlamentar reforçou que o Executivo não tem prestado assistência nas localidades.

“Existia um slogan do prefeito Sebastião Bocalom, que era ramais trafegáveis de inverno a verão, porém, me atrevo a dizer que o slogan realmente é Ramais Intrafegáveis”, disse satirizando o gestor . E completou: “Infelizmente, há um ano e dois meses que eu ando na nossa cidade fazendo meu trabalho e as indicações e reivindicações são as mesmas”, disse a parlamentar.

Ela citou a Ponte Jarbas Passarinho, que passou por reforma no ano passado, porém, atualmente, encontra-se impossibilitada para tráfego.

“Estive visitando essa ponte em julho do ano passado, ocasião em que a prefeitura estava lá fazendo uma revitalização no local devido à precariedade que se encontrava o local. Fiquei muito feliz porque seria uma resposta para aquelas pessoas que moram ali, para aqueles alunos que vêm daquele ramal e têm que atravessar aquela ponte”, disse.

E acrescentou: “só que o serviço foi tão ruim que a ponte já está é impossibilitada para travessia, ou seja, as crianças que vêm lá do final do ramal precisam dar um jeito de atravessar porque o ônibus não consegue mais, pois a ponte está para cair”, frisou.
Elzinha afirma que a prefeitura promete, mas não executa as obras. “O que realmente a gente escuta muito aqui são desculpas e nada de execução”.

Os ramais São Sebastião, Brás e Castanheira também foram citados pela vereadora.

“O Ramal São Sebastião, que fica ali na estrada do Quixadá, tem uma ponte que está para fazer aniversário a promessa de revitalização. A prefeitura foi lá, prometeu e nunca mais voltou. Tem também o Ramal Castanheira, que parece uma tábua de pirulito, cheia de buraco, mas não tem execução da prefeitura municipal. Ainda tem o Ramal do Brás que está em péssimas condições. A Seagro estava com os tratores totalmente se acabando, expostos na chuva, no sol. Porque a prefeitura não utilizou esses equipamentos para entrar nesses ramais e dar acesso à população. Então, é lamentável e necessário que haja denúncia para poder a prefeitura se manifestar”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

“Não receberam o reajuste prometido”, diz Fábio Araújo sobre agentes comunitários de saúde

Publicado

em

Por

A aplicação do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Vigilância em Zoonoses e Agentes de Endemias na capital acreana foi tema de debate na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25, pelo vereador Fábio Araújo (MDB).
O parlamentar relatou que as categorias não recebeu o reajuste, conforme anunciado pelo Executivo Municipal.

“A prefeitura pediu a Sessão Extraordinária, convocamos, aprovamos a proposta, foi publicada no Diário Oficial e na hora de efetivar o reajuste salarial não faz. Hoje, saiu o salário dos servidores e para a surpresa deles nada de aumento. Mais de mil servidores estão prejudicados por conta de falta de planejamento da Prefeitura de Rio Branco, sendo que dia oito de abril o acordo ainda não tinha sido fechado e teve prazo para a prefeitura corrigir folha de pagamento”, pontuou Araújo.

Fábio lembrou ainda que o reajuste é retroativo a janeiro de 2024. “A prefeitura deixou mais uma vez nossos trabalhadores para trás. Fica aqui o nosso repúdio e a nossa reclamação, em nome dos agentes comunitários de saúde, em nome dessa classe que está todos os dias na rua, no sol quente cuidando da nossa população”.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Cap. N. Lima apresenta indicação para obras em doze bairros de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Cap. N. Lima (PP) apresentou a mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quinta-feira, 25, indicações solicitando ao Executivo que realize melhorias nos bairros da capital acreana. O parlamentar reforça que esta tem sido uma das principais reivindicações da população rio-branquense.

Na oportunidade,, o progressista citou as ruas Alagoinha, Estácio de Sá, Santos Dumont, além das travessas Marília e Capixaba, localizadas nos bairros Bahia Nova, Aeroporto Velho, Bahia Velha e João Eduardo, respectivamente.

Além destes, N. Lima apresentou indicação também para melhorias aos bairros João Eduardo II, Bosque, Rosa Lina, Vitória, Macauã Wanderley Dantas, Santa Inês e Bairro 15.

“Peço que a equipe da prefeitura visite esses bairros e realize revitalização nas ruas Hosana, Henrique Dias, Marajá, Colina, José de Alencar, Travessas Pedro, Bom Destino e Arco-íris, Rua Ayrton Senna, Tarumã, Sumaré. Amoty Pascoal, José Joaquim, e travessas São Paulo, e Neto. Continuarei trazendo a esta Casa mais indicações para melhorias em nossa Capital, contribuindo com a gestão do nosso prefeito”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo