Delegacia virtualA partir de agora, uma nova ferramenta estará à disposição da população: A Delegacia Virtual. Quem desejar registrar um boletim de ocorrência, dependendo do fato, não precisará nem sair de casa. A Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp), através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), está finalizando o treinamento da equipe que vai atuar na Delegacia Virtual. A delegacia foi instalada durante o governo de Binho Marques, mas pouca gente tinha o conhecimento e o uso da ferramenta. Este é um serviço específico da Polícia Civil.

José Henrique Maciel, coordenador geral do Ciosp, explicou como irá funcionar a nova ferramenta. “A delegacia virtual estava funcionando de uma forma precária pela falta de pessoal para validar os boletins de ocorrência que as pessoas registravam. Esse serviço hoje funciona das 7 horas da manhã à meia-noite. Os tipos de registros de ocorrências que podem ser feitos são a perda e extravio de documentos, furtos de objetos e desaparecimento de pesssoas. A pessoa entra no site www.delegaciaonline. ac.gov.br e seleciona a opção que ela deseja”.

Após a seleção, os dados devem ser preenchidos e enviados à delegacia online. “Os nossos atendentes irão receber os dados, conferem, validam o boletim de ocorrência e o envia ao e-mail do solicitante. Se por ventura algum dado não estiver completo, será mandada uma mensagem ao e-mail do solicitante pedindo a complementação ou correção dos dados. Quando for a questão de furto, iremos enviar junto ao boletim qual a delegacia a pessoa deve procurar”, ressaltou o coordenador.

O serviço trará mais comodidade à população, além de diminur o fluxo nas delegacias. “Isso irá facilitar bastante, em casa a pessoa consegue imprimir o boletim, sem precisar ir a uma delegacia. Traz comodidade para a população e desafogar o fluxo das delegacias, que tem várias demandas a solu-cionar, que muitas vezes são mais graves. Até de uma lan-house a pessoa pode fazer o registro, é fácil”.

Além disso, o Ciosp irá trabalhar com o serviço 181 da Polícia Civil. “Esse serviço é 24 horas e registra as denúncias relacionadas a fatos criminais. O atendente irá registrar e encaminhar para a delegacia competente, que irá apurar o crime. Não é necessário a pessoa comparecer na delegacia. O delegado irá apurar e averiguar se a denúncia é verídica ou não. O sigilo absoluto será mantido, o denunciante não precisa se identificar, somente se ela quiser. O nosso trabalho é atender e receber a denúncia e fazer o encaminhamento para a unidade executar. Dentro da própria delegacia online a pessoa pode fazer a denúncia. É só entrar, clicar no item e fazê-la”.

Evely Dias – A gazeta

Comentários