fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Porto Acre será utilizado como rota alternativa para entrada de combustível no Acre

Publicado

em

DSCF2764-300x225O Município de Porto Acre será utilizado nos próximos dias como rota alternativa para entrada de combustível no Acre. Diante da situação instalada em virtude da cheia histórica do Rio Madeira que prejudicou o abastecimento do Estado, a única saída para evitar o desabastecimento é utilizar a via fluvial. Serão descarregados seis milhões de litros de combustível entre gasolina e diesel.

Na quinta-feira, 20, uma reunião com o Prefeito de Porto Acre (PSDB), Governo do Estado, Representantes das Empresas Petrobrás e Ipiranga, Detran, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Deracre definiu as providencias a serem tomadas para que operação de descarregamento da balsa ocorra com segurança.

Durante a conversa Paulo Oliveira representante da Petrobrás no Acre, disse que apesar de o Município não ser preparado, todas as medidas cabíveis serão tomadas para seja uma operação segura. “Sabemos que o Município não foi preparado para isso, mas a Petrobrás irá montar uma estrutura como se fosse uma base, essas medidas foram tomadas para seja feita uma operação segura. Destaca.

Para o Prefeito Carlinhos Portela a principal preocupação é com as famílias que moram do outro lado do Rio e precisam fazer a travessia. “Colocamos toda a equipe da Prefeitura em alerta, o que me preocupa é a estrutura precária de embarque e desembarque, temos 800 famílias que moram do outro lado do rio, precisamos encontrar uma alternativa para não inviabilizar o Município”. Enfatiza.

A Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado Nazareth Araújo disse que medidas alternativas tem sido tomadas para manter o abastecimento. ”A situação do Rio Madeira a gente não pode controlar, mas o Governo tem procurado medidas alternativas cabíveis para manter o abastecimento, com segurança”, garante.

Diversos órgãos se mobilizam para garantir o Sucesso da Operação

O Corpo de Bombeiros irá colocar uma unidade no Porto e outra estrada para qualquer eventualidade, o Detran também acompanhará toda a movimentação na Rodovia Ac 10. O Deracre se responsabilizou por construir outro ponto de travessia, uma vez que o atual ponto de embarque de desembarque dos moradores estará interditado.

Medidas de Segurança estão sendo tomadas para evitar acidentes, como o desligamento do fornecimento de Energia Elétrica durante o descarregamento e o isolamento e sinalização da área portuária.

Ainda de acordo com Oliveira a operação já foi autorizada pelos Órgãos Ambientais. Uma rede por onde irá passar o combustível será instalada, e a empresa irá fazer uma contenção para evitar que caia o produto dentro do Rio.

A previsão de chegada do combustível é às 10 horas desta terça-feira, 25.

 

Marcelina Freire

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem uma das maiores taxas de casos de malária e registra mais de 5 mil em 2023

Publicado

em

Acre está entre os estados com as maiores taxas de malária e representou 3,9% do total de números de casos da doença registrados na região amazônica

Comentários

Continue lendo

Acre

Caminhão carregado de farinha cai em rio e bombeiros fazem resgate a 15 metros de profundidade

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros realizou na última semana o resgate de um caminhão carregado de farinha que caiu dentro do Rio Juruá, na cidade de Porto Walter.

O veículo, avaliado em cerca de R$ 100 mil estava carregado com 180 sacas de farinha e ao tentar descer a rampa de acesso à balsa, para descarregar a carga, perdeu os freios e caiu dentro do rio.

O veículo ficou a 15 metros de profundidade da superfície/ Foto: Corpo de Bombeiros

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizaram diversos mergulhos para fazer as amarrações necessárias para retirar o caminhão, que ficou a cerca de 15 metros de profundidade da superfície.

Os trabalhos de resgate duraram 14 horas e com o apoio de máquinas pesadas e de moradores da região, a equipe conseguiu retirar o caminhão do fundo do rio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador João Marcos Luz rebate críticas a gestão municipal

Publicado

em

Por

Durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na quarta-feira, 24, o vereador João Marcos Luz, líder do prefeito Tião Bocalom, utilizou a tribuna para rebater as declarações feitas pelo vereador Fábio Araújo em relação à gestão municipal.

“No início deste ano, por ser ano eleitoral, obviamente o debate político vai ser prioridade, porque o que nós queremos é alertar o cidadão de Rio Branco das mentiras propagadas durante 20 anos, que hoje o vereador Fábio Araújo representa aqui nesta casa.”

O vereador fez críticas ao partido de Araújo e também refutou a acusação de que o prefeito prometeu asfaltar todas as ruas da cidade, declarando que o programa em questão se chama “Asfalta Rio Branco”, e não teve promessas exageradas. “O prefeito Bocalom criou com o apoio desta casa aqui o programa asfalta Rio Branco, o nome do programa é asfalta Rio Branco, em nenhum momento ele disse vou asfaltar todas as ruas de Rio Branco, o vereador Fábio veio aqui mentir.”

Luz declarou sobre a gravidade dos problemas enfrentados pela cidade, como a insegurança e o desemprego, e criticou a oposição usando como justificativa a falta de conteúdo dela, que, segundo ele, se limita a desgastar a gestão atual. “Já disse aqui que não tem conteúdo, eles querem apenas desgastar, o vereador chamou quatro vezes o prefeito aqui de mentiroso, olha só a oposição, a postura de um opositor, não tem postura, faz oposição de qualquer jeito, atacando, querendo que não aconteça.”

Em relação ao projeto “Mil e Uma Dignidades”, Luz defendeu a atuação do prefeito e destacou os desafios enfrentados, como as enchentes e a burocracia. Ele declarou que as casas serão entregues.

“Então, se não foi possível entregar agora, certamente vai ser possível entregar no momento oportuno, e eu tenho certeza que o Ministério Público jamais será contra um projeto como esse até porque é um projeto magnífico, o prefeito Bocalom é um homem de visão e é isso que tem incomodado a população.”

Por fim, o vereador criticou a tentativa de atribuir todos os problemas ao atual governo municipal, e alegou que muitos deles foram herdados de gestões anteriores

“Querer jogar tudo nas costas da prefeitura, quer dizer que então a prefeitura tem que corrigir a lambança que o governo do estado fez, e é bom que se diga, não foi no governo do governador Gladson Cameli não, foi no governo do PT, e isso é muito grave.”

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo