fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prazo de imunização do rebanho contra febre aftosa termina dia 15 de junho

Publicado

em

Há 13 anos o Acre comemora a marca livre de aftosa com vacinação. Para continuar garantindo que o rebanho bovino do Estado tenha uma carne de qualidade e livre da doença, são desenvolvidas anualmente campanhas de vacinação por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) para conscientização com os criadores e pecuaristas.

Este ano a vacinação é realizada em duas etapas: maio e novembro. Porém, neste primeiro período, houve a prorrogação até 15 de junho. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), os estados de Acre e Rondônia estão livres da febre aftosa. Portanto, as doses das vacinas serão disponibilizadas até março de 2019.

Idaf, Seap, Amac, Seaprof e outros órgãos parceiros traçam estrategias para conscientizar produtores de gado a não perderem o prazo de vacinação do rebanho (Foto: Marcelo Torres)

Pensando em organizar todo o calendário das próximas etapas de vacinação, o governo do Acre, por meio do Idaf, começou a organizar uma campanha com os órgãos parceiros para que toda a classe de produtores de bovinos e bubalinos esteja consciente a não perder o prazo de imunização do rebanho.

“Atualmente temos cerca de 1,2 milhão de bovinos e bubalinos que recebem as vacinas todos os anos, garantindo assim que o gado acreano esteja livre da aftosa, mas para que tenhamos esse sucesso, que segue há mais de 10 anos, o governo desenvolve políticas públicas de incentivo ao setor”, destacou o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz.

Queiroz diz ainda que a retirada da vacina, prevista para o próximo ano depois do calendário vacinal de maio, reflete todo o esforço do governo em consonância com o setor privado, que desde 2005 desenvolve um trabalho sério e de qualidade para que todo o rebanho esteja livre da aftosa.

Para o coordenador estadual do Programa da Febre Aftosa, Jean Carlos Torres, a meta de segurança vacinal em todo o estado já foi cumprida.

“O próximo desafio é trabalhar sem a vacina, já que vamos necessitar do maior apoio dos setores privados e produtivos”, declara Torres. O produtor rural fez sua parte. Estamos há quase 18 anos sem foco de febre aftosa no estado. Segundo a OIE, o Brasil é livre da doença em todo seu território, sendo um dos maiores exportadores de carne bovina. Os países que compram a nossa carne questionam por que continuar a vacinação se não existe mais a doença”, disse Torres.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo