Prefeita Fernanda Hassem e Governador Tião Viana visitam propriedade que trabalha com sistema agroflorestal em Brasiléia

Prefeita Fernanda Hassem com moradores da Colocação Etelve – Foto: Assessoria PMB

Morador na colocação Centro dos Caboclos II, seringal Etelve, reserva Chico Mendes, Edmar Paulino, conhecido como Dimas, reside na propriedade há mais de 22 anos, com sua família. A colocação tem uma diversidade de espécies plantadas em Sistema Agroflorestais (Safs), que variam entre frutíferas e florestais. São diversas espécies encontradas na propriedade, que usa uma área de reflorestamento de 8 hectares, das 100hec existentes para a produção de milho, arroz, feijão e mandioca. A família produz em roçado sustentável, num  sistema de alternância da área, um ano produz e no outro descansa, para que o solo se recupere através do plantio de leguminosas.

Na quinta-feira, 02, o governador, Tião Viana, acompanhado da prefeita, Fernanda Hassem, do deputado Federal Léo de Brito, deputada estadual, Leila Galvão e o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF), Thaumaturgo Neto, estiveram visitando a propriedade, onde foram recepcionados com um café regional e ouviram os moradores, que fizeram algumas reivindicações  como: melhoria do ramal, energia elétrica e a implantação de uma escola de ensino médio no km 68.

Edmar Paulino disse que não dava para criar boi dentro da Resex, por isso mudou a cultura de produção – Foto: Assessoria PMB

Edmar Paulino mais conhecido como Dimas, disse que não dava para criar boi dentro da Resex, por isso mudou a cultura de produção.

“Nossa família, está tocando a vida aqui na Resex Chico Mendes, eu vivo do extrativismo, SAFs, produção de peixe, e a pouco iniciei a criação de abelha, que já está ajudando na renda da família. Várias pessoas vêm nos visitar, tanto famílias como instituições, que realizam intercâmbio para conhecer a área, e isso gera uma renda para a família. Eu quero agradecer ao governando Tião Viana, e a prefeita Fernanda Hassem pela visita, e por ouvir cada morador”, disse

O governador Tião Viana falou da alegria em visitar a propriedade.

“Essa propriedade é um modelo para nosso Estado. É uma grande alegria visitar a propriedade do seu Dimas, da dona Maria e filhos. Em 100 hectares, eles conseguem preservar o meio ambiente, e assegurar o desenvolvimento sustentável.  Eles tiram sua renda daqui, tem o mel, açaí, macaxeira,leguminosa, cupuaçu e o peixe. Eles vivem da natureza, cuidando dela e pensando nas gerações futuras. Nós ouvimos a comunidade, e vamos ajudar para que eles possam se desenvolver ainda mais”, ressaltou.

A prefeita, Fernanda Hassem, agradeceu a presença de todos, e disse que vai está sempre ouvindo a comunidade.

“É um momento muito importante o governador, Tião Viana com toda sua comitiva vir aqui na propriedade do seu Dimas e dona Maria, conhecer a realidade das pessoas que vivem na reserva. Os desafios são grandes, e com apoio do governo vamos vencer, e poder ajudar ainda mais essa comunidade”, disse.

A deputada estadual, Leila Galvão, falou da importância da preservação do meio ambiente.

“Estamos vendo aqui os cuidados com que o Dimas, e toda sua família cuidam da propriedade produzindo, preservando e dando exemplo para todos. Temos certeza que o governo vai continuar investindo cada vez mais aqui”, falou

O deputado federal, Léo de Brito, falou da satisfação em conhecer o local, e ressaltou que em Brasília, luta para que os trabalhadores, não sejam penalizados com a nova reforma da previdência.

“ Nosso amigo Dimas é um guerreiro, de luta, e sua propriedade é um modelo a ser seguido em qualquer lugar. Ele produz de forma sustentável, garantindo sua renda   e mantendo o meio ambiente preservando. Vamos intervir junto ao Governo Federal pela continuidade do programa Luz Para Todos, e que todas as comunidades sejam beneficiadas. E nossa luta contra a PEC, que aumenta a idade da aposentadoria para os produtores rurais continua, nossos trabalhadores não podem ser penalizados”, ressaltou.

Comentários