Conecte-se conosco

Extra

Prefeita Fernanda Hassem recebe General Ubiratan Poty, diretor do Programa Calha Norte

Publicado

em

SECOM

O General Ubiratan Poty, Diretor do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa foi recebido pela Prefeita Fernanda Hassem, na manhã desta quarta-feira, 8, na sede da Prefeitura de Brasiléia.

O General Poty prestou grande apoio à população do município no ano de 2012, em virtude da grande enchente que resultou em centenas de famílias desabrigadas e a parte central da cidade completamente tomada pela água do Rio Acre.

Na ocasião, o General Poty esteve prestando total assistência ao município, juntamente com o exército brasileiro, onde em ação conjunta entre forças de segurança e prefeitura de Brasiléia, as famílias acometidas pela alagação puderam ser transladas das áreas inundadas.

Através de convênios firmados entre o Ministério da Defesa e os Estados e municípios, o General Ubiratan Poty, à frente da Diretoria do Programa Calha Norte também emprega recursos oriundos de Emendas parlamentares para Brasiléia, no atendimento à projetos de infraestrutura básica e aquisição de equipamentos.

Muito emocionada, a Prefeita Fernanda Hassem entregou Certificado de Homenagem ao General. ” O General Poty foi muito importante num momento muito difícil em nossa cidade, em virtude da alegação. Através do Programa Calha Norte, o General atende não somente Brasiléia, mas todos os municípios do Acre, recebendo de um por um todos os Prefeitos em Brasília. Nosso sentimento ao General Ubiratan Poty é de gratidão”, afirmou.

O General Poty fala a respeito da homenagem. “Em 2012 pudemos ajudar muitas famílias que passavam por momento difícil, perdendo praticamente tudo que possuíam. Foi uma ação conjunta naquele momento bastante delicado para a população. Fico muito honrado com esse reconhecimento por parte da Prefeita Fernanda Hassem, que sempre está conosco em Brasília, seja representando o município ou como Vice-presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), buscando viabilizar recursos”, finalizou.

 

Comentários

Extra

Coluna da Maria Coutinho – Covid -19 e Síndrome Gripal

Publicado

em

Covid -19 e Síndrome Gripal

O crescimento de casos de Covid-19 e Síndrome Gripal em Brasiléia vem deixando os profissionais de saúde do Hospital Regional, em alerta na tentativa de evitar o colapso do sistema.

A vacinação…

… mostrou resultados positivos quanto observado o número de óbito. Porém, não menos importante é, a necessidade de mudanças de comportamento da população, redobrando os cuidados.

O autocuidado é indispensável.

Quando o mundo parecia acalmar e o novo “normal” surgiu, veio carregado de afrouxamento do autocuidado.

Sem muita preocupação…

…, infinitas possibilidades de consagrar o momento surgiram. Os Passeios, viagens, bares, festas, aglomerações, dispensa de máscaras e álcool, vem marcando os últimos meses.

A consciência…

…crítica para o memento delicado está sendo negligenciada por muitos, assim como o crescimento do número de casos positivos em todo o Acre.

Como se já não bastasse a Covid-19…

…um surto de Síndrome Gripal vem tomando conta do Alto Acre, sobrecarregando o hospital. A queixas de sintomas de Covid e Síndrome gripal cresce na medida em que os leitos do hospital lotam.

Os atendimentos ambulatoriais…

…congestionam o sistema, além das internações. Isso mostra a necessidade de alerta das autoridades sanitárias municipais, retomando as medidas mais severas para conter o avanço da Covid e Síndrome Gripal.

A Regional de Saúde Alto Acre capacita os profissionais.

Preocupado com o aumento de casos de covid-19 e Síndrome Respiratória, a Secretaria de Saúde e Gestão do SUS, capacitam os profissionais do H.C.R.C.

Através do Núcleo de Segurança do Paciente…

…e Educação Permanente vem reunindo cuidados no atendimento padrão, medidas de segurança, higienização e esclarecimento das notas técnicas estaduais das síndromes respiratórias e covid-19.

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Epitaciolândia paga quase 600 mil em precatórios herdados de gestões anteriores

Publicado

em

A prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria de Planejamento e Finanças, vem gradualmente pagando dívidas herdadas de gestões anteriores, até agora já foram pagos cerca de 600 mil reais em precatórios referentes a dívidas trabalhistas e Credores.

Desde o mês de março do ano de 2021, o prefeito Sérgio Lopes determinou que começassem a serem pagos os precatórios mesmo antes de fazer um convênio com o tribunal de Justiça e MTB para o parcelamento das dívidas, até agora foram pagos 500 mil reais referentes a ações trabalhistas e na data de hoje mais 94 mil reais a credores via Tribunal de Justiça do Acre.

O Secretário de Finanças Antônio Rocicley, ressaltou que para poder pagar essas dívidas herdadas de gestões anteriores, foi preciso fazer muita economia e assim aos poucos sanando com esses credores que há anos esperavam por uma solução.

Já o prefeito Sérgio Lopes frisou bem que, para poder pagar os precatórios a prefeitura vem cortando gastos desnecessários e aplicando o erário público de forma correta e organizada.
“Em 13 meses de gestão já pagamos quase 600 mil reais em precatórios, isso graças ao zelo e austeridade fiscal, com isso pessoas que aguardam há anos hoje estão recebendo seus precatórios, isso é bom para ambas as partes, e além disso sabemos que esse dinheiro vai circular na cidade e aquecer a economia local gerando empregos e rendas para todos. ” Destacou o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Bombeiros do Acre resgatam brasileiro no lado boliviano vítima de espancamento

Publicado

em

 

Um caso inusitado foi registrado na manhã desta quinta-feira, dia 20, por volta das 9h00, quando a guarnição do Corpo Bombeiros do 5°Batalhão localizada na cidade de Epitaciolândia, foi acionada para fazer o resgate de um cidadão.

Foi quando souberam que brasileiro que se encontrava desacordado e com suspeitas de agressão física na cidade de Cobija-Pando, lado boliviano. O homem que aparentava idade entre 20 e 40 anos, não portava documentos e acreditam que tenha sido agredido pela madrugada.

Outro fato que ocorre no lado boliviano, é que o hospital boliviano não recebe vítimas brasileiras sem acompanhantes, sendo necessário que a equipe de Bombeiros realizasse o resgate do mesmo, transportando a vítima até o hospital de Brasiléia.

A vítima estava desorientada e com hematomas no rosto e ainda não se sabe de outros ferimentos pela região do corpo. O homem recebeu os primeiros socorros no local e depois foi encaminhado ao Pronto Socorro de Brasileia, onde recebeu os devidos cuidados.

A guarnição dos bombeiros de Epitaciolândia teve o apoio da equipe de Bombeiros de Cobija. Somente após melhoras do homem, que não corre risco de morte, poderão saber o que ocorreu contra sua pessoa.

Comentários

Continue lendo

Em alta