fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeito de Brasiléia anuncia início de programa de recuperação de ramais no km 88

Publicado

em

DSC_0583

De acordo com o prefeito a comunidade do km 88 vai ser contemplada e será a principal fiscalizadora dos serviços que serão executados.

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

Dando início ao programa que tem meta de melhorar 360 km de ramis de Brasiléia. O prefeito Everaldo Gomes se reuniu com os moradores do KM 88 nesse domingo, 2, para anunciar o começo dos trabalhos nesta segunda-feira, 3.

A comunidade do km 88 que é a primeira a ser contemplada pela atual gestão, reivindicou melhorias na gestão passada e acabou sendo questionada e chamada de produtores desocupados pelo ex-presidente do sindicato dos trabalhadores rurais. Na época os produtores da região exigia o melhoramento do ramal que estava na planilha de parceria prefeitura de Brasiléia, Deracre e Incra que não foi contemplado com os serviços.

Com um novo planejamento e diretrizes de realizar trabalhos de qualidade nos serviços de melhoramento de ramais. A nova administração da prefeitura de Brasiléia, comandada pelo prefeito Everaldo não mediu esforços para ampliar os serviços de recuperação de ramais.

DSC_0599

De acordo com o prefeito a comunidade do km 88 vai ser contemplada e será a principal fiscalizadora dos serviços que serão executados.

Os tratores para a realização dos serviços já estavam no local e quando o prefeito chegou foi recebido com festa pela população da região que faziam questão de cumprimentá-lo e agradecer pela promessa que havia feito em campanha que iria contemplar a comunidade se um dia fosse prefeito.

É uma satisfação poder está ajudando essa comunidade sofrida e guerreira em lutar pelos seus objetivos. “Eles aqui foram chamados de baderneiros por ex-sindicalistas, quando reivindicavam melhoria para o ramal que estava dentro da planilha da parceria entre Incra, Deracre e execução da prefeitura de Brasiléia. Quando eu era vereador acompanhei de perto a luta desses produtores. Vamos começar a programação dos ramais pelo 88 e esperamos que milhares de famílias sejam beneficiadas nos 336 km de ramais que iremos melhorar, incluindo os pontos críticos”, discursou o prefeito.

O Ramal do 88 está incluído dentro dos 89 km deixados pendentes pela gestão passada da prefeitura. A atual gestão do município irá realizar o melhoramento de 336 km, ou seja, três vezes mais do que vai ser realizado pelo programa do Governo do Estado, Ramais do Povo, que contemplará o município com 100 km de ramais.

Participaram da reunião com o prefeito os vereadores Bil Rocha, Marivaldo Oliveira, Naldo Rufino e Marquinhos Tibucio, além dos secretários de Agricultura, Obras e Ação Social.

Para o Secretário de Obras, Clécio Gadelha o momento é de trabalhar ouvindo a população e identificando os pontos críticos do ramal para serem arrumados e no período do inverno a comunidade não ser afeta, ficando sem acesso devido os atoleiros. “Junto com a comunidade vamos analisar os pontos críticos e resolver os problemas e fazer o melhoramento de todo o ramal”, explicou Clécio Gadelha.

O vereadora Naldo Rufino destacou o comprometimento do prefeito em ajudar as comunidades rurais que passou mais de 10 anos esquecida pela administração pública. “Só temos a agradecer e dizer para a comunidade que em nome dos demais vereadores também nos colocamos a disposição para apoiar as reivindicações dos moradores”, destacou Naldo.

No final da reunião a moradora e líder da comunidade, Alcilete Assis Lima disse que mais uma vez o prefeito Everaldo Gomes cumpriu o que conversou com a comunidade e que finalmente os produtores do 88 estão sendo contemplados pelas ações da prefeitura. “Quando recebei a noticia do prefeito Everaldo de que nosso ramal iria ser contemplado muito aqui perto não acreditavam, mas o prefeito mandou as maquinas e toda a população viu que o Everaldo é homem de palavra e comprometido com a comunidade a zona rural”, disse Alcilete.

A secretária de Ação Social Lindacy Franco aproveitou a reunião para falar sobre o Programa de Habitação Rural intermediado pela prefeitura de Brasiléia, junto a Caixa Econômica Federal. “Estamos fazendo o cadastramento para que as famílias interessadas sejam contempladas e tenham suas casas construídas, reformadas ou ampliadas com esses recursos”, disse a secretária.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC recebe visita do prefeito de Rio Branco

Publicado

em

Por

Também estavam presentes o secretário de finanças e procuradores do Município

A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, receberam nesta quinta-feira, 18, visita institucional do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

A visita teve a finalidade de tratar de assuntos comuns entre as instituições. O Poder Judiciário do Acre e a Prefeitura de Rio Branco possuem muitos projetos em parceria. Um deles, é o Família Acolhedora. 

Também estavam presentes na reunião de hoje o secretário de Finanças, Wilson Leite, o procurador-geral do Município, Joseney Cordeiro e o procurador municipal, Waldir Gonçalves.

Com a visita, os representantes do Judiciário e do órgão municipal dialogaram ações administrativas para o ano de 2024.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo