Conecte-se conosco

Acre

Prefeito de Xapuri realiza encontro com moradores e produtores na zona rural

Publicado

em

DSCN7276

Assessoria de Comunicação – PMX

Distante 72 Km do centro da Cidade, onde o acesso é pela Estrada Petrópolis,  a Comunidade do Espalha se reuniu com o prefeito Marcinho Miranda, Secretário da SEMINFRA, assessores e com o vereador Iran Vasconcelos (PMDB). Na oportunidade muitos assuntos foram discutidos e sugeridos por representantes de Sindicatos, Associações e Moradores.

Ouvindo os representantes de Sindicatos, Associações e moradores da Comunidade, um dos maiores problemas é com relação as condições do Ramal, que para todos e todas presentes é uma das prioridades diante de muitas outras.

Outras reivindicações da comunidade é com relação ao Transporte Escolar e Escoamento dos Produtos, Energia Elétrica, Merendeira, Telefone Rural e Atendimento á Saúde.

A Comunidade de São Matheus, representado pelo Agricultor Manoel Rodrigues da Silva, apresentou durante o encontro um oficio enviado a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, requerendo que fosse deslocado um caminhão para que os produtores tivessem como expor seus produtos na feira da cidade, solicitou do prefeito que intermediasse essa solicitação junto ao Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento.

“Estamos muito alegre e honrados em estarmos reunindo de frente com o prefeito Marcinho Miranda, secretário, assessores e com o vereador Iran Vasconcelos, há anos que nenhuma autoridade se fez presente junto à essa comunidade para buscarmos alternativas de melhorias para um povo tão trabalhador e dedicado. Nosso ramal está praticamente intrafegável, pois os ex-prefeitos não fizeram um trabalho de responsabilidade ou seja de qualidade. Sabemos também que é cedo para cobrarmos algo de uma prefeitura quase toda sucateada, principalmente nos seus maquinários (tratores, caminhões, caçambas).

Estamos muito contente com a sua presença e com a atenção que foi dada junto aos produtores e moradores. Sabemos que vosso prefeito irá se dedicar para nos ajudarmos, pois estamos sofrendo há muito tempo, pois pouca coisa foi feita nessa comunidade e quando fazem é serviços de péssimas qualidades e eleitoreira, que só servem para enganar. Esperamos que a sua administração seja sincera, honesta e acima de tudo que valoriza o ser humano, e pode contar com a nossa confiança e apoio prefeito”, disse o Sr. Rivaldo Gomes de Souza (Coordenador do Encontro).

DSCN7283

“Sabemos das dificuldades na qual essa comunidade vem passando, dificuldades essa que há anos vem se arrastando e que nunca procuraram pelo menos amenizar os problemas mais cruciais.

Fiz questão de acompanhar o prefeito Marcinho Miranda, secretário e assessores nesse encontro, saber da real situação em que se encontra essa tão aguerrida comunidade, uma das comunidades mais distante da cidade. Jamais vou esquecer dos compromissos que tivemos, eu e o prefeito com vocês na campanha de 2012 e vamos na medida do possível cumprir.

A prefeitura, eu e a comunidade juntos, já demos inicio um de nossos compromissos que é a realização de atividades de Esporte e Lazer, com a realização do Campeonato de Futebol dessa Regional e futuramente vem mais atividades em todas as áreas.

Meu mandato está a disposição de todos vocês e que junto com o prefeito Marcinho Miranda buscaremos melhorias para toda a população da Cidade de Xapuri, sabemos que estamos apenas cinco meses de mandato e muita coisa melhorou e podem ficar na certeza que muita coisa irá melhorar muito mais, principalmente nas comunidades da zona rural, sempre estarei requerendo do prefeito melhorias e sendo parceiro na busca de uma cidade muito mais desenvolvida, vamos tirar Xapuri do atraso e do abandono”, falou o Vereador Iran Vasconcelos.

Estaremos juntos com a equipe da SEMINFRA de prontidão em tudo que for de necessário para ajudar essa comunidade, uma comunidade tão distante do centro da Cidade que precisa de toda a nossa atenção.

Estamos recuperando algumas máquinas, caminhões e outros equipamentos para quando iniciarmos os trabalhos nessa comunidade, tenhamos condições de realizar um trabalho que realmente surja efeito não só no verão como também no inverno.

É nossa meta de darmos total atenção aos ramais durante a gestão do prefeito Marcinho Miranda e do Vice Ailton Menezes.

Podem contar conosco e a nossa secretaria estará sempre a disposição para juntos procurarmos beneficiar os (as) produtores (as) e moradores (as) de todas as localidades de nosso municipio, pois é uma determinação do prefeito em valorizar as comunidades da zona rural – disse o secretário da SEMINFRA, Alécio Miranda.

Depois de quase 04 (quatro) horas de reunião, o prefeito Marcinho Miranda, Secretário da SEMINFRA, Assessores e o Vereador Iran Vasconcelos ouviram atentamente as reivindicações e sugestões dos (as) produtores (as) e moradores (as), que na oportunidade foi uma sugestão do próprio prefeito em primeiro ouvir a comunidade.

“Quero agradecer a Deus por mais esse momento e as pessoas que estão nesse encontro. É com muita satisfação e alegria em retornar a essa comunidade, agora como prefeito na busca de termos um encontro que visa buscar alternativas para a realizações de trabalhos a serem executados nessa comunidade, conforme as condições da prefeitura. Já começamos a fazer alguns trabalhos nessa região, a primeira foi com relação a parceria que tivemos com a equipe da Eletrobrás, Associação e Moradores na podagem, limpeza e manutenção do ramal, uma vez que estavam prejudicando á todos (as) com a falta diariamente da energia elétrica, pois estavam danificando as fiações e postes.

Desde março estamos amenizando os pontos mais críticos nos ramais, desde o Bairro da Sibéria até a comunidade do São João do Guarani, vamos dar nossa contribuição na maior festa dessa região, uma festa que é tradicional em nosso Município que reúne inúmeras famílias e turistas de nossa e outras cidades. Para que a Festa seja mais tranquila e bonita precisamos trabalhar nos pontos mais críticos e darmos segurança e comodidade aos que irão participar do evento.

Nosso compromisso com essa comunidade é que logo após os trabalhos que estão sendo executados da Sibéria até a comunidade do Guarani, vamos continuar até esse local, conforme vistoria não irá ser preciso trabalhar em toda a extensão e sim nos pontos mais críticos. Podem ter certeza que jamais esquecerei daqueles que se dedicam e trabalham arduamente para o desenvolvimento de nosso município.

Com relação ao transporte escolar e merendeira, solicitarei ao Secretário Municipal de Educação que entre em contato com o órgão responsável para buscar uma solução, já que não é de nossa responsabilidade, mas que vamos intermediar esse problema. Outra reivindicação da comunidade é com relação ao transporte dos produtos, pois iremos nos reunir com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para que todos seja beneficiados,  já que é um programa de nosso governo em atender todas as comunidades com relação ao escoamento dos seus produtos até a cidade.

Para finalizar, quero dizer à todos vocês, que pegamos uma prefeitura um tanto quanto não se esperava, quase toda sucateada e com muitas dividas, mas que aos poucos estamos amenizando os graves problemas, mas não deixamos de trabalhar um só minuto, fazendo tudo dentro de nossas possibilidades  e que quando sairmos dessas questões obscuras, iremos melhorar em muito nossas ações e metas.

Sou uma pessoa do campo, nasci, trabalhei e continuo trabalhando, procurarei na medida do possível trazer benefícios que vocês merecem e são merecedores. Solicito de cada um de vocês que tenham um pouco de paciência, ainda estamos arrumando a casa e quando a nossa situação melhorar só quem vai ganhar é o povo da Cidade de Xapuri.

Não sou de prometer nada, pois serei um administrador que trabalha e irá trabalhar com a verdade dentro de minhas possibilidades e da estrutura, trabalharei sempre em conjunto com todas as comunidades da cidade, serei um administrador que primeiro irei ao encontro das comunidades ouvir as reivindicações, sugestões, presenciar de perto as dificuldades existentes e juntos procuramos meios de solucionarmos quaisquer que seja os problemas.  Agradeço pelo carinho e atenção de todos e que Deus abençoe e ilumine cada família dessa comunidade “. Finalizou o prefeito Marcinho Miranda.

Comentários

Acre

Acre e Mato Grosso do Sul são os únicos que não reduziram o ICMS dos combustíveis ainda

Publicado

em

Por Leônidas Badaró

Aparentemente, o Acre deverá ser o último Estado a decretar a redução do ICMS sobre os combustíveis. Até esta quarta-feira (6) somente Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí não haviam anunciado mudanças -mas, fora o Acre e Mato Grosso do Sul, os demais já tinham medida encaminhada.

As informações eram de que o governo do Acre aguardava decisão do Supremo Tribunal Federal na questão. Cobrado por populares e pressionado por deputados e lideranças políticas, o governador Gladson Cameli rechaçou que não baixará o imposto.

O deputado Roberto Duarte é um dos que mais estão cobrando o governador publicamente mas estas acontecem de modo reservado. Apesar da posição de Gladson e das pressões, nenhuma autoridade do Estado veio à público para fazer alguma previsão.

Comentários

Continue lendo

Acre

CÂNCER DE MAMA: Acre registra 4 mil mamografias de janeiro a abril de 2022

Publicado

em

O Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Reportagem Ândrea Malcher portal Brasil 61

Pesadelo de muitas mulheres, o câncer de mama pode ser detectado precocemente com o autoexame e exames clínicos periódicos.  No estado do Acre, já foram realizadas  4 mil mamografias nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de janeiro a abril de 2022. Destes exames, 169 apresentaram risco elevado e as mulheres terão de fazer exames complementares.

Em âmbito nacional, de janeiro a abril de 2022, foram realizados 977 mil exames de mamografia. Para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, o SUS dispõe de 317 unidades e centros de assistência habilitados para tratamento oncológico.

Entre 2020 e 2021, o Ministério da Saúde investiu mais de R$ 196,7 milhões em 4,5 milhões de exames de mamografia para  rastreamento e diagnóstico da doença e aplicou mais de R$5,7 milhões em 6,5 mil reconstruções mamárias e destinou mais de R$ 10,5 milhões em 25,1 mil cirurgias para o tratamento de câncer de mama.

Segundo o Sistema de Informações de Câncer (SISCAN), em 2020, o SUS realizou cerca de 1,8 milhão de mamografias no país. Em 2021, este número saltou para   mais de 2,6 milhões, um aumento de 44,44%.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 66 mil novos casos de câncer de mama para o ano de 2022 no Brasil. Por isso é muito importante que as mulheres mantenham o acompanhamento integral na Atenção Primária à Saúde e realizem  o exame de rastreamento na periodicidade adequada, além de adotarem a estratégia de conscientização, estando mais atentas ao conhecimento do seu corpo, como os aspectos normais das mamas e reconhecimento de alterações suspeitas, para que possam  procurar um serviço de saúde o mais cedo possível.. Como outros tipos de câncer, a detecção precoce é fundamental para um tratamento de sucesso.

O exame clínico, o rastreamento por meio da mamografia e a identificação dos sinais e sintomas suspeitos são parte das estratégias para detecção precoce do câncer de mama. A mamografia é ofertada de forma gratuita pelo SUS, sendo recomendada como exame de rastreamento para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Mulheres consideradas de alto risco devem ter avaliação e conduta individualizadas.
“O câncer de mama leva de seis a 10 anos para atingir o tamanho de um centímetro, o que equivale a uma bolinha de gude. Mas a partir dali, ele cresce rapidamente. Existem casos onde as pacientes chegam aqui com o câncer avançado, correndo o risco de perder as mamas ou falecer. Por isso é importante as mulheres fazerem os exames clínicos com a mamografia”, orienta o mastologista e diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Gerson Mourão.

Atenção integral

Principal porta de entrada do SUS, a Atenção Primária à Saúde promove ações de saúde individuais, familiares e coletivas para prevenir e detectar precocemente o câncer de mama. A mamografia é solicitada durante a consulta com o profissional de saúde na Unidade Básica de Saúde, devendo ser acompanhada do exame clínico das mamas.

Além de se fazer a solicitação da mamografia de rastreamento como o método de detecção precoce do câncer de mama, também se trabalha a questão de sinais e sintomas do câncer de mama junto às mulheres e também formas de prevenção primária, como o estímulo a prática de atividade física, a manutenção de um peso saudável, alimentação adequada e saudável também rica em alimentos in natura, pobre em ultraprocessados”, ressalta a coordenadora-geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo, Patrícia Izetti.

Os centros oncológicos integram a rede SUS e oferecem assistência especializada e integral, atuando no diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer de mama..  Confira a listagem de hospitais credenciados no site do Inca, encontre a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência ou procure a secretaria de saúde do seu estado para mais informações.

CÂNCER DE MAMA: Sinais e sintomas (Fonte: Inca)

●    Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
●    Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja;
●    Alterações no mamilo (bico do peito);
●   Nódulos aumentados nas axilas ;
●    Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde: gov.br/saude. Ou entre em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), pelos telefones (68) 3215-2670 e 3215-2619.

Comentários

Continue lendo

Acre

STJ confirma exigência de exame toxicológico para renovação de CNH

Publicado

em

Nova Carteira Nacional de Habilitação – Foto por: Lidiana Cuiabano

Recurso foi apresentado pela União em defesa do CTB

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a regra do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que exige a comprovação de exame toxicológico negativo para obtenção e renovação das categorias  C, D e E  da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O julgamento foi realizado em 8 de junho pela Primeira Seção do STJ. O acórdão da decisão foi publicado no dia 15 de junho.

Os ministros atenderam um recurso apresentado pela União em defesa do CTB e derrubaram decisões da Justiça Federal que suspenderam a exigência do exame negativo.

Pelo texto do acórdão do julgamento ficou definido que, “a obrigatoriedade de apresentação de resultado negativo no exame toxicológico de larga detecção está vinculada às categorias de habilitação, e não a parâmetros associados à atividade profissional do condutor”.

O entendimento deverá ser aplicado em outros casos semelhantes que estão em tramitação no Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Em alta