Extra
Prefeito Sérgio Lopes garante apoio a Grupo de Voluntárias da ANFIBRO de Epitaciolândia
O prefeito em Sérgio Lopes recebeu na manhã desta quinta-feira dia 12, um Grupo de voluntárias da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas – ANFIBRO compostas pelas Senhoras: Izabel Eduino, Jaqueline Brasil, Olinda Morais, Francisca Dulcélia, Elaine Lubiana e Mila Pacherres.
Uma das principais reivindicações é as prioridades para as pessoas portadoras de Fibromialgia, Lúpus e outras doenças neurológicas, na hora de acessar filas de bancos, Centros de Saúde Etc. bem como locais privativos como estacionamento. Segunda elas devido à doença se torna muito difícil permanecer por muito tempo em uma fila.
As voluntárias solicitou então o apoio por parte do prefeito Sérgio Lopes, por acreditar que ele possa ajudar mesmo sabendo que essas doenças se encaixam na categoria média e alta complexibilidade, e dever do Estado, porém teve a garantia por parte do chefe do executivo a garantia de apoio dentro das possibilidades da prefeitura.
Após ouvir as reivindicações o prefeito comprometeu-se em analisar a possibilidade de ampliação da oferta de alguns serviços para atender com mais eficiência e comodidade os pacientes da fibromialgia e outras doenças ligada a essa categoria. Além disso, as solicitações feitas pelo grupo também receberão atenção minuciosa, a fim de buscar alternativas para viabilizá-las.
“O diálogo com os cidadãos é um grande instrumento para nos levar a conhecer a sua realidade e buscar juntos a construção das melhorias. Hoje, tivemos o prazer de receber de mulheres voluntárias da ANFIBRO, estamos aqui à disposição para ajudar dentro daquilo que for possível pelo município.” Frisou o prefeito.
A Fibromialgia é uma doença hematológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor estão associadas a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.
Comentários

Extra
Polícia Civil Xapuri prende contrabandista com carga cigarros da Bolívia
A Delegacia de Polícia Civil de Xapuri prendeu nesta sexta-feira, 27, um homem que transportava 200 pacotes de cigarros produto de descaminho, adquiridos na Bolívia.
Gustavo Neves, titular da Delegacia de Xapuri, disse que os cigarros eram destinados a abastecer o comércio local.
A equipe de investigação coordenada pelo Inspetor Investigador Eurico Feitosa viu um táxi entrando na cidade em atitude suspeita e mandou que o veículo parasse, mas o condutor do veículo não obedeceu e passou pelos policiais em alta velocidade.
Houve perseguição do veículo e minutos depois os policiais civis conseguiram alcançar o táxi. Foram encontradas diversas caixas de cigarros no porta-malas do carro. O motorista do veículo foi levado para a delegacia e a carga de cigarros foi apreendida.
Comentários
Extra
IRPF 2022: Mais de 79 mil entregaram a declaração no Acre
Prazo termina dia 31 de maio
Até as 10h de hoje, 27/05, 79.315 contribuintes entregaram a declaração em todo o estado do Acre, o que corresponde a 91,4% do esperado que é de 86.764 declarações. Já na 2ª Região Fiscal, que é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, 1.359.267 contribuintes cumpriram a obrigação Federal.
Lotes de Restituição
Mensalmente a Receita Federal recebe da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários. A inclusão de contribuintes nesses lotes obedece aos seguintes critérios legais:
- idosos;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- demais contribuintes.
Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.
Lotes de 2022
Lote |
Data |
Selic |
Declarações transmitidas até* |
1º | 31/05/2022 | 0,00% | |
2º | 30/06/2022 | 1,00% | |
3º | 30/07/2022 | ||
4º | 31/08/2022 | ||
5º | 30/09/2022 |
. Data válida para as declarações processadas e sem pendência(s).
. A data de transmissão considerada é a da última declaração transmitida.
É bom alertar que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).
Não deixe para o último dia e evite multa.
Se ainda restarem dúvidas, acesse o perguntão
Comentários
Extra
Governo participa de reunião para implantação do Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional
Na reunião foi solicitada a facilitação de acessos aos aeroportos vizinhos, do Peru e da Bolívia
O governo do Estado participou nesta quinta-feira, 26, na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de uma reunião para avaliação das operações das forças-tarefas deflagradas nas regiões do Alto e Baixo Acre, no período de 5 de abril a 23 de maio, e também para tratativas de implantação do Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional (GGIF-I).

Reunião contou com a participação do govenador e de representantes dos países Bolívia e Peru. Foto: Diego Gurgel/Secom
O Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional GGIF-I visa integrar as forças de segurança pública que atuam nas regiões fronteiriças do Acre e do Departamento de Pando, na Bolívia, e tem o objetivo comum de prevenir e reprimir o narcotráfico, crimes ambientais, tráfico de pessoas, contrabando e descaminho.
O encontro é fruto de uma tratativa firmada com o governo boliviano em uma reunião realizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no dia 20 de abril deste ano, com as participações do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, e o ministro de governo plurinacional daquele país, Carlos Eduardo Del Castillo, quando trataram da segurança transfronteiriça, envolvendo os dois países, principalmente em área abrangente à região do Alto Acre, pelo lado brasileiro, resultando na deliberação de proposições voltadas à prevenção e combate aos crimes transfronteiriços, em Carta de Intenções celebrada pelas autoridades brasileiras e a cúpula do governo boliviano voltada à área de segurança.

Governador agradeceu a presença de todos e destacou a importância da cooperação entre os países. Foto: Diego Gurgel/ Secom
O governador Gladson Cameli destacou, quanto às fronteiras, a importância de se diminuir cada vez mais o contrabando de veículos e aproveitou a oportunidade para pedir um acesso mais facilitado aos aeroportos vizinhos dos países representados na reunião, Peru e Bolívia, para possíveis emergências, tanto para o âmbito da segurança, quanto para o âmbito da saúde, dentre outros.
“Aqui mostra-se de fato e de direito o compromisso do governo peruano, do governo boliviano, do governo do Acre, por meio da Secretaria de Segurança, juntamente com o nosso governo federal. Aqui são várias pautas que se iniciam voltadas à segurança e vão abrir portas para, futuramente, alinharmos com a questão de transporte aéreo”, destacou o governador.
O titular da Sejusp explica que houve um recuo nos números dos indicadores de violência registrados na região do Alto Acre, e também a produção integrada de conhecimento, por meio de cursos e capacitações, troca de tecnologias, dentre outros.

Principal objetivo das ações é o combate aos crimes transfronteiriços. Foto: Diego Gurgel/ Secom
“Há uma coordenação conjunta das ações de combate aos crimes transfronteiriços que passa a ser institucionalizado, com assento de autoridades locais e bolivianas. O objetivo maior é o combate a esses crimes, explicou o secretário.
Acrescentou ainda que, com essas medidas, as ações passam a ser coordenadas com conhecimento prévio das duas forças policiais que atuam na região, os alvos são definidos e, o mais importante, a disponibilização mútua de dispositivos inteligentes de acesso à informação e consulta a banco de dados garantirão uma condição diferenciada.
O Peru, representado pelo general Luís Alberto Cotrina, veio conhecer a experiência para, se possível, aderir à proposta de gestão de fronteira. Na ocasião, várias autoridades presentes foram homenageadas.
Comentários
-
Flash1 dia atrás
Vídeo: PRF encontra mais de 400 quilos de cocaína em carga de biscoitos
-
Acre2 dias atrás
Árvore cai em cima de barco, deixa jovem morta, idoso ferido e mais uma vítima está desaparecida no AC
-
Extra11 horas atrás
Polícia Civil Xapuri prende contrabandista com carga cigarros da Bolívia
-
Flash3 horas atrás
Em menos de 24 horas, ação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional recupera, na Bolívia, caminhonete roubada em Rio Branco
-
Flash1 dia atrás
Tem “bichinhos” no meu arroz! saiba como proceder
-
Flash1 dia atrás
Delegado diz que vídeos de grupo armado são antigos e devem ser da região do Juruá
-
Acre1 dia atrás
Preocupados com impactos de estrada entre Acre e Peru, indígenas fazem caminhada em protesto contra a obra
-
Flash1 dia atrás
Criança de 1 ano morre afogada enquanto brincava dentro de caixa d’água em Acrelândia