DSC_5670

WILIANDRO DERZE, Semcom PMB

O prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes participou da aula de conclusão do curso de tratorista realizado nas associações Água Branca e Porongaba pelas secretarias municipais de Agricultura e Ação Social em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.

O curso de tratoristas tem o objetivo de qualificar os produtores interessados em operar os maquinários pesados para auxiliar na produção rural. Atendendo a solicitação da comunidade que cobrava a anos do município o incentivo para a realização do curso.

Para o prefeito Everaldo Gomes o curso de tratoristas vai garantir mais uma renda aos produtores e aperfeiçoar os mesmo na prática de conduzir os maquinários no suporte às atividades da produção.

“Estamos desde ano passado levando cursos de formação profissional aos nossos produtores rurais para garantir a qualificação profissional. Ações em parceria como estas com o Senar só ajuda termos uma zona rural capacitada para produzir e gerar renda. Realizando o curso de tratorista os produtores estarão aptos a trabalhar com os tratores que utilizam colheitadeira, esparramadeira, plantadeira entre outros equipamentos de suporte a produção. As secretarias municipais de Agricultura e Ação Social estão trabalhando em conjunto para identificar as necessidades, e estamos contemplando nossa população rural com parcerias com o Senar”, destacou o prefeito.

DSC_5902

O curso realizado na associação Água Branca foi prestigiado pela comunidade e a primeira dama do município Marissanta Rodrigues que é secretária de Ação Social. Participou também do encerramento do curso a secretária de Agricultura Ana Cleise Alves.

O presidente da unificação da associação Água Branca, João Baiano agradeceu ao prefeito e ao supervisor do Senar Marcelo Diógenes pelo curso ser levado até a comunidade do km 19 e adjacências.

“Este curso era muito esperado pela comunidade e principalmente pelos produtores da região. Com esse curso muitos estão preparados para garantir os serviços nas áreas da produção. Temos um trator doado pela prefeitura e precisávamos de pessoas para operar. E agora temos pessoas capacitadas graças ao empenho da prefeitura e apoio do Senar”, disse João Baiano.

A secretária de Ação Social ressaltou o esforço que vem sendo feito para garantir os cursos mais solicitados pela população rural.

DSC_5872

Segundo a secretária de Agricultura o curso vem garantir o apoio que a prefeitura muitas vezes não tem como fornecer aos produtores.

“Muitas vezes não temos tratoristas e com este curso vamos obter parcerias para que os investimentos sejam feitos para a produção de nossa população rural. Assim, como estamos possibilitando uma nova profissão aos produtores”, frisou Ana.

Outra comunidade contemplada com o curso foi no ramal do Porongaba que reuniu as associações Alegria do Carmem, Jesus Mathias, Do T e Das 4 Bocas, que também foram contempladas com implementos agrícolas como colheitadeira, plantadeira, cultivador, esparramadeira e adubadeira.

Na associação do Porongaba o curso foi realizado para 15 produtores rurais com carga horária de 60 horas. O instrutor do curso oferecido pela Prefeitura e apoio do Senar foi ministrado pelo Roberto Souza.

As ações de levar cursos de e aprendizagem também na área profissional ajuda a garantir renda e mais oportunidade a toda a população da região contemplada.

DSC_5910

DSC_5921 (1)

Comentários