Conecte-se conosco

Extra 2

Prefeitura de Brasileia intensifica ação de combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado

em

Com o crescente número de casos de dengue, acompanhado dos casos da covid-19, em toda a regional do Alto Acre e em Cobija-Bolívia, a Prefeitura de Brasileia articulou junto ao Governo do Acre e ao Ministério da Saúde (MS), a vinda do carro com o fumacê para realizar a dedetização nos bairros da cidade.

O fumacê é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a Chikungunya.

O cronograma de dedetização da cidade foi elaborado conforme o levantamento realizado pelo setor de endemias que identificaram os bairros com os maiores índices da doença na cidade.

O secretário municipal de saúde, Joãozinho Melo, falou a respeito da parceria e da ação realizada durante os três dias. “Essa é uma atividade que já vem sendo articulada desde de fevereiro, quando foi realizada uma reunião no Centro Cultural com representantes do MS e da Sesacre e os prefeitos do Alto Acre. Foram 3 dias de fumacê em 10 bairros de Brasileia, iniciando os trabalhos as 4hr da manhã parando às 8hr e retornando no período da tarde às 16hr seguindo até a noite”, falou Joãozinho Melo.

Após o período de duas semanas, a equipe retorna ao município para fazer o segundo ciclo de combate ao mosquito e assim diminuir os casos na regional. A operação é realizada simultaneamente com outras cidades vizinhas do Alto Acre, e visa baixar o máximo o número de casos da doença.

Comentários

Extra 2

Prefeito Sérgio Lopes assina ordem de serviço para renovação de praça e construção de Portal em Epitaciolândia

Publicado

em

Obras são proveniente de emendas do deputado federal Léo de Brito no valor total de R$ 600 mil

O prefeito do município de Epitaciolandia, Sérgio Lopes, na companhia do deputado federal Léo de Brito, com os demais convidados, assinaram a ordem de serviço para e revitalização da praça 28 de abril, localizada ao lado da rodoviária e construção do novo portal de entrada do município.

A presença do deputado federal Léo de Brito, dar- se-á ao repasse na ordem de R$ 600 mil reais para as duas obras. O novo espaço será entregue aos munícipes com uma quadra esportiva, dando mais opções na prática esportiva aos jovens e adultos.

Segundo o gestor, “esse novo espaço será de fundamental importância aos munícipes e só temos que agradecer os parlamentares que vem direcionando essas emendas e somos muitos gratos”, destacou Sérgio Lopes.

Também estiveram presentes, o vice prefeito Professor Soares, vereadores, Primeira Dama Aline Saldanha, Secretaria de sobras Wenderson Philipe e convidados.

Também falou sobre o espaço dedicado aos expositores que serão transferidos para outro ponto próximo à praça. Segundo o prefeito, algumas tratativas já foram definidas e outras estão em andamento para que ninguém seja prejudicado.

A revitalização da praça 28 de Abril terá um prazo de seis meses para ser concluída. “A expectativa é grande para que possamos entregar o mais breve possível e que ande no mesmo passo que está o novo prédio da Secretaria de Educação”, pontuou o meu prefeito.

Comentários

Continue lendo

Extra 2

Prefeitura de Assis Brasil realiza entrega de mais de 100 mil mudas de café a produtores rurais de Assis Brasil

Publicado

em

Desde o início do mês de dezembro, a prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vem realizando a entrega de mudas de café, produzidas no viveiro municipal. Até o momento quase 30 mil mudas já chegaram nas propriedades onde serão plantadas, beneficiando cerca de 30 produtores que juntos irão cultivar aproximadamente 40 hectares de café clonal.

“Mesmo no período chuvoso estamos garantindo, por determinação do nosso prefeito, a entrega das mudas de café produzidas no viveiro local. Será o maior plantio da espécie já realizado na região, o que em poucos anos irá colocar Assis Brasil entre os principais produtores de café do Acre”, comentou Waldemir Costa, secretário de agricultura do município.

No total foram cultivadas no viveiro municipal cerca de 130 mil mudas. Isso foi possível graças a parceria com um grupo de produtores rurais e a contribuição do técnico Thesco, especialista em produção de café que veio do município de Acrelândia para transferir conhecimento aos produtores de Assis Brasil.

Além do viveiro de mudas, Assis Brasil também conta com uma máquina beneficiadora do produto. O equipamento foi encontrado abandonado pela nova gestão ainda nos primeiros meses de mandato. O prefeito Jerry determinou a imediata montagem e recuperação da máquina, realizando parceria com a SEPA e os produtores de café do município. Em poucos meses o equipamento estava pronto e em 2021 beneficiou cerca de 400 sacas de café, agregando valor ao produto e garantindo a comercialização aqui mesmo no município.

Com as mudas cultivadas em 2021 no viveiro municipal, cerca de 40 hectares de café serão cultivadas a partir deste ano de 2022. São aproximadamente 30 produtores locais que estão estimulados e acreditando que irão mudar de vida com a produção de café, o que já é realidade em municípios acreanos como Mâncio Lima e Acrelândia.

Comentários

Continue lendo

Extra 2

Acre é o único Estado do Brasil em alta no número de novas mortes por Covid-19

Publicado

em

Mesmo com o alto índice de mortes, o Acre ainda segue com um percentual de ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva

Imagem ilustrativa

O consórcio nacional de veículos de imprensa apontou nesta terça-feira (6) que o Acre é o único Estado do país que está em alta no número de novas mortes por covid-19.

O aumento foi de 62%, que é uma variação da média dos 7 últimos dias em relação à média de duas semanas atrás.

Outras 9 unidades estão em estabilidade e 16, além do Distrito Federal, estão em queda.

Nesta segunda-feira (5), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) registrou 5 notificações de óbitos pela doença em 24 horas.

Ocupações dos hospitais

Mesmo com o alto índice de mortes, o Acre ainda segue com um percentual de ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fora da zona de risco, com 26,42%, de acordo com o último boletim.

Os leitos clínicos comuns estão com 13,83% de ocupação.

Comentários

Continue lendo

Em alta