A prefeitura de Brasileia através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizou do dia 19 a 22 mais uma etapa da campanha de Imunização Contra Influenza (gripe), na área rural de Brasileia.

As equipes estiveram nos quilômetros 75 associação João Barbosa, Km 88 escola do Jacuí, Km 52 escola Raimunda Flores, Km 5 porongaba, Km 19 Posto de Saúde, Km 59 escola Fugêncio de Paiva e Km 18 ramal do Eletra.

A vacina já está disponível nos postos de saúde desde terça-feira 17 e segue até 1º de junho, com ênfase no dia 12 de maio quando será realizado o dia D. O público alvo da vacinação são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Grávidas; Puérpera até 45 dias pós parto; Idosos; Profissionais da saúde.

“Todas as equipes de agentes de saúde têm se esforçado para alcançar a meta estipulada da cota de vacinação, superando todas as dificuldades naturais e ramais de difícil acesso com objetivo de levar saúde para população”, finalizou Vania Carolina, Coordenadora Educacional de Saúde de Brasileia.

Como se Prevenir?

Lave e higienize as mãos com frequência; Utilize lenço descartável para higiene nasal; Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evite tocar mucosas de nariz, olhos e boca; Não compartilhe objetos de uso pessoal; Evite contato próximo com pessoas que estejam com gripe.

Diante dos primeiros sintomas procure logo o médico. Normalmente, começa com uma febre alta, seguida d dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante.

Comentários