Secretária de Ação Social de Epitaciolândia, Leanne Hassem, agradeceu e destacou a presença de todos no evento - Foto: Rosângela Falceti/Assessoria
Secretária de Ação Social de Epitaciolândia, Leanne Hassem, agradeceu e destacou a presença de todos no evento – Foto: Rosângela Falceti/Assessoria

Da redação, com Assessoria

Aconteceu na cidade de Epitaciolândia nesta sexta-feira, dia 10, a IV Conferência Regional dos Direitos do Idoso, sob o tema ‘Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por Um Brasil de todas as Idades, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social do Município.

O Evento contou com a participação do prefeito André Hassem, a secretaria de Ação Social e primeira dama, Leanne Hassem, com o palestrante convidado, o Senhor Tupinambá, representante do Exército Brasileiro, secretários, vereadores e da Secretária de Ação Social de Brasiléia, Marisanta Rodrigues.

Também estiveram presente, os idosos dos dois Municípios, além dos Assistentes Sociais. O evento tem como objetivo de propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa.

DSC_0552

A Constituição Federal de 1988 no artigo 1º, inciso III, apresenta o fundamento da dignidade da pessoa. Já no artigo 3º estipula que um dos objetivos fundamentais é o de promover o bem de todos, sem preconceito ou discriminação em fase da idade do cidadão.

A Conferência pede ações integradas para garantir o envelhecimento ativo do idoso e fortalecer a sua importância na sociedade. Os programas, projetos e ações voltados para o atendimento ao idoso baseia-se no conceito de “envelhecimento ativo” no seu fortalecimento e protagonismo.

“São essa pessoas que ajudaram a construir nossas cidades e a história de Brasiléia e Epitaciolândia. Através dos Conselhos, debates e planejamentos, estaremos levando ao encontro estadual e por final, em Brasília, para que possamos dar uma vida digna”, disse André Hassem.

Epitaciolândia é o Município que está representando a Região Norte e levando ao Ministro da Saúde em Brasília, onde foi atestado que as ações de atividades físicas e acompanhamento técnico de enfermagem, conseguiram controlar e reduzir a medicação destinadas à eles, obtendo o reconhecimento.

Comentários