DSC_0469

Da Assessoria

A prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria de Produção trouxeram para o município, a 1ª Caravana da Sustentabilidade Agrícola, que passará 20 dias no município atendendo todas as comunidades rurais.

Para o Prefeito André Hassem, essa Caravana beneficiará em media mais de 1000 produtores rurais, dentre os cursos que serão oferecidos. Esse convenio (785823/2013), foi adquirido através do M APA, fruto das visitas do prefeito à Brasília (DF) e no lançamento estiveram presentes autoridades, vereadores, secretários municipais e a Comunidade Rural.

As comunidades contempladas:

DATAS

Local: comunidade: prata – etapa: 01

Data: 25, 26, 27 e 28 de julho.

Local: comunidade: guajara – etapa: 02

Data: 29, 30, 31 de julho e 01 de agosto.

Local: comunidade: mato grosso: etapa 03

Data: 02.03,04 e 05 de agosto.

Local: comunidade: torre: etapa 04

Data: 06,07,08 e 09 de agosto.

Local: comunidade vila progresso: etapa 05

Data: 10.11.12 e 13 de agosto.

DSC_0402

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS A SEREM REALIZADAS:

– OFICINA COMPOSTAGEM:

OBJETIVO: Ensinar aos agricultores a técnica da compostagem para a produção de adubo orgânico dentro da propriedade rural.

– PALESTRA DE SUSTENTABILIDADE AGRÍCOLA:

OBJETIVO: Sensibilizar os participantes para o tema da agricultura sustentável, de base agroecológica e orgânica, bem como quanto ao plantio direto.

– CURSO DE AGRONEGÓCIOS: ECONOMIA SOLIDÁRIA – ASSOCIATIVISMO:

OBJETIVO: Expor aos participantes os conceitos da Economia Solidária e as vantagens que esse sistema econômico proporciona aos pequenos produtores rurais, bem como incentivar a prática associativista.

– CURSO DE AGRONEGÓCIOS: EMPREENDEDORISMO RURAL:

OBJETIVO: Despertar nos participantes o autoconhecimento como seres empreendedores, através da exposição das características empreendedoras e da motivação para busca de novos desafios.

– OFICINA SUSTENTÁVEL: PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS:

OBJETIVO: Processamento de Alimentos – Capacitar os agricultores as principais técnicas de processamento com vistas à industrialização.

– CURSO DE INFORMATIZAÇÃO NO CAMPO:

OBJETIVO: Ministrar cursos básicos de Word, Excel, Construção e Administração de Blogs e sites.

– CURSO DE AGRONEGÓCIOS: HORTICULTURA:

OBJETIVO: Expor aos agricultores sobre a importância das hortaliças, suas características, sistemas de propagação, avaliação da fertilidade do solo, escolha e preparo da área, manejo de irrigação, adubação orgânica, manejo de doenças e manejo integrado de pragas.

DSC_0398

DSC_0498

Comentários