fbpx
Conecte-se conosco

Acre

“Preservar e produzir” – Ministro Blairo Maggi cumpre agenda oficial na capital acreana

Publicado

em

Para o deputado federal Alan Rick (PRB), existe no Acre uma cultura que está propícia para o desenvolvimento, o cultivo de soja

A sede da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) recebeu nesta segunda-feira (13) o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi. No auditório da instituição foi celebrado o Encontro da Agricultura no Acre, que, além dos representantes políticos, também trouxe à Capital acreana inúmeros produtores que atuam em diversas áreas, incluindo agricultura, pecuária, pesca, suinocultura e fruticultura. Maggi veio ao Acre a convite do senador Gladson Cameli (PP).

Ministro veio a Rio Branco a convite do senador Gladson Cameli e foi recepcionado por autoridades acreanas – Foto: Alexandre Lima

Eduardo Ribeiro, superintendente regional do Incra, destacou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do Estado. “É o que gera o sustento de vários produtores. Cerca de 70% dos alimentos produzidos no Acre vem da agricultura familiar, que beneficia mais de 30 mil famílias”, disse Eduardo.

Representantes políticos acreanos ao lado do Ministro Blairo Maggi – Foto: Alexandre Lima

Para o deputado federal Alan Rick (PRB), existe no Acre uma cultura que está propícia para o desenvolvimento, o cultivo de soja. “São necessários os investimentos, pois de Acrelândia até Porto Acre possuímos áreas para o cultivo da soja, que auxiliaria na geração de empregos”, destacou o deputado.

O senador Gladson Cameli , que fez o convite para o ministro Blairo Maggi vir ao Acre, não se estendeu muito durante sua fala para as mais de 200 pessoas presentes no auditório da Fieac.

“Queremos ouvir nossos produtores, e também queremos que eles falem. É preciso aproveitar essa oportunidade. Passem para o ministro a realidade do nosso Estado. Nós temos que olhar para o amanhã para resolver os problemas que o Acre enfrenta”, disse Cameli.

Assuero Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), enfatizou que a pecuária acreana é de extrema qualidade, mas que o crescimento precisa de intensificação para prosperar e atingir novos mercados, incluindo a produção de grãos: “Os pequenos e médios produtores precisam de apoio para alcançar as tecnologias dos grandes. A vez dos grãos está chegando e precisamos de uma infraestrutura para que os produtores acreditem nesse tipo de cultivo”.

Entre vários pontos debatidos durante o evento, que vão dos investimentos para a produção acreana até questões envolvendo a Ferrovia Transoceânica e a exportação de carne, Blairo Maggi afirmou veemente: “A lei tem que ser para os dois lados: para preservar e para produzir. Queremos que o Brasil seja reconhecido pelos seus investimentos nos próprios recursos, que geram benefícios apenas quando há um projeto de governo com visão”.

Ao falar sobre a construção de uma ferrovia ligando vários estado do Brasil, inclusive o Acre com o Peru, Maggi disse que uma obra desse porte custaria muito caro, e que não sabe se o Brasil estaria preparado, neste momento, para assumir tal despesa. “Se a China bancar a obra, ai é outra coisa”, ponderou.

Presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano Ribeiro da Silva agradeceu o ministro pelo tempo dedicado ao evento. “Ao unir os representantes políticos com os representantes da produção estadual, traçamos uma nova forma de diálogo para que as melhoras e os investimentos cheguem ao Estado”, afirmou Adriano.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC participa de reunião da Rede de Ouvidorias do Ministério Público

Publicado

em

Por

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, participou nesta quinta-feira, 18, da primeira reunião ordinária de 2024 da Rede de Ouvidorias do Ministério Público.

A reunião, realizada no plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi o primeiro encontro da rede na gestão da atual ouvidora nacional, conselheira Ivana Cei, e contou com a participação presencial e remota dos ouvidores-gerais dos MPs, dos procuradores-gerais de Justiça e dos conselheiros do CNMP. Representando a Ouvidoria-Geral do MPAC, esteve presente o ouvidor-geral substituto, promotor de Justiça Romeu Cordeiro.

Na ocasião, foram tratados assuntos estratégicos para a atuação da Rede de Ouvidorias neste ano, entre os quais a apresentação e discussão do Plano de Gestão para 2024; da estratégia de atuação das Ouvidorias nas Eleições de 2024, a partir da experiência das Eleições de 2022; e das proposições do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP).

A ouvidora nacional e conselheira do CNMP apresentou a proposta de atuação da Ouvidoria Nacional, correspondente ao período de março de 2024 a abril de 2025, com o objetivo de debater as ações apresentadas e ouvir contribuições dos participantes, respeitando suas experiências e o diálogo com o sistema de ouvidorias do MP.

Ivana Cei também anunciou, na reunião, a apresentação do plano de trabalho do Sebrae relativo ao protocolo de intenções que foi assinado no ano passado com o CNMP, para promover ações de prevenção e combate à violência contra a mulher. O plano foi apresentado pela diretora nacional de Finanças do Sebrae, Margarete de Castro Coelho.

Além do procurador-geral de Justiça e do ouvidor-geral substituto, pelo MPAC também esteve presente o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza.

Com informações do CNMP
Fotos: Sergio Almeida (Secom/CNMP)

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco e Compir realizam encontro sobre letramento racial

Publicado

em

Por

Na manhã dessa quinta-feira (18), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), órgão vinculado à Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou um encontro formativo no Museu dos Povos Acreanos.

Com o tema central o “Letramento Racial Crítico”, o evento contou com a presença de representantes do Compir, da sociedade civil, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e da Prefeitura de Rio Branco, além de outros atores das políticas de direitos humanos.

O encontro foi ministrado pelos mestres, Andressa Queiroz e Danilo Rodrigues, ambos da Universidade Federal do Acre (Ufac), representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac).

Durante as palestras, os professores abordaram questões relacionadas ao racismo estrutural e institucional, destacando a necessidade de enfrentamento por meio de políticas públicas e conscientização social coletiva.

“Agradecemos a parceria do Compir na realização desse encontro educativo que promove entendimento sobre as relações raciais presentes na sociedade, preconceitos, discriminações e injustiças, além de valorizar a equidade entre as pessoas”, afirmou Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da SASDH.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito assina ordem de serviço para revitalização da unidade de saúde no Rui Lino

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou assinatura da ordem de serviço para reforma da UBS Francisco Eduardo Paiva. A reforma completa será executada pela prefeitura através de empresas terceirizadas de construção civil. Os serviços vão desde a troca do forro, parte elétrica, portas, pias, melhoramento da acessibilidade entre outros serviços.

Antágoras: “A reforma vem para otimizar os serviços” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“A reforma vem para otimizar a oferta dos serviços. Vamos ter a oportunidade de separar alguns serviços, de ofertar os serviços um pouquinho melhor pra comunidade, ampliar a oferta de serviços. Então, o prédio necessita de várias intervenções, desde a parte de pintura, de troca de pias, reforma de banheiros, enfim”, destacou o diretor da Unidade, Antágoras Mesquita.

A obra é fruto de emenda da ex-deputada federal Jessica Sales no valor de R$ 199.866,32. Durante a atual gestão já foram reformadas 26 unidades de saúde e atualmente estão com obras em andamento em mais 8 unidades. Todas serão entregues totalmente reformadas ainda este ano para a população.

Bocalom: “Já reformamos 26 das 58 unidades” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós já reformamos 26 das 58 unidades que temos. Essa é a oitava que nós estamos dando ordem de serviço já para reformar esse ano. Evidentemente que quando se faz uma reforma, você tem que fechar a unidade, mas normalmente se arranja algum campo para poder continuar fazendo atendimento e distribuir também para as outras unidades. Por isso que eu digo, é impossível a gente reformar todas as unidades rapidamente, pois nós temos o problema de que não poder prestar todos os dados na reforma, e aí vai faltar atendimento. Eu espero que essa reforma que não é muito grande seja concluída rapidamente para que a população possa ser atendida”, destacou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo