fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Professor da Ufac, Paulo Schmitz, morre em casa ao cair de escada

Paulo Schmitz era um ex-padre alemão naturalizado brasileiro e sua morte, ocorrida no Tropical causou comoção

Publicado

em

POR TIÃO MAIA

Foi sepultado na tarde do último sábado (22), no Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco, o professor aposentado da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Schmitz, aos 88 anos de idade.

Ele foi vítima de um acidente doméstico dentro de sua própria casa, no Jardim Tropical, no dia 4 deste mês, ao cair da escada que dava acesso ao segundo piso da residência. Após o acidente o professor ainda ficou internado, mas não resistiu.

Alemão, natural de Frankfurt, Paulo Schmitz chegou ao Brasil vindo de navio, pelo Rio de Janeiro, em 1963. De lá, pegou nova embarcação e foi para o Alto Juruá, viver entre índios e seringueiros empobrecidos das regiões onde hoje se situam os municípios de Porto Walter e Marechal Taumathurgo, como missionário da Igreja Católica.

Sua dedicação à causa dos mais pobres, especialmente aos hansenianos, levaram-no a ser ordenado padre, vinculado à Diocese do Alto Juruá, de orientação alemã. Mas, lá mesmo no Alto Juruá, o coração do padre bateu diferente quando encontrou a acreana Helena Barbary, de tradicional família local. Ele largou a batina e o sacerdócio para constituir família com Helena, com a qual teve três filhos – Paul, Monica e Gottfried.

Em 1979, depois de coordenar o Projeto Rondon lá na região do Juruá, entrou para a Ufac, como professor de filosofia e lá permaneceu até aposentar-se, há seis anos. Schmitz era brasileiro naturalizado.

Sua morte causou enorme comoção, principalmente entre os jovens colegas de seus filhos. Muitas manifestações de pesar nas redes sociais marcaram a despedida de Schmitz, carinhosamente chamado por muitos de “Tio Paulo”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco vence o São Francisco e segue firme em busca do título

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Tonny fez o passe para o gol da vitória do Estrelão

Em um jogo muito difícil onde a imposição física foi decisiva, o Rio Branco derrotou o São Francisco por 1 a 0 e manteve a liderança do segundo turno do Campeonato Estadual com 7 pontos. Vitor Hugo marcou o gol da vitória do Estrelão aos 25 minutos do segundo tempo.

Chances dos dois lados

Rio Branco e São Francisco realizaram um primeiro tempo com chances perdidas. Na segunda etapa, os técnicos Vaguinho Santos, do Rio Branco, e Douglas Barboza, do São Francisco, realizaram mudanças para tentar a vitória.

Vaguinho Santos foi mais feliz porque Vitor Hugo saiu do banco para decidir a partida.

Decidir no domingo

Segundo o zagueiro Uberaba, o Rio Branco ficou muito próximo de confirmar a classificação para as competições nacionais na temporada de 2025.

“Estamos próximos, mas não conseguimos. Precisamos descansar e pensar na partida contra o Independência. Os jogos são difíceis e no domingo não será diferente”, avaliou Uberaba.

São Francisco prejudicado

Na reta final da segunda etapa, o volante Joel fez falta no meia Keslley, do São Francisco. O árbitro José Lima não marcou, mas o auxiliar Rener Santos assumiu a responsabilidade marcando. Contudo, errou o árbitro e o auxiliar porque o lance foi dentro da área e o São Francisco foi prejudicado com a não marcação da penalidade.

Fala, Keslley!

“Fizemos mais um bom jogo, mas voltamos a falhar nas finalizações. Poderíamos ter conquistado um resultado melhor contra o Rio Branco. Temos mais duas  partidas e mesmo sem chances vamos tentar ganhar os jogos”, disse o meia do São Francisco.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Estadual começa no dia 14 de maio com rodada dupla

Publicado

em

oto Jhon Silva Estadual Sub-20 terá uma fórmula de disputa parecida com a profissional

Em congresso técnico realizado na tarde desta quinta, 18, na sede da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC) foram definidos todos os detalhes do Campeonato Estadual Sub-20. A competição começa no dia 14 de maio, no Florestão, com uma rodada dupla.

“Realizamos o sorteio dos grupos e definimos a fórmula de disputa. Vamos ter um Estadual com o número recorde de equipes e isso é importante para o futebol acreano”, avaliou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Fórmula de disputa

Os 12 times foram divididos em dois grupos com 6. Os dois primeiros de cada chave avançam para o quadrangular final com todos jogando entre si para definir quem fica com título.

Grupos do Estadual

A

Humaitá

São Francisco

Plácido de Castro

Santa Cruz

Galvez

Rio Branco

B

Andirá

Independência

Adesg

Vasco

Atlético

Náuas

1ª rodada

Humaitá x São Francisco

Andirá x Independência

No dia 14 de maio, a partir das 15 horas, no Florestão

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas e AABB vencem na abertura do Campeonato Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Equipe da AABB é uma das favoritas a conquista do título

Duas partidas marcaram nessa quarta, 17, no ginásio Álvaro Dantas, a abertura do Campeonato Estadual de Vôlei Feminino Sub-16.

No primeiro jogo, a Jotas derrotou o Teles por 3 sets a 0, com parciais 26×6, 25×7 e 25×17. No segundo confronto, programado, a AABB bateu o Floresta por WO.

Sequência no sábado

A fase de classificação do Estadual terá sequência no sábado, 20, a partir das 15 horas, no ginásio do Meta. Teles e AABB disputam a primeira partida e no segundo confronto o time da Jotas joga contra o Floresta.

Comentários

Continue lendo