fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Professores provisórios voltam ao trabalho com ódio do Tião Viana e do PT, diz Rosana

Publicado

em

Em entrevista exclusiva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação comenta filiação ao partido e o fato de ser desafeta do governo estadual

Rosana Nascimento (E) sobre Tião Viana: “Pelo poder, ele perdeu o princípio da ética e da moralidade”

Rosana Nascimento (E) sobre Tião Viana: “Pelo poder, ele perdeu o princípio da ética e da moralidade”

A duração da greve histórica dos professores da rede estadual de educação durante o governo Orleir Cameli (1995-1999)  será suplantada à meia noite da próxima quinta-feira (13) quando a greve atual completará dois meses e um dia sem acordo e sem previsão de retorno às aulas, com prejuízo irrecuperável dos 200 dias letivos obrigatórios por lei.

Ataques de parte a parte marcam a paralisação por melhorias salariais que interessam diretamente a18 mil trabalhadores nos 22 municípios. Mas a greve começou a esvaziar após o “golpe de mestre” comemorado pelo governo do PT com o corte do ponto de todos os grevistas, desde a última semana, e a demissão dos professores provisórios e em estágio probatório.

O deputado Daniel Zen (PT), líder do governo na Assembleia e ex-secretário de Educação, foi o mais visado por cerca de 200 grevistas que ocuparam as galerias nesta terça. Os trabalhadores abafaram a fala do deputado, que se viu obrigado a fazer um pronunciamento para uma plateia de costas para o plenário. “Não se pode deflagrar uma greve no meio da negociação”, disse o parlamentar sob vaias sonoras.

Professores protestam contra deputados; veja o vídeo:

Noutro momento tenso, vigiados pela Polícia Legislativa, os grevistas bradavam “Fora, fora, fora”, lembrando que “deputado omisso não terá vez nas eleições de 2018.

Há professores voltando ao trabalho chorando, mas com muito ódio do Tião e do PT, por medo de perder seus contratos, avalia a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), Rosana Nascimento.

Filiada ao PT e desafeta do governo petista, a sindicalista admite que o momento é ”muito crítico”, refaz as críticas ao modo “autoritário” com que o o governador Tião Viana conduz a questão, e arrisca dizer que “se fosse o Jorge Viana seria diferente”.

Veja os principais trechos da entrevista.

Qual o clima nas escolas?

Os trabalhadores provisórios e com estágio probatório já voltam ao trabalho por que estão aterrorizados. Chegam nas escolas chorando porque precisam e dependem de seus contratos. Mas eles estão voltando com ódio do PT, com ódio do Tião e com ódio do governo. Eles voltam por causa da tortura. Mas os efetivos vão continuar em greve. O momento é crítico, muito crítico.

Pode explicar essa curiosa filiação sua ao PT e o fato de ser desafeta do governo?

Essa atitude do Tião Viana é autoritária e contraria o estatuto do PT. Isso não é coisa de quem respeita a democracia e as diversidades. O governador atropela as regras do partido dele e não tem mais comprometimento nem mesmo com a Frente Popular. Pelo poder, ele perdeu o princípio da ética e da moralidade. Eu sou filiada ao PT, conheço as doutrinas do partido, e falo com conhecimento de causa. O governador do Acre traiu o povo que o elegeu. O Jorge Viana é outro político, diferente do irmão nesse aspecto.

O Jorge Viana já teria remediado esta crise?

Com certeza. Nós não teríamos chegado nem a 4 semanas de greve. Ele já tinha resolvido. o Tião acha que não tem mais responsabilidade com a educação. Ele não pode mais ser governador. É como se tivesse abandonado tudo.

O que você imagina que vai acontecer nos próximos dias?

O Ministério Público age com parcialidade. Está segurando ao máximo o processo no caso do mandado de segurança que nós movemos para evitar o corte de ponto dos trabalhadores, e contra a demissão dos provisórios. Com isso, o Tribunal de Justiça não deverá julgar o mérito da questão por esta semana. Nós fomos avisados que até amanhã (quarta-feira) o governo estaria comemorando o que chamam de “golpe de mestre”. Ou seja, a decisão de demitir os professores provisórios e em estágio probatório, surtiu o efeito psicológico esperado pelo governador. A decisão tirana, altamente ditatorial, causou um pânico danado nos trabalhadores.

A greve está esvaziando?

Não, não. Nós não vamos nos opor aos que quiserem voltar ao trabalho. Como disse antes, eles voltam sob tortura, abalados, com ódio, para não perderem seus empregos, apesar de a greve ser legal.

O que esperar da Assembleia?

Já viemos à Aleac três vezes. Não sentimos boa vontade dos parlamentares que apoiam o governo. Eles não foram eleitos pelo Tião Viana. Eles foram eleitos pelo povo, inclusive pelo voto dos trabalhadores em educação. Não sentimos esforço do parlamento em resolver esse conflito. A oposição pelo menos conseguiu abrir as portas da Aleac para os professores, mas o governador jamais vai sentar com a oposição para negociar a greve dos professores. O Daniel Zen, por exemplo, no início de tudo, chegou a criminalizar a a greve na educação, mas agora se diz arrependido. Ele diz que está empenhado. Eu não vejo isso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo