Atividades fazem parte da semana que comemora o dia do profissional de Educação física

Evento reuniu profissionais da área — Foto: Francisco Castro/Arquivo pessoal
Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco

Em uma semana com atividades voltadas para a educação física, profissionais da área se reuniram no sábado, (31), em Rio Branco, para participar de uma palestra que trouxe pontos importantes sobre os benefícios da atividade física no tratamento da depressão.

O evento faz parte da semana da Educação Física, que comemora o dia do profissional desta área, celebrado neste domingo 1º de setembro.

Durante esse período, ocorrem palestras, minicursos e uma série de capacitações para profissionais da área.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Francisco Castro Nunes, disse que a discussão além de fundamental também mostra que o exercício físico é uma terapia tanto no tratamento, como prevenção da doença.

“Hoje, o remédio tomado para depressão produz substâncias que dão a sensação de bem-estar, como a serotonina, por exemplo, que é estimulada pela prática de exercício físico também, e a quantidade de endorfina no organismo aumenta essa sensação”, explica.

Além disso, Nunes diz que a pessoa em quadros depressivos pode melhorar muito com a prática de exercícios. Além de evitar efeitos colaterais causados por medicamentos.

“Enquanto medicamentos são tomados para depressão, eles apresentam efeitos colaterais e causando outros problemas como a hipertensão que pode aumentar. A prática de atividade física não afeta”, pontua.

Nunes diz ainda que a atividade é considerada mundialmente como terapia no combate e controle da depressão.

Segundo informou o presidente do Cref, com a prática dessas atividades, o cérebro ganha rendimento de forma ampla e isso reduz os riscos relacionados a desordens psíquicas.

Comentários