fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Projeto Rondon beneficiará Brasiléia, Assis Brasil e mais 10 municípios do Acre através de parceria com Estado

Publicado

em

Doze municípios do Acre serão beneficiados com o Projeto Rondon, um conjunto de atividades do Governo Federal, com o apoio do Governo do Estado, para promover cidadania e o desenvolvimento sustentável das populações interioranas. Aqui, a edição será chamada de Operação Vale do Acre.

Na tarde desta quinta-feira, 24, o Governo do Estado do Acre e o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, assinaram termo de cooperação para que as ações tenham início.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, com o suporte dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário, da Saúde, do Meio Ambiente, da Integração Nacional, do Esporte e da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Vice-governador, Major Rocha, com a primeira-dama, Ana Paula Cameli e o representante do Ministério da Defesa, coronel Yatabe, em assinatura de termo de cooperação para o Projeto Rondon (Foto: Odair Leal/Secom)

A Operação Vale do Acre atenderá os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Porto Acre, Plácido de Castro, Sena Madureira, Senador Guiomard e Xapuri.

O vice-governador, Major Rocha, destacou que o Projeto Rondon tem um imenso significado para os municípios, e que o Acre está de portas abertas para receber a edição.

“O Governo do Acre tem total interesse em receber o projeto e levá-los aos nossos municípios. Queríamos que não fossem contemplados apenas 12, mas os 22 municípios. No entanto, já nos sentimos muito honrados”, destacou Rocha.

Para o gerente do Projeto Rondon, coronel Yatabe, os municípios acreanos contemplados terão a oportunidade de levar melhorias aos munícipes por meio dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes do projeto.

“Estes municípios terão a oportunidade de mudar muitas coisas, com as ideias dos universitários que irão fazer parte do projeto. E somos gratos ao Governo do Acre, na pessoa do vice-governador, que se mostram receptivos ao projeto”, revela Yatabe.

Coronel Yatabe, coordenador do Projeto Rondon: objetivo é levar serviços e cidadania para quem mais precisa (Foto: Odair Leal/Secom)

Além do desenvolvimento local sustentável e a construção e promoção da cidadania, a prioridade do programa é desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública.

O ato de assinatura do termo de cooperação e apresentação contou ainda com a presença da secretária de Assistência e Inclusão Social, e primeira-dama, Ana Paula Cameli, da secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, do chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, do secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cezar, do Comandante do 4° BIS, coronel Costa Prates e do coordenador-executivo da Associação dos Municípios do Acre, Márcio Neri.

Conheça a Operação Vale do Acre

• 12 Municípios atendidos

• 55 Rondonistas voluntários

• 24 Instituições de Ensino Superior participantes

ATIVIDADES REALIZADAS

CULTURA:

– Capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.

Vice-governador, Major Rocha, secretários do governo Gladson Cameli, e primeira-dama, Ana Paula Cameli, em reunião com a equipe do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa (Foto: Odair Leal/Secom)

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA:

– Capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social, como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes;

– Instalar, dinamizar ou atualizar, conforme o caso, os conselhos municipais, tais como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, dentre outros; e

– Capacitar agentes multiplicadores na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

EDUCAÇÃO:

– Capacitar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, mediação de conflitos, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva.

SAÚDE:

– Capacitar agentes de saúde em: saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento em saúde;

– Capacitar agentes multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso de drogas;

– Capacitar agentes multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; e

– Capacitar agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo à utilização integral de alimentos e à promoção de hábitos alimentares saudáveis, dando prioridade aos produtos regionais.

COMUNICAÇÃO:

– Capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população, usando os meios de comunicação com ênfase em comunicação comunitária e pública; e

– Capacitar lideranças e servidores municipais nos serviços e programas oferecidos de formação de políticas públicas.

MEIO AMBIENTE:

– Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de educação ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, saneamento básico e gestão de água e solo.

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO:

– Disseminar soluções autossustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

TRABALHO:

– Capacitar produtores locais, com especial atenção à agricultura familiar e sustentável;

– Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;

– Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços; e

– Capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Homem dá entrada em hospital após ser agredido a golpes de madeira em Brasiléia

Publicado

em

Um jovem identificado como Oziel de Castro Freitas, de 21 anos, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, após ser vítima de espancamento na Rua 12 de Outubro, no Bairro Três Botequins, na cidade de Brasiléia.

Inicialmente, as autoridades policiais e de socorro, teriam sido alertadas sobre um suposto tiroteio na região. Somente após chegarem no local, encontraram o homem caído na lateral da rua, nas proximidades do antigo Detran.

Oziel estava visivelmente angustiado e reclamava de muitas dores pelo corpo. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do 6º Batalhão estiveram no local e acompanharam a ação de resgate até o hospital.

Os policiais até o momento, só puderam identificar o pedaço de madeira que supostamente foi usado para agredir Ozeil. O mesmo apresentava uma lesão em um dos cotovelos e iria passar por exames e raio-x, para ver teria algum tipo de trauma grave na cabeça e restante do corpo.

As autoridades policiais estiveram no local na tentativa de descobrir quem poderia ter agredido o homem, mas não haviam localizado ninguém ou possíveis testemunhas. Oziel ficaria em observação no hospital.

Comentários

Continue lendo

Flash

Jovem é encontrada morta em casa após companheiro sair pra comprar remédios

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (18), a comunidade de Rio Branco foi abalada pela descoberta da morte de Thais Oliveira de Andrade, uma jovem de apenas 23 anos. O corpo da vítima foi encontrado dentro de sua própria residência, localizada na rua São Francisco, no bairro Montanhês.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades policiais, Thais, apesar de ser andarilha, possuía laços familiares. Testemunhas relataram que na noite anterior, a jovem retornou para casa acompanhada de uma pessoa que possivelmente seria seu companheiro. Na manhã seguinte, Thais acordou com sintomas semelhantes aos de uma gripe, momento em que seu companheiro saiu para efetuar saques bancários e comprar medicamentos para ela. No entanto, ao retornar, deparou-se com a trágica cena de Thais caída e aparentemente sem vida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado para o local. Contudo, ao chegarem, os paramédicos constataram o óbito da jovem. Diante da suspeita de morte, o Samu solicitou a presença da Polícia Militar, que isolou a área para a realização da perícia.

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram chamados e, após os procedimentos de praxe, o corpo de Thais foi removido para a sede do instituto, onde será submetido a exames cadavéricos.

O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, será conduzido pela Polícia Civil, que buscará esclarecer as circunstâncias que levaram à morte prematura de Thais Oliveira de Andrade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação Términus: PF desmantela esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas no Nordeste

Publicado

em

Nesta quinta-feira (18/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Términus, visando desbaratar um grupo suspeito de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico interestadual de drogas, com foco especial nos estados do Nordeste. A ação resultou no cumprimento de 14 mandados judiciais em endereços localizados na capital, sendo 9 de busca e apreensão e 5 de sequestro de bens, todos emitidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

Sob a coordenação de cerca de 40 policiais federais da Superintendência Regional no Estado do Acre, a operação foi desencadeada com base em investigações prévias de combate ao narcotráfico.

Os suspeitos enfrentam acusações de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, crimes cujas penas, somadas, podem alcançar mais de 18 anos de prisão.

Esta operação reforça o compromisso da Polícia Federal no combate ao crime organizado e na desarticulação de esquemas de lavagem de dinheiro relacionados ao tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo