Conecte-se conosco

Acre

Prova do laço agita segundo dia da Expoacre 2022

Publicado

em

Foi realizada na manhã deste domingo, 31, na Arena de Rodeio do Parque de Exposição, a prova do laço da Expoacre 2022. A competição acontece em parceria com a Associação Nacional de Três Tambores, da sigla em inglês NBH (National Barrel Horse Association).

Ao todo, de acordo com o organizador do evento, Ilson Ribeiro, foram realizadas em torno de 800 inscrições, com 110 participantes. A prova é disputada em dupla, com o cabeceiro, que laça a cabeça do bezerro e o pezeiro, responsável por laçar o pé do bezerro. Ganha a prova quem laçar mais rápido.

As provas do laço são divididas em três categorias: iniciante, amador e profissional. Enquanto o iniciante tem que laçar um boi (bezerro) para ir à final, o amador tem que laçar dois, e o profissional de três a quatro bois, dependendo, segundo Ilson, do handcap, que é o nível de laço de cada categoria.

Segundo ele, há competidores de Rio Branco e também de diversos municípios do interior, como Cruzeiro do Sul, Brasileia e Epitaciolândia. “Tem gente de todo o Acre. É uma prova muito esperada no ano e tem competidor que a última vez que competiu foi em 2019, durante a realização da última Expoacre”, disse.

A prova do laço não garante ranqueamento para outros eventos em nível nacional, mas, de acordo o organizador, mesmo assim é muito concorrida. “A prova de hoje é específica da exposição, da Expoacre, e é realizada em parceria com o Estado”, explicou.

Entre os competidores está Pedro Moraes. Ele é pezeiro e já participa de competições há sete anos. Já representou o Acre em competições em Rondônia e até mesmo em São Paulo. Representa o Rancho Vitória, localizado na Estrada do Mutum. “Esperamos que dê tudo certo e que ninguém se machuque”, disse ele.

Outro competidor, agora na categoria iniciante, é João Cuzuloto. Ele é cabeceiro e, embora já tenha participado de competições no município de Epitaciolândia, é a primeira vez que participa da prova na Expoacre. “Estamos com uma expectativa muito boa e esperamos ganhar alguma coisa”, afirmou.

Comentários

Acre

Quinta Corrida da Expoacre é sucesso com mais de 300 participantes

Publicado

em

Por Samuel Brayan

A 5ª Corrida da Expoacre foi realizada na manhã deste domingo, 7, com 300 corredores, todos concentrados nas imediações do Parque de Exposições Wildy Viana.

Neste último dia que encerra a maior feira do agronegócio do Acre, homens e mulheres escolheram trajetos de 5 e 8 quilômetros e movimentaram a manhã nos arredores da Expoacre.

O evento foi organizado pela Acre Running Eventos, com a participação de Elvis Rodrigues e Dudé Lima, que saudou os competidores e desejou uma ótima corrida a todos.

“O clima da corrida é contagiante, esse é meu segundo esporte favorito. É minha primeira participação, mas quero continuar correndo em provas como essa”, disse a estreante Mirian Ferreira.

“Já tenho 309 medalhas, moro na fronteira de Epitaciolândia, e é um prazer estar aqui. Me sinto feliz correndo, e nada me impede, nem mesmo a deficiência, eu continuo ultrapassando todos os meus limites”, disse o corredor Édison Selvagem.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com mais de 3,7 mil advogados, AC tem 1 profissional para cada 244 habitantes, diz OAB

Publicado

em

Por

Levantamento aponta ainda outros aspectos sobre os advogados inscritos no estado, como a faixa etária e sexo.

Um levantamento divulgado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na última semana, mostra que o estado acreano possui 3.701 advogados inscritos na ordem. Esse dado revela que o estado possui um advogado para cada 244 habitantes, considerando a população de mais de 906 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que preocupa neste cenário, de acordo com a OAB, é a qualidade dos cursos ofertados pelo país que tem a maior proporção de advogados por habitante do mundo, com cerca de 1,3 milhão de profissionais que exercem regularmente a profissão, ou seja, proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.

Conforme dados da OAB, existem, hoje, no país, cerca de 1,8 mil cursos jurídicos e, atualmente, segundo dados do próprio órgão, são mais de 700 mil alunos matriculados.

“Esse número é absurdo, pois o Brasil tem mais cursos de Direito do que a soma da oferta em países como China, Estados Unidos e toda a Europa. Além dessa quantidade, a grande preocupação da OAB é com a qualidade desses cursos que estão sendo ofertados”, disse o presidente da OAB-Seccional Acre, Rodrigo Aiache.

O presidente disse que por causa disso foi criado o selo OAB Recomenda que fez uma seleção mostrando a qualidade dos cursos no Brasil.

“Selecionou aproximadamente 10% dos cursos existentes no Brasil, o que demonstra que grande parte das faculdades de direito não têm uma boa qualidade. Nossa luta é para que haja a melhoria do ensino dessas faculdades”, acrescentou.

Outros dados

 

O levantamento aponta ainda outros aspectos sobre os advogados inscritos no estado, como a faixa etária e sexo.

No Acre, a maioria dos advogados é do sexo masculino, com 2.004 inscritos. Já as inscrições de mulheres são de 1.697.

Em relação à faixa etária, a maioria dos advogados do estado possui idade de 26 a 40 anos com 1.653 inscritos, seguido do grupo etário de 41 a 59 anos (1.397) e depois aqueles com mais de 60 anos (887). Os jovens com idade até 25 anos são a minoria (209).

Comentários

Continue lendo

Acre

Fluxo de umidade em baixos níveis ainda pode influenciar chuvas no domingo (7) no Acre

Publicado

em

Por

Há possibilidade de temporais em todo o estado. Confira as temperaturas.

O tempo não muda muito neste domingo (7) em todo o Acre. O fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera continua atuante sobre o estado, mantendo elevadas as condições de chuva. Assim, a previsão para este dia é de sol entre muitas nuvens, predomínio de céu nublado e com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite em todo o estado.

Confira as temperaturas em todas as regiões:

 

Alto Acre

 

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 33ºC.

Baixo Acre

 

Mínima de 21°C e máxima de 32ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

 

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 20ºC e 31°C.

Vale do Purus

 

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 21º C e 31°C.

Vale do Tarauacá/Envira

 

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 21°C e a máxima de 31°C.

Comentários

Continue lendo

Em alta