Conecte-se conosco

Acre

PT e PSDB fazem plebiscito nas eleições para prefeitura de Brasileia, a cidade destruída pelas águas

Publicado

em

brasileia_abre_700Fernanda Hassem e Manoel Prete repetem em Brasileia, no fronteira do Acre, o duelo apaixonado visto nas últimas décadas entre os partidos PT e PSDB. Considerados irmão Karamazov na política nacional, o município se divide entre o tradicional azul e o agora, laranja. De um lado o tucano, do outro a estrela.

Pelo PT a vereadora, graduada, casada, mãe de um casal de filhos. Fernanda Hassen reuniu em torno de sua coligação, seis partidos. Aos 34 anos, ela se destacou como vereadora mais atuante na Câmara Municipal de Brasileia, trabalhou no governo de Jorge Viana e como assessora de comunicação da ex-prefeita Leila Galvão. Militante do PT há 17 anos, ela apresentou um patrimônio avaliado em R$ 366.595, afirmou que sabe o tamanho do desafio que tem pela frente, caso vença as eleições este ano.

Do outro lado, o empresário Manoel Prete foi o nome escolhido pelos partidos de oposição para a disputa após a desistência do progressista Joelso Pontes. Prete tem como desafio demonstrar que, mesmo aos 75 anos, é o “novo” na política oposicionista. O empresário apresentou um patrimônio milionário, avaliado em mais de um milhão de reais (R$ 1.120.703). Ele conta com o apoio do deputado federal Major Rocha e mais 13 partidos além do seu, o PSDB.

Pré-campanha marcada por escândalos em Brasileia
Embora a campanha no município de Brasileia tenha se afunilado para uma espécie de plebiscito entre PT e PSDB, a pré-campanha foi marcada por uma série de escândalos, envolvendo Fernanda Hassen e o prefeito Everaldo Gomes.

No dia 2 de março, a Câmara Municipal do município foi tomada por populares que foram assistir a sessão que supostamente cassaria o mandato de Fernanda Hassen. Ela foi acusada de quebra de decoro por causa de uma suposta relação extraconjugal com um advogado. Pelo menos 10 depoimentos foram registrados na Delegacia de Polícia Civil. O pedido de cassação foi de Francisco de Assis Dantas Castro.

brasileia_CAND_650Em entrevista ao ac24horas, a pré-candidata petista, falou dos motivos que a levaram para a vida pública, dos seus planos de governar Brasiléia e também de toda a boataria e repercussão dos momentos tensos que viveu ao ser acusada de trair o seu marido por suposto amante.

“Brasiléia me conhece como uma mulher séria, honesta e trabalhadora. Não tem nada que desabone a minha vida. Com o tempo todo mundo percebeu que o ator de tudo isso pouco tempo depois lançou seu nome como pré-candidato a prefeito. Todo mundo percebeu que aquilo era um ataque ridículo a uma pessoa, a um ser humano” disse Fernanda em entrevista ao jornalista Nelson Liano.

brasileia_EVERALDO_SO_140No dia 14 de julho a Polícia Federal desencadeou nas primeiras horas da manhã, a Operação “Metástase” que teve investigação iniciada em 2015 no setor da saúde, mas que acabou descobrindo um poderoso esquema de desvio de recursos públicos em quase todos os setores da prefeitura. Um dos 26 mandados cumpridos durante o dia, afastava o prefeito Everaldo Gomes – FOTO -, outro, prendeu o homem de sua maior confiança, Aldemir Lopes.

Às vésperas das eleições, Everaldo Gomes continua afastado de suas funções e Aldemir Lopes, cumpre desde o dia 9 de agosto prisão domiciliar utilizando tornozeleira eletrônica.

Desafios dos gestores
Brasileia sonha com zona franca verde
Apesar de instituída como área de Livre Comércio, a mesma ainda não foi regulamentada. Atualmente, registra-se forte dependência comercial com o vizinho município boliviano de Cobija, (a capital do departamento de Pando e da província de Nicolás Suárez) para onde a população assiste empresários acreanos apostar economicamente.

A cada dia novos estabelecimentos e empresas são construídos por brasileiros, que moram nas cidades vizinhas de Epitaciolândia, Brasiléia e até quem reside na capital Rio Branco, está investindo nas terras bolivianas. A fronteira desprotegida dos dois países é também passagem para o tráfico de drogas, armas, combustíveis, e mercadorias.

Com investimentos feitos por uma indústria de frangos (Acreaves) e um frigorífico de suínos (Dom Porquito), o setor industrial dá lentos sinais de recuperação e ensaia exportação para os países andinos no corredor que liga o município ao Pacífico.

A pecuária possui um efetivo considerável, principalmente de gado de corte. Existe grande potencial para o ecoturismo, precisando apenas de maior divulgação de seu potencial. A população economicamente ativa está 60,5% ocupada na área de serviços.

Enchentes históricas destruíram infraestrutura urbana do município
A cidade foi atingida em 2012 e 2015 por duas enchentes do Rio Acre que entraram para a história. Em 2015, O nível do manancial atingiu 14,85 metros nesta segunda, marca superior à registrada em 2012 (14,77). Cerca de duas mil famílias foram atingidas pelas águas.

brasileia_DESTRUIDA_650om a baixa do nível das águas, principalmente em 2015, 75% das ruas precisavam ser recuperadas. Famílias que perderam tudo nas duas catástrofes não receberam novas casas e continuam morando em áreas alagadiças. Muito do que foi prometido pelos governos estadual e federal ficou apenas no papel.

Zona Franca Verde foi aprovada mais ainda é um velho sonho
Em fevereiro deste ano a ex-presidente Dilma Rousseff assinou o projeto de lei que regulamentou a Zona Franca Verde (ZFV) para três cidades acreanas: Epitaciolândia, Brasileia e Cruzeiro do Sul. A ZFV beneficia empresários na isenção de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) no uso da matéria-prima regional ou industrializada no estado.

Com o intuito de oficializar a operacionalização da Zona Franca Verde (ZFV) no Estado do Acre, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) deu início na sede da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a uma agenda de treinamentos e capacitações com servidores da SUFRAMA – que atuam na Coordenação Regional de Rio Branco (CoreRBR) – e de diversas instituições parceiras da autarquia no Estado.

Os critérios metodológicos da ZFV foram aprovados pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS) no mês de fevereiro. Desde então, a operacionalização já foi tratada pela autarquia nos Estados do Amapá, Rondônia e Acre.

Plano de governo petista não prevê ações para ZFV
Estranhamente, nenhum dos dois candidatos a prefeito, Manoel Prete e Fernanda Hassen, apresentaram em seus planos de governo, ações de parceria para a implantação da ZFV em Brasileia. O tucano Manoel Prete, sequer protocolou plano estratégico junto ao TRE.

Comentários

Acre

Futebol Solidário arrecada quase 1 tonelada de alimentos em Capixaba

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick foi um dos convidados para compor o time das Estrelas do Futebol Solidário, em Capixaba. O evento realizado pela prefeitura e Câmara Municipal da cidade, com o apoio do parlamentar, ocorreu nesta quinta-feira, 20, no estádio José Colásio.

O time das Estrelas também contou com a presença de ídolos do futebol, empresários, influencers. Entre eles, os ex-jogadores Amaral, Aloísio Chulapa, Donizete Pantera, Bujica, o goleiro acreano Tomate, o Rei Artur, Adriano Louzada, o ex-BBB Felipe Prior, o youtuber Muca Muriçoca, o ex-Pânico Pedrinho Moura, o acreano Marcelo Bimbi e outras celebridades.
O Futebol Solidário tem sido realizado em várias cidades do país com o objetivo de arrecadar donativos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. Em Capixaba, a entrada do público foi condicionada a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

No campo, o time das Estrelas goleou o time local. Placar foi de 6 X 3. Mas, a grande goleada foi a do povo que doou. De acordo com a organização, nesta sexta-feira foi realizada a coleta nos 6 pontos de troca pelo ingresso e a arrecadação foi de mais de 800kg de alimentos não perecíveis.

“A festa foi linda! Apesar de não estar em condições de jogo, foi um prazer participar deste momento, que além de alegrar a tarde dos moradores de Capixaba também vai levar alimento pra muitas famílias que precisam. Quase uma tonelada de alimentos arrecadados. Vitória da solidariedade!”,  comemorou Alan Rick.

Visita a comunidade

O deputado federal Alan Rick aproveitou a ida a Capixaba para conversar com a comunidade local. Almoçou na casa do apoiador Geran Clay ao lado vereador Almilton Costa (DEM/AC), presidente da Câmara de Capixaba, do vice prefeito Richard Lima (DEM/AC), do vereador Antonio França (Republicanos), o secretário de Planejamento de Capixaba Dário Reis e o conselheiro Tutelar Willian Tessinari e outros amigos. O encontro também teve a presença do ex-jogador Amaral.

Após o almoço Alan Rick visitou a Câmara de Vereadores e alguns bairros da cidade para vistoriar ruas que devem receber reparos, pavimentação e calçadas através de recursos de emendas destinadas pelo parlamentar em 2022.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura recupera ramal do Km 12 e inicia serviços no Km 14

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes, acompanhado do Vereador Nego, que também responde pelo Departamento de Obras e Serviços de recuperação ramais, estiveram visitando os serviços de recuperação do Ramal do Km 12 nesta terça-feira dia 18.

A prefeitura está aproveitando os dias de sol para avançar na reabertura eempiçarramento a fim de garantir tráfego durante o período das chuvas.

Segundo Informou o diretor de Campo Vereador Nego, os serviços estão bemavançados e já nesta quarta inicia a recuperação do ramal e da ponte do Km 14.

O Prefeito Sérgio Lopes ao visitar os serviços aproveitou para conversar com osprodutores rurais daquela localidade que estão muito satisfeitos com a ação porparte da prefeitura.

“Sinto-me lisonjeado em receber por parte dos produtores elogios pelo trabalhofeito, más esses serviços só é possível por termos uma equipe aguerrida quetrabalha dia e noite e até aos domingos se preciso for, para realizar os serviçosnecessários e assim garantir o trafego aos nossos produtores.” Destacou oPrefeito Sérgio Lopes.

Fotos Wesley Cardoso:

Comentários

Continue lendo

Acre

Estado garante retorno de exames de raio-X para Porto Walter

Publicado

em

Uma das regiões de mais difícil acesso do Acre, Porto Walter é prova do compromisso da gestão de Gladson Cameli com a saúde da população. No início desta semana, seus quase 13 mil moradores foram diretamente beneficiados com o retorno de exames feitos com o único aparelho de raio-X do município.

Investimentos da gestão de Cameli mostram os significativos avanços dos serviços de saúde oferecidos aos acreanos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para os portowaltenses, que ficam distantes 70 quilômetros de Cruzeiro do Sul, cidade onde se concentra a maioria dos serviços de saúde do Vale do Juruá, o benefício tem valor imensurável, pois minimiza as dificuldades impostas pelo isolamento.

Porto Walter volta a contar com os benefícios de moderno aparelho de raio-X, que passou por manutenção realizada pela Sesacre. Foto: cedida

“A saúde tem sido um dos grandes desafios do nosso governo, mas com muita dedicação e empenho estamos mudando esse quadro. A população do Juruá merece o melhor e esse é o foco do nosso trabalho”, declarou o governador Cameli.

Com serviços de manutenção avaliados em mais de R$ 31 mil, o dispositivo de última geração estará disponível 24 horas aos pacientes, para a emissão de imagens digitais, garantindo mais precisão no diagnóstico e auxílio no tratamento de doenças.

Catiana Rodrigues, coordenadora regional da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), salienta que as barreiras do isolamento são quebradas com ações de governo que permitem à população usufruir dias melhores. A coordenadora também destaca os esforços da titular da pasta, Paula Mariano, para promover saúde aos povos mais isolados do estado.

Gestora estadual de Saúde tem garantido assistência às regiões mais isoladas do estado. Marcos Vicentti/Secom

“Paula Mariano tem sido incansável para atender todas as demandas solicitadas pelos gerentes das unidades hospitalares do Estado. Em nossos planejamentos, traçamos caminhos para que a melhoria dos serviços chegue à população, como aconteceu com a unidade mista de Porto Walter, que volta a contar com moderno dispositivo para atender aos pacientes”, pontuou.

A unidade realizou, em 2021, mais de quatro mil atendimentos de urgência e emergência, ambulatoriais, de  radiologia, testagem para covid-19, de assistência psicológica, social e outros.

Fotografia feita pelo aparelho de raio-X de Porto Walter. Somente em 2021, foram realizados mais de quatro mil atendimentos médicos na unidade mista do município. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Em alta