Cotidiano
Qualidade do ar no Acre começa a baixar com início da estiagem; setembro deve ser pior mês
Em Rio Branco, a concentração de material particulado chegou, no dia 19 de maio, a máxima concentração de material particulado de 36,47 µg/m³. Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que a quantidade de material particulado por metro cúbico aceitável é de 25 microgramas.

Com início do período seco, qualidade do ar começa a aumentar nível de poluição no AC — Foto: Sérgio Vale/Arquivo pessoal
Por Alcinete Gadelha
Com a transição do período de chuvas para o início da época mais seca no Acre uma antiga e permanente questão começa a preocupar os estudiosos: as temidas queimadas e, consequentemente, a poluição do ar que fica ainda mais grave em período de pandemia.
Rio Branco já apresenta um nível de poluição maior do que o estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como normal.
Dados do relatório da sala de situação de monitoramento hidrometeorológico do Acre, divulgados nessa quinta-feira (20), mostram que na capital acreana a concentração de material particulado chegou, no dia 19 de maio, a máxima concentração de 36,47 µg/m³.
A OMS prevê que a quantidade de material particulado por metro cúbico aceitável é de 25 microgramas. Acima disso, a qualidade é ruim para a saúde humana. Porém, o professor e pesquisador da Ufac, Alejandro Fonseca, diz que o ar ainda está dentro dos padrões, mas a situação deve piorar ainda na primeira quinzena de junho.
As leituras são feitas por equipamentos de monitoramento da qualidade do ar instalados na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na sede do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), no Centro de Rio Branco.
“Os valores ainda estão baixos, não está muito poluído, mas a tendência é que aumente à medida que passe a primeira quinzena de junho. É uma questão sazonal, todo ano acontece e, em setembro, a gente vai ter uma alta concentração de poluentes, praticamente em todo estado do Acre”, prevê.
Quando aumentam os níveis de poluentes do ar, o efeito negativo atinge principalmente pessoas com problemas respiratórios e crianças que começam a sentir muito mais o peso dessa qualidade do ar, a garganta seca, ardedura nos olhos por conta dessa concentração de poluentes.
Fonseca afirma que não é normal esse aumento dos poluentes, não deveria existir, mas todo ano acontece no período seco, devido às queimadas tanto urbanas, como as da zona rural.
“Não é normal, não deveríamos ter isso aqui. Nessa região ainda está respirável, não é um problema para a saúde ainda. Mudou o tempo e não estamos mais com chuvas e já estamos no período de transição para a seca, há dias que chove, outros não, e as pessoas aproveitam para queimar, o que se observa uma diferença entre os outros meses”, afirma.
Ainda conforme o relatório, entre o início de janeiro e 19 de maio, no Acre, foram registrados 28 focos de queimadas. A maior incidência estão nas cidades de Cruzeiro do Sul e Feijó, no interior do estado, com cinco focos em cada uma. Rio Branco aparece com dois.
Comentários

Cotidiano
Rio Branco-AC negocia empréstimo de três jogadores da base e sobe seis para profissional
Marforte, Diego e Ismael devem seguir por empréstimo para Interporto-TO e outros dois serão liberados para acertar com América-RN. Bruno Monteiro tem seis à disposição no time principal
Após queda nas semifinais do Campeonato Acreano Sub-20, o Rio Branco-ACcomeça a definir o futuro de alguns jogadores que conseguiram se destacar. O Estrelão negocia o empréstimo de três e sobe seis para o time profissional.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/R/C/0tL3H8RJCw7mf2XaliLA/038a7343-5be1-4ffa-9464-2746df1216e1.jpg?resize=647%2C364&ssl=1)
Rio Branco-AC negocia empréstimo de três jogadores da base e sobe seis para profissional — Foto: Kelton Pinho
De acordo com o técnico Pedro Balú, da base do Estrelão, o volante Marforte e os atacantes Diego e Ismael devem ir para o Interporto-TO. Já o zagueiro Felipe e atacante Ruan serão liberados para o América-RN por intermédio de empresário.
— Isso mostra que o trabalho foi bem feito, mesmo não conseguindo o objetivo final que era ser campeão, mas conseguimos entregar os atletas e muitos vão dar sequência no futuro no Rio Branco-AC — destaca Pedro Balú.
O técnico Bruno Monteiro, do time principal, disse que seis jogadores foram integrados ao profissional pela diretoria do clube. São eles: Os laterais Isaias (D) e Natan (E), os volantes João e Caíque, e os meias-atacantes João Hassen e Lucas.
O Estrelão ocupa a vice-liderança do grupo 1 com 21 pontos e pode confirmar classificação antecipada para segunda fase em caso de vitória sobre o Humaitá neste domingo (3), às 19h (de Brasília), no estádio Florestão, na capital.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco-AC acerta contratação de zagueiro ex-Primavera-MT para sequência da Série D
Hugo Oliveira, 27 anos, chega para suprir carência no setor defensivo, que tinha apenas um jogador à disposição. Zagueiro precisa ser regularizado no BID para estrear neste domingo
O Rio Branco-AC tem um novo reforço para sequência do Campeonato Brasileiro da Série D. Trata-se do zagueiro Hugo Oliveira, 27 anos, ex-Primavera-MT. O jogador se apresentou no CT José de Melo, na capital, nessa quinta-feira (29), e já está integrado ao restante do plantel.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/W/Y/CRaTIqRqO8JRGdsAjtuw/03c2e8b4-380f-4fa9-81c0-383f901066a9.jpg?w=740&ssl=1)
Hugo Oliveira, zagueiro do Rio Branco-AC — Foto: Kelton Pinho
Hugo Oliveira também tem no currículo passagem pelo Resende-RJ, Afogados-PE, Campo Grande-RJ e 4 de Julho-PI. Ele chega no Estrelão para cumprir a carência no setor defensivo, que tinha apenas o zagueiro Santos à disposição.
O zagueiro Yago se recupera de uma pancada no tornozelo há quase um mês e está em fase de transição para o campo. Já o zagueiro Saulo teve o rompimento no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e precisará passar por cirurgia.
Hugo Oliveira precisa ser regularizado nesta sexta-feira (1), no no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, para ficar à disposição para estrear. O Estrelão pega o Humaitá neste domingo (3), às 19h (de Brasília), no estádio Florestão, na capital acreana.
O Estrelão ocupa a vice-liderança do grupo 1 com 21 pontos e pode confirmar classificação antecipada para segunda fase em caso de vitória, e derrota ou empate do Trem-AP ou São Raimundo-RR, quarto e quinto colocados com 16 pontos, respectivamente.
Comentários
Cotidiano
Rafael “Van Dijk” Santos volta a treinar no Flamengo e ri de meme: “Temos semelhanças”
Prata da casa, zagueiro de 24 anos viralizou durante a semana ao postar vídeo no Ninho do Urubu
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/y/l/q0qEqbSMK0KT9BQgJj5A/montagem.jpg?resize=647%2C441&ssl=1)
Rafael Santos e Van Dijk se parecem? — Foto: ge
Figura conhecida de rubro-negros que acompanham as divisões de base, o zagueiro Rafael Santos voltou a treinar no Ninho do Urubu após dois anos no futebol do Chipre, onde defendeu o Apoel. O novo visual, porém, o fez viralizar nas redes, e torcedores o compararam a Virgil Van Dijk, do Liverpool, um dos melhores jogadores do mundo e colega de posição de Rafael.
– Acho que temos algumas semelhanças sim (risos). É uma grande referência que tenho no futebol, já que estamos falando de um dos melhores zagueiros do mundo. Não só para mim, mas para muitos outros jovens – afirmou o jogador de 24 anos.
“Sósia de Van Dijk”, Rafael Santos, do Flamengo, treina nesta sexta no Ninho
Terminado o empréstimo ao Apoel, Rafael Santos tinha férias até o último dia 30, mas pediu à direção do Flamengo – e foi atendido – para voltar a treinar a partir da segunda metade de junho. A solicitação foi feita com o intuito de terminar a recuperação da grave lesão ligamentar sofrida no joelho direito durante jogo contra o Apollon Limassol, pela terceira rodada da Liga Cipriota, em 19 de setembro de 2021.
– Já estou na fase final da minha recuperação. Abri mão das minhas férias para voltar o mais rápido possível e tenho me dedicado bastante todos os dias.
Zagueiro firme e que cobrava faltas de longa distância na base do Flamengo devido ao potente chute de pé esquerdo, Rafael, de 24 anos, diz-se pronto para novos desafios após o período na Europa.
– Eu ainda sou jovem e tenho muito o que viver dentro do futebol. Tive oportunidades no profissional do Flamengo e isso já foi uma grande conquista, pois sabemos o quanto é difícil ter espaço num clube gigante como é o Flamengo. O empréstimo foi importante para que eu pudesse amadurecer e viver uma nova experiência fora daqui e tenho certeza que retorno ao Brasil mais pronto para os próximos desafios que estão por vir.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/j/5/PWhaK7RJ2Vd5CSgLgPGA/1559160404295.jpg?resize=647%2C431&ssl=1)
No elenco profissional em 2019, Rafael Santos ainda não utilizava o visual Van Dijk — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
O ge tem a informação de que o Flamengo, num primeiro momento, não conta com Rafael para a sequência na temporada e pretende emprestá-lo. Perguntado se o retorno à Europa é um desafio, o jogador garantiu estar totalmente concentrado em ficar saudável para poder voltar a atuar em alto nível.
– Estou focado em minha recuperação neste momento. Quero estar 100% pronto para voltar a fazer o que mais gosto, que é jogar futebol. Meus empresários estão cuidando disso com o Flamengo e tenho certeza que eles vão resolver da melhor forma. Ter atuado na Europa foi muito bom e pretendo retornar em algum momento, sim. Mas vamos aguardar para ver o que será definido.
Sobre a passagem pelo Apoel, o atleta diz ter se adaptado rapidamente à alta intensidade do futebol europeu. Na primeira temporada, em 2020, teve sequência. Jogou 26 vezes, a maioria como titular, e estreou na liga local com gol no empate por 2 a 2 com o Karmiotissa Polemidion.
– Foi uma experiência muito boa. Aprendi bastante e tive que me adaptar muito rapidamente ao estilo de jogo do futebol europeu. É um futebol mais intenso e pude ter uma boa sequência de jogos, o que acabou me agregando muitas coisas boas para a sequência da minha carreira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/o/L/HebjL8SmabA5EuYiE0FA/rafaelvandijk.png?resize=647%2C771&ssl=1)
Sósia de Van Dijk, zagueiro Rafael Santos, do Flamengo, nos tempos de Apoel — Foto: Reprodução
Embora só tenha atuado uma vez no time profissional em 2019 – no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbi, Rafael fez parte do elenco que conquistou o Brasileiro e a Libertadores naquela temporada.
Sua estreia na equipe principal foi em 2017, em amistoso com o Vila Nova, quando tinha apenas 18 anos. Substituiu Rafael Vaz e atuou por 45 minutos com o número 52 às costas. Em 2020, atuou em quatro jogos na campanha do bicampeonato estadual antes de ser emprestado ao Apoel, em maio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/g/D/qC2Je9SIerKjmYB5RGSw/rafasantos3.png?resize=647%2C873&ssl=1)
Sósia de Van Dijk, zagueiro Rafael Santos, do Flamengo, nos tempos de Apoel — Foto: Reprodução
Com nove anos de Flamengo – o paulista de Guarujá chegou ao Ninho em 2013, aos 15 -, Rafael mira novos desafios para voltar a ser lembrado pelo bom futebol que o fez chegar à seleção brasileira na base e não somente pela semelhança com o craque do Liverpool.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/N/B/dQoOv9TFGfWxSckNGDdQ/rafaney.png?resize=647%2C715&ssl=1)
Rafael Santos com Neymar em treino da Seleção na Granja Comary — Foto: Reprodução
Comentários
-
Extra1 dia atrás
Juiz acata pedido parcial do MP e Carnavale não terá participação de Babado Novo
-
Acre2 dias atrás
MPAC pede à Justiça suspensão de realização de shows em Brasileia
-
Extra 11 dia atrás
Brasileiro condenado por tráfico de drogas na Bolívia foragido é recapturado em Cobija
-
Flash2 dias atrás
Audiência e julgamento que sargento Nery responde por morte de jovem será em agosto
-
Acre2 dias atrás
Novos geoglifos são registrados na fronteira do Acre com a Bolívia
-
Acre2 dias atrás
No AC, mais de 20 pessoas são presas em operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas
-
Geral2 dias atrás
Micro e pequenas empresas já podem aderir ao Pronampe
-
Flash2 dias atrás
Bebê indígena de 1 ano morre vítima de síndrome respiratória grave e sobe para 12 o nº de mortes de crianças com a doença no Acre