fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Quase 50 kg de cocaína são apreendidos neste final de semana no Acre

Publicado

em

Neste final de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre apreendeu 49,34 kg de drogas em duas ocorrências distintas, uma no município de Xapuri/AC, em frente à Unidade Operacional (Uop) recém reinaugurada, e outra no município de Acrelândia/AC, quase na divisa com o estado de Rondônia.

Na ocorrência de Sábado à noite, que foi uma operação integrada com o Grupo Especial de Fronteira do estado do Acre (GEFRON) e que contou com informações passadas pela Polícia Federal no Acre, um veículo de passeio com apenas um ocupante foi parado para fiscalização em frente à Uop de Xapuri. Durante as buscas no interior do veículo foram descobertos 16 pacotes com substância com característica de pasta base de cocaína, com um peso total de 20,7 kg. Feito o teste preliminar de verificação, a reação foi positiva para entorpecente. Assim, o condutor do veículo, a droga e seus pertences foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Epitaciolândia.

Na segunda ocorrência, neste Domingo, menos de 24 horas após a ocorrência de Xapuri, um outro veículo que se dirigia para a divisa do estado do Acre com Rondônia foi apreendido. Dentro do automóvel havia um compartimento preparado, visando escapar de fiscalização, com diversos tabletes com substâncias com aparência de cloridrato de cocaína (pesando no total 26,5 kg) e pasta base de cocaína (pesando 2,14kg). A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Rio Branco para as providências legais pelo enquadramento de tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

No Acre, cerca de duas pessoas foram estupradas por dia em 2022; veja pesquisa

Publicado

em

Do total de abusos sexuais ocorridos no ano, 75% foram contra crianças e adolescentes menores de 14 anos

 

Acre, a cada 11 horas e 45 minutos uma pessoa foi estuprada. Do total de abusos sexuais ocorridos, 75% foram contra vulneráveis. Foto: assessoria

Há pelos menos três anos, uma adolescente de 15 anos sofria abusos sexuais por parte do próprio pai na zona rural do município de Xapuri, no interior do Acre. No início desta semana, a jovem foi resgatada pela Polícia Militar do Acre (PMAC).

Casos como esse são rotineiros no Estado. Em 2023, uma operação da Polícia Civil do Acre (PC/AC) mostrou que 80% dos presos são parentes, um número que mostra o reflexo da sociedade acreana perante a esse tipo de crime.

Todos os anos, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulga dados sobre estupro e estupro de vulnerável pelo país. A 17ª Edição do Anuário foi publicada e mostrou que em 2022, no Acre, a cada 11 horas e 45 minutos uma pessoa foi estuprada. Do total de abusos sexuais ocorridos, 75% foram contra vulneráveis.

No mesmo ano, o Acre apresentou a 2ª maior taxa de estupros, por grupo de 100 mil habitantes, dentre os outros Estados brasileiros, com 22,6, segundo o estudo. Vale ressaltar que a taxa do Brasil é de 8,9, o que significa que o número no Acre é quase o triplo do nacional.

Sobre os estupros de vulneráveis – com crianças e adolescentes abaixo de 14 anos –, o Acre também aparece na segunda posição do ranking nacional, também por grupo de 100 mil habitantes, com uma taxa de 67,1, atrás apenas de Roraima.

Fonte: 17ª Edição do Anuário Fórum Brasileiro de Segurança Pública

No contexto que envolve estupro e estupro de vulnerável, o Estado acreano também está na 2ª colocação de casos em 2022, com uma taxa de 89,8, na frente do Amapá, que apresenta 85,6, e abaixo de Roraima, que aparece com 114,1.

Fonte: 17ª Edição do Anuário Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Em 2023, o estudo foi feito nos municípios do Acre para mostrar a situação em cada localidade e região. Assis Brasil aparece na primeira posição no ranking de estupros e estupros de vulneráveis por grupo de 100 mil habitantes, com uma taxa de 222,22. A taxa do Estado como um todo é de 106,86, ou seja, Assis Brasil apresenta mais que o dobro. Já a capital Rio Branco está em 13ª posição da lista, com a taxa de 97,87.

Fonte: Polícia Civil do Acre

Em relação aos casos de estupro de vulneráveis, Assis Brasil também aparece no topo da lista, com taxa de 197,53, seguida por Capixaba, Manoel Urbano, Bujari e Acrelândia, com taxa de 153,96, 141,71, 139,35 e 135,51, respectivamente.

Fonte: Polícia Civil do Acre

Em sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleca) nesta quinta-feira, 9, a procuradora do Ministério Público do Acre (MPAC), Patrícia Amorim Rêgo, apresentou os dados à casa e falou sobre o motivo de municípios mais distantes aparecerem nas primeiras posições.

“O crime sexual, quanto mais distante, mais de zona rural e mais difícil acesso, maior a incidência, e maior também a subnotificação. A gente precisa olhar para essa região com mais cuidado”, destaca a procuradora

_____________________

“A gente precisa ir para esses municípios, precisamos falar sobre violência sexual, empoderar e fortalecer a rede”

_____________________

Entre os anos de 2022 e 2023, segundo a Polícia Civil do Acre, houve um aumento de 13% nos casos de estupro de vulnerável e de 9,4% quando envolve estupro e estupro com menores de 14 anos.

No ano de 2022, foram registrados 606 estupros de vulneráveis no Acre. Já em 2023, o número subiu para 685. Quando se fala nos dois tipos de abusos sexuais, tanto com maiores de 14 anos e menores, 2022 registrou 881, enquanto 2023 contabilizou 887.

Fonte: Polícia Civil do Acre

Maio Laranja

O “Maio Laranja” busca otimizar ações e atividades de combate a esses crimes, pois dia 18 é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil.

Combate à exploração e abuso sexual contra crianças é estendido para todo o mês pela primeira vez como lei nacional. conscientizar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no ambiente on-line, com orientações a pais, mães e cuidadores

Conforme dados disponíveis no site Maio Laranja: “A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil” e “todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente”. Diante desse cenário, a união de esforços é necessária e mais do que cumprir com legislação e tratados internacionais, visam garantir proteção à infância.

Por conta disso, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), lançou a campanha contra o abuso sexual infantil “Nunca é tarde”, nesta quinta-feira, 9, no Palácio da Justiça.

O material é composto por peças audiovisuais e gráficas que circularão nas mídias digitais do Judiciário, mas contará com a parceria da imprensa local que divulgará as peças. Em 2023, os meios de comunicação acreanos oficializaram cooperação com a Justiça acreana para realizarem a veiculação de campanhas institucionais educativas. E, agora, abraçam mais essa causa em prol da mobilização social para estimular na sociedade o compromisso coletivo em proteger crianças e adolescentes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gladson se reúne com diretor da Globo para viabilizar divulgação de festivais indígenas

Publicado

em

Encontro com André Dias aconteceu nesta terça-feira, 7, no Rio de Janeiro.

O chefe do Executivo presenteou o representante da maior emissora do país com um kit sobre o Acre e abordou maneiras de destacar, a nível nacional as festividades indígenas do acre. Foto cedida

O governador do Acre Gladson Cameli (PP) se reuniu com o diretor executivo da Globo do Rio de Janeiro, André Dias, para viabilizar possíveis parcerias para a divulgação dos festivais indígenas que ocorrem no interior do estado.

No encontro que aconteceu esta semana, o chefe do Executivo presenteou o representante da maior emissora do país com um kit sobre o Acre e abordou maneiras de destacar, a nível nacional, a herança cultural do estado, calcada fortemente no modo de vida dos povos tradicionais.

“Esses eventos são mais do que apenas celebrações; eles são uma forma de manter vivas as tradições, o conhecimento ancestral e a ligação profunda entre as comunidades indígenas e suas terras”, pontuou Cameli, em publicação no Instagram.

Os resultados da reunião serão divulgados em breve pela assessoria do governo do estado do acre.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Chegou a hora de representar o seu estado no Prêmio Sebrae de Jornalismo

Publicado

em

Reportagens sobre empreendedorismo, inscritas no prêmio, concorrem primeiro à etapa estadual

Que tal representar o seu estado no maior prêmio de jornalismo sobre empreendedorismo? Então, fique atento porque chegou a sua hora! As inscrições para o 11º Prêmio Sebrae de jornalismo já estão abertas pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br.

São quatro categorias para reconhecer os profissionais de imprensa que pautam os pequenos negócios: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Além da grande novidade desta edição, a categoria especial Jornalismo Universitário, que irá reconhecer e incentivar novos talentos.

A premiação será realizada em três etapas: a primeira, de nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional (Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste), que, por sua vez, definirá os finalistas da etapa nacional.

As pautas devem abordar aspectos ligados ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. Você tem a oportunidade de resgatar matérias e reportagens já veiculadas ou produzir novos conteúdos para concorrer. O prazo limite de veiculação é até 2 de junho de 2024.

Cada profissional poderá concorrer com até três trabalhos. No entanto, não há limite de inscrições por veículo. As mesmas regras e prazos valem para a categoria especial Jornalismo Universitário.

Serviço

São quatro categorias principais: Jornalismo em Texto, Jornalismo em Áudio, Jornalismo em Vídeo e Fotojornalismo, além da categoria especial Jornalismo Universitário.

  • Também será concedida uma premiação especial: Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
  • Inscrições: de 3 de abril a 3 de junho de 2024.
  • Período de veiculação dos conteúdos que podem concorrer: de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024.
  • Temas sugeridos: empreendedorismo, produtividade e competividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, estímulo ao consumo nos pequenos negócios, e acesso a crédito.

Os interessados em participar do PSJ podem se inscrever e acessar o regulamento completo no site www.premiosebraejornalismo.com.br.

 

Comentários

Continue lendo