Conecte-se conosco

Cotidiano

Queiroga pede à população que complete vacinação contra Covid

Publicado

em

Ministro diz que pasta vai distribuir cerca de 40 milhões de testes a estados e municípios e reforça importância da imunização

Queiroga pede à população de estados do Norte para completar esquema vacinal
Reprodução Ministério da Saúde

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, pediu, na manhã deste sábado (22), à população dos estados do Norte do país que complete o esquema vacinal contra a Covid-19 com a segunda dose e com a dose de reforço.

“Preciso pedir a cada um que levem quem vocês conhecem para tomar a segunda dose e a dose de reforço. Só assim vamos ser efetivos para evitar mortes graves por essa doença. Incluimos grupos especiais, como as crianças. Precisamos do apoio de todos e da colaboração de vocês.”

Queiroga participou de um evento para vacinar pessoas contra a Covid-19, em Manaus, no Amazonas, e em mais sete capitais da região norte. Em seu discurso, o ministro destacou a importância da vacinação contra a Covid e citou como exemplo seu próprio caso.

“Tomei duas doses, e vocês sabem que eu tive Covid, já tomei a dose de reforço e estou confiante de que mesmo que eu venha contrair novamente, a vacina é fundamental para evitar formas mais graves da doença. Elas tem efetividade o suficiente para nos proteger e fazer com que o número de casos e óbitos possamos conviver dentro de uma perspectiva pandêmica”, afirmou.

Queiroga disse também que o Ministério da Saúde quer incentivar a população a buscar a imunização. “Não queremos obrigar as pessoas a tomarem as vacinas, queremos convencer as pessoas a buscarem as vacinas, esse é o melhor caminho para que consigamos vencer nosso único inimigo; o vírus. Não precisamos de tanto tensionamento, de discutir questões pequenas e laterais, precisamos nos unir em torno de um objetivo comum, que é acabar com a pandemia da Covid-19.”

O ministro afirmou ainda que o país vive, desde março de 2020, “a maior emergência sanitária do mundo”. “Vencemos aquele momento de grande dificuldade causado pela variante gama. Hoje, estamos mais fortes e isso se deve aos SUS, que em 2020 e 2021 foi fortalecido”, afirmou. “Poucos países tiveram a capacidade de ter esse desempenho por conta de uma estratégia diversificada para a aquisição de vacinas que envolveu uma encomenda tecnológica para que o Brasil tivesse autosuficiencia para produzir vacinas com IFA nacional, a Astrazeneca/Firocruz.”

O governador do Amazonas, Wilson Lima, também presente no evento, lembrou da crise de desabastecimento que o estado viveu em janeiro do ano passado. “Torço para que nos próximos dez dias possamos ter uma curva de decida dos casos de Covid no Amazonas e no Brasil.”

Vacinação dos estados do Norte

A testagem e vacinação para a Covid no Amazonas ocorreu no Sambódromo de Manaus. O estado amazonense tem 80% da população com mais de 12 anos com a primeira dose, 62% com a segunda dose e apenas 8% tomou a dose de reforço.

Em Rondônia, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal está em 66% e 12% para a dose de reforço. Em Belém, no Pará, 57% da população vacinável tomou as duas doses, mas 577 mil paraenses que ainda não completaram o esquema vacinal.

Em Boa Vista, Roraima, a vacinação ocorre no Terminal Luiz Canuto Chaves, no centro da capital. Desde as 7h as pessoas aguardavam nas filas para se imunizar. No Tocantins, 64% da população tomou a segunda dose da vacina contra a Covid. No Acre, 79% da população já tem a primeira dose e 64% com a segunda dose.

Comentários

Cotidiano

Polícia inicia investigação de suposto racha envolvendo carros de luxo no Acre

Publicado

em

Por

Por Antônio Malvadeza

O delegado Samuel Mendes, da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, na Cidade do Povo, em Rio Branco, deverá ser o responsável em apurar um suposto racha envolvendo dois automóveis de luxo ocorrido no último final de semana e que por pouco não acabou em tragédia.

Os condutores de uma BMW vermelha e de um Volvo XC 60 de cor branca já previamente identificados, serão chamados a depor. Um dos motoristas chegou a ser notificado por policiais da Companhia de Trânsito.

A ocorrência foi registrada na tarde de sábado no bairro da Comara, quando dezenas de moradores relataram ter visto quando os condutores do Volvo e da BMW apostavam corrida. Segundo testemunhas, por pouco não houve uma tragédia quando um Corsa Classic cruzou a pista.

Os dois carros estariam em alta velocidade, mas ainda conseguiram evitar um acidente mais grave. O volvo ainda tocou no carro, porém o condutor não perdeu o controle e fugiu. O da BMW evitou o choque, no entanto, bateu no meio-fio e chegou a capotar.

Informações apontam que com ajuda de amigos, o proprietário da BMW conseguiu retirar o carro do local do acidente e quando os policiais militares da CIATRAN chegaram para atender a ocorrência, já estava em cima de um caminhão guincho coberto com uma lona.

Questionados, disseram que haviam feito um acordo com os demais envolvidos, o que não evitou que fossem notificados por tirar o carro do local do acidente, que é considerado infração grave no trânsito.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Curtinha: Acre estreia com derrota no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-20 Masculino

Publicado

em

Por

Por Duaine Rodrigues

O Acre não começou bem a caminhada noCampeonato Brasileiro de Seleções Sub-20 Masculino. Jogando contra o Espírito Santo, a seleção acreana foi derrotada por 3 sets a 0, na manhã desta terça-feira (24), no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Brasília (DF). As parciais foram 10 x 25, 20 x 25 e 18 x 25.

Seleção acreana de vôlei sub-20 2022 — Foto: Divulgação/Feav

Seleção acreana de vôlei sub-20 2022 — Foto: Divulgação/Feav

fase as seleções estão em grupo único. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais. O torneio vai até a sexta-feira (27).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Portaria dispensa uso de máscara nas unidades do INSS

Publicado

em

Foto/ilustrativa net

Medida foi publicada no Diário Oficial da União

Foi publicada hoje (24) no Diário Oficial da União a portaria que dispensa o uso de máscara de proteção facial nas unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A portaria determina, também, que as unidades do INSS deverão ter afixados em suas instalações informativos nos quais constem “orientações sobre a higiene adequada das mãos, o cuidado coletivo da saúde e a utilização dos ambientes compartilhados”.

Peritos

E desde ontem (23), após 52 dias de greve, os peritos do instituto voltaram ao trabalho. Nas negociações com o governo federal, os médicos peritos se comprometeram a repor os dias parados e reduzir o estoque de perícias não realizadas durante o período de greve.

Para reduzir a fila de exames periciais agendados, foi definida a realização de até 12 atendimentos diários por profissional. No entanto, de acordo com lei de 2019 os médicos que ultrapassarem essa quantidade de atendimentos vão receber R$ 61,72 por perícia extraordinária.

Os servidores terão 8 meses para compensar os dias não trabalhados de modo presencial ou remoto.

Comentários

Continue lendo

Em alta