Conecte-se conosco

Extra

Rainha Elizabeth 2ª morre, aos 96 anos, após sete décadas no trono do Reino Unido

Publicado

em

Morre a rainha Elizabeth 2ª após 70 anos o trono britânico
ANDY BUCHANAN/AFP – 28.06.2022

Monarca foi a mais longeva da história do grupo de países, visitou mais de cem países e participou de mais de 21 mil cerimônias

A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, em seu castelo em Balmoral, na Escócia, onde passava férias desde julho. Ela ocupou o trono por mais de 70 anos e foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido.

“A rainha faleceu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou o Palácio de Buckingham em comunicado.

A informação também foi divulgado nos perfil nas redes sociais da família real:

Assim que um comunicado do Palácio de Buckingham informou que Elizabeth estava sob supervisão médica e que seu estado preocupava, os membros da família real começaram a viajar para a Escócia.

Assim que um comunicado do Palácio de Buckingham informou que Elizabeth estava sob supervisão médica e que seu estado preocupava, os membros da família real começaram a viajar para a Escócia.

Um dos últimos compromisso oficiais de Elizabeth 2ª foi na última terça-feira (6), quando nomeou a nova primeira-ministra Liz Truss. Ela chegou a posar para foto com a nova mandatária. Na quarta-feira (7), dia da Independência do Brasil, a monarca mandou uma mensagem aos brasileiros.

Em fevereiro deste ano, a rainha pegou Covid-19, mas apresentou apenas sintomas leves de um resfriado e não teve grandes complicações.

Em junho, foi celebrado o jubileu de platina da rainha Elizabeth 2ª, que comemorou os 70 anos no trono britânico. Ela superou o recorde anterior pertencia à sua tataravó, a rainha Vitoria, que reinou durante 63 anos, 7 meses e 2 dias (de 20 de junho de 1837 até sua morte, em 22 de janeiro de 1901). Aos 96 anos, Elizabeth 2ª era a monarca reinante mais velha do mundo.

Trajetória até o trono britânico

Elizabeth 2ª era a monarca reinante mais velha do mundo
Kun TIAN, Gillian HANDYSIDE, Gabriel CAMPELO / AFP

Elizabeth não estava na linha sucessória da família real britânica desde que nasceu. Sua vida mudou em 11 de dezembro de 1936, quando tinha 10 anos, e seu pai George 6º chega ao trono após seu tio Eduardo 8º renunciar para se casar com Wallis Simpson, que era americana e tinha se divorciado.

Em 20 de novembro de 1947, já como uma herdeira da coroa, Elizabeth se casa com o príncipe Philip da Grécia e Dinamarca, seu primo de terceiro grau. O casal teve quatro filhos: o mais velho e herdeiro do trono é o príncipe Charles, que nasceu em 1948. A única filha, Anne, nasceu em 1950, seguida de Andrew, em 1960, e Edward, em 1964.

Em 6 de fevereiro de 1952, quando estava no Quênia com Philip, representando o pai, que estava doente. Durante essa viagem oficial a mais um país da Commonwealth, Elizabeth foi informada sobre a morte do rei e que se tornaria rainha com apenas 25 anos.

Em 2 de junho de 1953, após o período de luto, Elizabeth é coroada rainha. Pela primeira vez, a cerimônia de coroação na abadia de Westminster, que era restrita para poucas pessoas, foi transmitida ao vivo no rádio e na televisão. Esse momento é considerado um marco para a abertura da Família Real britânica para o mundo.

Rainha Elizabeth 2ª visitou o Brasil em 1968. Veja fotos da época:

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Faz 54 anos que a rainha Elizabeth 2ª visitou o Brasil. A monarca britânica, que comemora seus 70 anos de reinado, veio ao país apenas uma vez e permaneceu por aqui 11 dias. Nesse período, ela visitou pontos turísticos, inaugurou a sede do Masp e foi recebida por políticos, o que representou um marco nas relações entre os dois países

    Montagem R7

Comentários

Extra

Bombeiros do Acre resgata corpo de jovem que morreu em açude no Peru

Publicado

em

Atendendo a solicitação do prefeito do município de Iñapari, situado na fronteira com o Assis Brasil (Acre), senhor Abraham Cardoso, uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão sediado em Epitaciolândia, para que ajudassem no resgate do corpo de um jovem de 18 anos que teria se afogado em um açude localizado a 30km da fronteira, por volta das 14 horas do dia 28, na quarta-feira.

Segundo foi informado, um grupo de amigos teriam se deslocado da cidade de Porto Maldonado, para passar o dia na fazenda se divertindo. Em dado momento, após utilizar uma corda para cair no açude, o jovem Tanapari Ribeira, de 18 anos, teria sentido câimbras e pedido socorro.

Por estarem brincando, alguns não teriam acreditado que o mesmo estaria se afogando, foi quando o jovem afundou e não foi mais visto. Apesar de buscas no local por populares, não conseguiram localizar o corpo do jovem até a manhã desta quinta-feira (29), quando chegou a equipe dos bombeiros no local.

No local, autoridades polícias, familiares e a guarnição montaram estratégias de buscas com o dia de muita chuva, iniciando os mergulhos nas proximidades onde foi repassado as informações.  Após duas horas de buscas o corpo do jovem foi encontrado numa profundidade de 5 metros, sendo retirado da água e entregue as autoridades polícias do Peru.

Após o resgate do corpo, a equipe de policiais peruana ficou no local para aguardar as autoridades do Ministério Público do País para registrar os fatos e levar o corpo ao IML de Maldonado.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é preso após parar veículo com drogas ao lado de viatura da PF e Gefron em Epitaciolândia

Publicado

em

Nessa quinta-feira, dia 29, por volta das 12 horas, agentes da Polícia Federal, em parceria com o GEFRON, apreendeu aproximadamente 39kg de entorpecentes, na BR 317, já saída de Epitaciolândia com destino à Rio Branco, capital do Acre.

A equipe de policiais estava fazendo rondas para combater crimes eleitorais e parou em um posto de gasolina para abastecer sua viatura. Logo em seguida, um Honda Civic cinza escuro estacionou próximo à viatura e a equipe policial sentiu um odor muito forte quando o motorista abriu a porta do veículo.

Foi quando os policiais viram pacotes escuros no banco traseiro e decidiram realizar a abordagem do veículo, onde encontraram grande quantidade de tabletes de drogas.

Foram apreendidos 17kg de substância análoga a maconha (skunk) e 22kg de substância análoga a cocaína.

O condutor foi preso em flagrante delito por tráfico internacional de drogas. O veículo e os entorpecentes foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia, para realizar os procedimentos legais.

O condutor foi autuado por tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006) e será encaminhado ao Presídio, onde ficará à disposição da Justiça Federal.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 022/2022

OBJETO:

Registro de Preços para aquisição de materiais de expediente e suprimentos de informática para atender todas as secretarias municipais e sede da prefeitura, unidades de saúdes, escolas e demais setores públicos municipais através da Prefeitura Municipal de Brasiléia – Acre.

Data da Abertura: 20 de outubro de 2022, às 8h30min.

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, a partir do dia 07 de outubro de 2022, no endereço eletrônico: http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ .

Brasileia/AC, 29 de setembro de 2022.

 

Ana Maria R. da Costa

Pregoeira da Comissão Permanente de Licitação

Prefeitura de Brasiléia

Comentários

Continue lendo

Em alta