Acre
Recurso da Defensoria Pública reverte sentença que negou cirurgia a assistido

Recurso da Defensoria Pública reverte sentença que negou cirurgia a assistido. Foto: Felícia Lanay/ Ascom DPE
Após recurso da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do Subnúcleo da Saúde, em ação subscrita pela defensora pública Juliana Marques, assistido obteve reforma de sentença que considerou improcedente pedido de cirurgia para redução de fraturas nos ossos do nariz pelo Estado.
O usuário espera pelo procedimento desde 2018, quando foi agredido durante assalto e teve o seu nariz fraturado. Ele relatou que os problemas respiratórios vêm piorando durante o período em que espera pelo procedimento inicialmente negado.
No dia 20 de julho, após recurso da DPE/AC, a Turma Recursal entendeu que é dever do Estado garantir e conferir assistência integral à saúde aos que necessitam, o que resultou na reversão da sentença do juiz.
Comentários

Acre
Quinta Corrida da Expoacre é sucesso com mais de 300 participantes
Por Samuel Brayan
A 5ª Corrida da Expoacre foi realizada na manhã deste domingo, 7, com 300 corredores, todos concentrados nas imediações do Parque de Exposições Wildy Viana.
Neste último dia que encerra a maior feira do agronegócio do Acre, homens e mulheres escolheram trajetos de 5 e 8 quilômetros e movimentaram a manhã nos arredores da Expoacre.
O evento foi organizado pela Acre Running Eventos, com a participação de Elvis Rodrigues e Dudé Lima, que saudou os competidores e desejou uma ótima corrida a todos.
“O clima da corrida é contagiante, esse é meu segundo esporte favorito. É minha primeira participação, mas quero continuar correndo em provas como essa”, disse a estreante Mirian Ferreira.
“Já tenho 309 medalhas, moro na fronteira de Epitaciolândia, e é um prazer estar aqui. Me sinto feliz correndo, e nada me impede, nem mesmo a deficiência, eu continuo ultrapassando todos os meus limites”, disse o corredor Édison Selvagem.
Comentários
Acre
Com mais de 3,7 mil advogados, AC tem 1 profissional para cada 244 habitantes, diz OAB
Levantamento aponta ainda outros aspectos sobre os advogados inscritos no estado, como a faixa etária e sexo.
Um levantamento divulgado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na última semana, mostra que o estado acreano possui 3.701 advogados inscritos na ordem. Esse dado revela que o estado possui um advogado para cada 244 habitantes, considerando a população de mais de 906 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O que preocupa neste cenário, de acordo com a OAB, é a qualidade dos cursos ofertados pelo país que tem a maior proporção de advogados por habitante do mundo, com cerca de 1,3 milhão de profissionais que exercem regularmente a profissão, ou seja, proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.
Conforme dados da OAB, existem, hoje, no país, cerca de 1,8 mil cursos jurídicos e, atualmente, segundo dados do próprio órgão, são mais de 700 mil alunos matriculados.
“Esse número é absurdo, pois o Brasil tem mais cursos de Direito do que a soma da oferta em países como China, Estados Unidos e toda a Europa. Além dessa quantidade, a grande preocupação da OAB é com a qualidade desses cursos que estão sendo ofertados”, disse o presidente da OAB-Seccional Acre, Rodrigo Aiache.
O presidente disse que por causa disso foi criado o selo OAB Recomenda que fez uma seleção mostrando a qualidade dos cursos no Brasil.
“Selecionou aproximadamente 10% dos cursos existentes no Brasil, o que demonstra que grande parte das faculdades de direito não têm uma boa qualidade. Nossa luta é para que haja a melhoria do ensino dessas faculdades”, acrescentou.
Outros dados
O levantamento aponta ainda outros aspectos sobre os advogados inscritos no estado, como a faixa etária e sexo.
No Acre, a maioria dos advogados é do sexo masculino, com 2.004 inscritos. Já as inscrições de mulheres são de 1.697.
Em relação à faixa etária, a maioria dos advogados do estado possui idade de 26 a 40 anos com 1.653 inscritos, seguido do grupo etário de 41 a 59 anos (1.397) e depois aqueles com mais de 60 anos (887). Os jovens com idade até 25 anos são a minoria (209).
Comentários
Acre
Fluxo de umidade em baixos níveis ainda pode influenciar chuvas no domingo (7) no Acre
Há possibilidade de temporais em todo o estado. Confira as temperaturas.
O tempo não muda muito neste domingo (7) em todo o Acre. O fluxo de umidade em baixos níveis da atmosfera continua atuante sobre o estado, mantendo elevadas as condições de chuva. Assim, a previsão para este dia é de sol entre muitas nuvens, predomínio de céu nublado e com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite em todo o estado.
Confira as temperaturas em todas as regiões:
Alto Acre
Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 33ºC.
Baixo Acre
Mínima de 21°C e máxima de 32ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.
Vale do Juruá
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 20ºC e 31°C.
Vale do Purus
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 21º C e 31°C.
Vale do Tarauacá/Envira
Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 21°C e a máxima de 31°C.
Comentários
-
Extra23 horas atrás
Comunidades de Pando são atacadas por macacos e deixa vários feridos
-
Flash1 dia atrás
Acidente entre motocicletas em Epitaciolândia deixa dois feridos
-
Flash1 dia atrás
Força Tarefa de Segurança Pública no Acre cumpre mandados contra integrante de facção criminosa
-
Flash4 horas atrás
Na BR-317, veículo roubado em Rio Branco é recuperado pelo Gefron-AC, poucas horas após o crime
-
Flash3 horas atrás
Um brasileiro e três bolivianos são detidos por organização criminosa em Cobija/Bolívia
-
Acre1 dia atrás
Onda de frio pode chegar ao Acre com temperatura a 10 graus
-
Geral1 dia atrás
Motorista adota cão idoso abandonado no táxi por passageiro
-
Flash1 dia atrás
Petista, prefeito de Assis Brasil apoia Gladson e crítica o PT: “Não teve conversa”