Conecte-se conosco

Acre

Responsáveis por obra de hospital de Brasiléia só dão entrevista pra órgãos de situação

Publicado

em

Alguns trabalhadores são vistos no obra dos hospital que está sendo erguido em Brasiléia - Foto: Alexandre Lima

Alguns trabalhadores são vistos no obra dos hospital que está sendo erguido em Brasiléia – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Seguindo a denuncia do deputado estadual do Acre, Gilberto Diniz (PTdoB), onde disse que a obra do hospital estaria parada, o jornal oaltoacre.com se deslocou até o canteiro nesta quinta-feira, dia 19, para saber se procedia segundo o representante do povo naquela Casa.

Engenheiro responsável não estava na obra e o mestre responsável se recusou em falar - Foto: Alexandre Lima

Engenheiro responsável não estava na obra e o mestre se recusou em falar – Foto: Alexandre Lima

Para o deputado oposicionista, muitas das obras do governo no Acre, inclusive às de Brasiléia, estão paradas por falta de recursos financeiros para pagar os trabalhadores. Fato esse comprovado nos trabalhos da encosta do Rio Acre, orçado em mais de 11 milhões de reais e quase 20 trabalhadores perderam seus empregos.

Sendo vista por fora, a obra que está avaliada em mais de 50 milhões parece que não está parada, pois existem vários operários no canteiro trabalhando. O engenheiro e o mestre de obras foram procurados para que pudessem falar sobre a denuncia.

Pelo rádio, o vigia da obra conversou com um dos responsáveis, identificado apenas pelo nome de André, onde se limitou em perguntar se “o veículo de comunicação seria da situação ou oposição”, e depois completou que não daria nenhuma informação.

O engenheiro responsável da obra também não se encontrava no local, para que pudesse falar sobre o assunto. Em tempo, é bom lembrar que a obra é de cunho público, já que é financiada pelo Governo do Acre, com verbas públicas e que servirá para o povo, segundo o slogan da atual administração.

Portanto, qualquer meio de comunicação ou cidadão do Acre, pode ter acesso às informações do andamento da obra no local. Segundo é passado pela imprensa governista, “… que o mundo está mil maravilhas, mas a realidade é bem outra”, denuncia o deputado.

Alguns trabalhadores estão no local da obra - Foto: Alexandre Lima

Alguns trabalhadores estão no local da obra – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Acre

Policia Civil prende investigado por estupro de vulnerável em Sena Madureira

Publicado

em

Ascom/Policia Civil do Acre

Na manhã desta sexta-feiara, 28, a Polícia Civil em Sena Madureira efetuou a prisão de V.B.V., de 50 anos, em uma residência localizada no Bairro Vitória. Durante o processo investigativo ficou comprovado que o suspeito praticava ato libidinoso com os menores de 14 anos e se enquadra no tipo penal de Estupro de Vulnerável, Art. 217-A do Código Penal(CP).

Nesse caso, o autor se denominava “treinador” de futebol e realizava aulas na quadra da Escola Messias, localizada no Bairro Vitória, Sena Madureira/Ac.

A investigação também descortinou a forma como se dava o crime. Após os treinos o investigado convidava alguns garotos para supostas reuniões em sua residência e se os garotos não praticassem ou se sujeitasse ao ato sexual seriam “suspensos” do time e dos treinos.

O trabalho da equipe de investigadores descobriu também que, havia a promessa de que, caso praticassem o ato sexual, participaria da “diretoria” do time.

Preso, o investigado foi conduzido a Delegacia Geral de Sena Madureira para lavratura de auto de prisão em flagrante em seguida colocado a disposição da justiça.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com quase 600 novos casos, Acre confirma mais um óbito por Covid nesta sexta-feira (28)

Publicado

em

Por

A Ômicron já responde por quase todos os resultados positivos de Covid no estado do Acre. É o que mostra um boletim de vigilância epidemiológica divulgado pela Rede Corona-ômica, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Por Janine Brasil, g1 AC — Rio Branco

Ao todo, 735 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) — Foto: Procon/MS/Divulgação

O Acre registrou 596 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira (28), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Ao todo, 735 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). O número de altas é de 88.164.

No dia 22 deste mês, o estado teve a triste marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. A explicação para o aumento foi a chegada da variante Ômicron no estado.

Número de casos de Covid-19 por cidades do Acre

Cidades Casos de Covid
Acrelândia 1.943
Assis Brasil 1.885
Brasileia 3.230
Bujari 1.333
Capixaba 693
Cruzeiro do Sul 8.068
Epitaciolândia 1.684
Feijó 3.472
Jordão 712
Mâncio Lima 2.997
Manoel Urbano 925
Marechal Thaumaturgo 1.376
Plácido de Castro 2.052
Porto Acre 1.655
Porto Walter 554
Rio Branco 45.221
Rodrigues Alves 1.022
Santa Rosa 1.017
Sena Madureira 6.381
Senador Guiomard 1.288
Tarauacá 6.733
Xapuri 3.189
Total 97.430

Em todo o estado há 62 pessoas internadas, sendo 59 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 34%. Dos 20 leitos existentes, dez estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.

Aumento de leitos

No boletim de leitos desta sexta aparece um aumento de 10 leitos de UTI Covid e 30 leitos clínicos no Into-AC. Agora a unidade de saúde tem, ao todo, 20 leitos de UTI Covid e 40 clínicos.

Com aumento de internações e de casos positivos desde o início do ano, a Saúde do Acre decidiu abrir mais leitos de enfermagem e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a demanda. A Saúde informou ainda que seriam abertos mais três leitos clínicos no Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, mas os leitos aindo não aparecem no boletim.

Mortes

O boletim desta sexta registrou a morte de uma pessoa.

A vítima tinha 81 anos, era natural de Rio Branco, deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco no dia 14 de janeiro de 2022.

Os testes rápidos para detectar a Covid-19 acabaram nas unidadesde saúde de Rio Branco, segundo informou a secretária Sheila Andrade, em comunicado divulgado nessa quinta (27) nas redes sociais.

A gestora afirmou que nesta sexta (28),as unidades da atenção básica da capital passariam a contar somente com médicos para atender a população.

Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.

Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Brancosuspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.

Ômicron no AC

A Ômicron já responde por quase todos os resultados positivos de Covid no estado do Acre. É o que mostra um boletim de vigilância epidemiológica divulgado pela Rede Corona-ômica, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Em janeiro foram analisados sete casos positivos de Covid-19, sendo que um deles deu que se tratava da Ômicron. Em dezembro, do total de 16 casos analisados, dois deram positivo para a variante. Já no mês de janeiro, os dois casos analisados de Covid indicaram que era a Ômicron.

Apesar dos dados da pesquisa, a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco afirmam que ainda não há confirmação oficial de casos de Ômicron no estado e na capital.

Governo decreta emergência

 

Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre, o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.

Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

Acre permanece na faixa amarela

 

Mesmo com o aumento no número de casos da doença Acre permanece na faixa amarela. O governador do Acre, Gladson Cameli, pediu o apoio da população para que os casos parem de aumentar e todos sigam as orientações sanitárias.

“Espero não ter que tomar medidas iguais as passadas que tomamos. Não estou preocupado com eleição. Minha preocupação é com o próximo. Preciso do apoio da sociedade, nos ajude a orientar as pessoas, a convencer aquele que ainda não está convencido que a vacina vai proteger a vida dele. Meu filho tem 8 anos e quando chegar a hora dele, vai tomar a vacina. Agora, é hora de deixarmos algumas prioridades e cuidar da própria vida. Só da minha equipe de segurança baixaram cinco. Então, não é brincadeira. Vamos manter na faixa amarela. Vamos focar nas pessoas em proteger a vida das pessoas”, disse Cameli.

Comentários

Continue lendo

Acre

Avião que havia saido de Rio Branco arremete a segundos do pouso em Guarulhos por ter outra aeronave na pista

Publicado

em

Mais um registro em vídeo captado nesta semana no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos (SP), mostra uma bonita cena de arremetida e um exemplo prático de como funcionam os procedimentos de segurança da aviação nas operações de pouso.

Diante da aproximação de uma aeronave da Latam para o toque pela cabeceira, enquanto outra ainda não tinha liberado a pista, o controlador de tráfego aéreo instrui os pilotos a iniciarem uma arremetida, que aconteceu já em baixa altura, há poucos segundos do pouso.

Os controladores de tráfego aéreo sempre buscam garantir a separação entre as aeronaves para haver tempo suficiente para que a pista esteja livre quando a próxima chega, porém, não é tão incomum ocorrerem situações como esta do vídeo, tanto aqui no Brasil quanto em vários outros aeroportos pelo mundo, especialmente nos que possuem intenso tráfego aéreo.

Como sempre, vale lembrar que a arremetida é um procedimento comum na aviação, devidamente treinado pelos pilotos, que visa a garantir a segurança quando, durante a aproximação e o pouso, algo está fora do padrão ou haja possibilidade de sair do padrão.

Além da chamada “aproximação perdida”, também é interessante notar no vídeo a etapa seguinte, quando o controlador de tráfego informa aos pilotos da Latam para manterem contato visual com um avião Boeing 737, que havia decolado um pouco antes, portanto, ainda estava nas proximidades. Este procedimento também visa a aumentar a segurança de voo, já que ajuda a garantir que os pilotos tenham consciência situacional para manterem a separação adequada em relação à outra aeronave no ar.

A aeronave envolvida na arremetida foi o Airbus A320 da Latam registrado sob a matrícula PR-MHK. Ele chegava na tarde da quarta-feira, 26 de janeiro, no voo LA-3064, que havia partido de Rio Branco, no Acre. Na pista, estava um ATR-72 da VoePass, que havia chegado no voo 2Z-2261, com origem em Joinville, Santa Catarina.

Após a arremetida, os pilotos da Latam realizaram novo procedimento de aproximação e o pouso foi completado cerca de 13 minutos após.

Comentários

Continue lendo

Em alta