Na manhã desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Assis Brasil, através da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura realizou reunião com a Superintendência da Agricultura no Acre, SEAP, Seaprof, Associações e comunidade em geral para discutir e receber melhorias para os produtores rurais do município.

De acordo com o Prefeito da cidade, Antônio Barbosa de Sousa, o Zum, no evento foi anunciado o programa de Açudagem, Programa de Cultivo do café, lançamento pelo Sebrae, das embalagens de itens produzidos em Assis Brasil, bem como diversas doações da Superintendência da Agricultura, dentre elas: uma descascadora de café, Máquina PC (ambas chegarão ao município até o final do mês), uma Chocadeira para atender as demandas dos produtores rurais, bem como uma Van e uma picape Courier.

Também foi levantado a discussão sobre os financiamentos das horas das máquinas pelo Governo, aonde a hora custará R$ 80,00 no caso de trator de pneu e R$ 160,00 o trator de esteira para destoca.

Dentre outras coisas foi delegado à Secretaria de Agricultura, fazer o levantamento de todas as pessoas que irão trabalhar com a terra mecanizada ainda este mês, para assim efetuar os procedimentos cabíveis.

Ainda no encontro ficou garantido que até o final do ano haverá a criação de um laboratório de alevinos para fornecer aos pequenos produtores do município.

Vale destacar que estiveram presentes as seguintes autoridades: Dr. Luziel de Carvalho, Superintendente do Ministério da Agricultura no Acre; Dr. Cesio de Medeiros, representante do Governo do Estado; César Lazare, representante da SEAP; Antônio Barbosa de Sousa, Prefeito de Assis Brasil; José Ferreira, Vice Prefeito de Assis Brasil; Marcos Goes, Gerente da Seaprof; Jorge Saady, Gerente Regional do Sebrae Alto Acre; José Rodrigues de Araújo, Presidente da AMOPREAB; Eneia Silva, Presidente da Colônia de Pescadores; Antônia Gadelha, Secretária de Gabinete da Prefeitura de Assis Brasil; Helen Duarte, Secretária de Ação Social; Arquileudo Matias de Sales, Secretário de Agricultura; Wilker Nazareno Junior, Engenheiro Florestal; Agacy Pereira, Técnico Agropecuário; Arneudo Moraes, Técnico Agrícola; Vanderléia Araújo, Tecnica Florestal e Gestora Ambiental; Edlson Lopes, Presidente da Associação Santa Ineiz; Josué Lima, Presidente da Associação Livramento; Manoel Mendonça, Presidente da Associação Bacia; José Ribamar, Presidente da COPEAB e os Vereadores, Manoel Matias, Wendell Gonçalves, Ana Cláudia Gonçalves, Antonio Marinho.

 

Por Antonia Nascimento e Gerineudo Galdino

Comentários