fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Revolução Acreana : 116 anos da integração do Acre ao território brasileiro

Publicado

em

O Acre celebra nesta segunda-feira (6) os 116 anos da Revolução Acreana.

COM PÂMELA FREITAS, DA CONTILNET

A ocupação do território acreano por brasileiros começou em 1880

Luta que iniciou a integração do Acre ao território brasileiro. Na hino do estado é possível perceber trechos que contam essa história.

Ao longo da história, todas as civilizações surgiram as margens de grandes rios. O Nilo no Egito, o Tigre e o Eufrates na Mesopotâmia, o Indo e o Ganges na Índia e o Amarelo na China. Com o rio Acre não foi diferente, em suas margens nasceram as cidade de Rio Branco, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Porto Acre além de cidades bolivianas e peruanas.

Até o início do século XX, a região do Acre pertencia a Bolívia. A chegada dos primeiros nordestinos, por volta de 1880, porém, logo mudou o cenário. Os imigrantes fugiam da seca que assolava o Nordeste e viram na região, então pouco explorada, uma oportunidade de melhorar de vida.

O ponto forte da história desse rio foi a Revolução Acreana, movimento armado entre bolivianos e nordestinos pela posse do território que hoje compõe o Estado do Acre. Em seus barrancos muitos perderam a vida. O sangue vermelho e os corpos desses heróis anônimos fertilizam as margens do rio Acre, que fez uma revolução para que o Acre fosse incorporado ao Brasil.

“Foi nesta data [6 de agosto] que as tropas acreanas tiveram sua primeira vitória sob a liderança de Plácido de Castro rumo à rendição boliviana. O 6 de agosto só passou a ser comemorado a partir de 1910, o que significa dizer que a data não assumiu a importância de hoje logo nos primeiros anos após a revolução”, explica o Eduardo Carneiro, professor de história e vice presidente da Academia Acreana de Letras.

A Revolução Acreana é um marco decisivo de posse de um dos estados mais valiosos da época. “A revolução é o início das idas e vindas do Acre para o Brasil. Entre a extração da borracha para exportação e interesses pessoais, o Acre foi protegido por seus seringueiros. Pessoas que viviam do que essa terra oferecia para eles”, conta a professora de história, Marsella Souza.

A ocupação do território acreano por brasileiros começou em 1880. No começo o governo boliviano não deu muita importância, por se tratar de uma região de difícil acesso e que até então, não possuía grande impactos econômicos para a Bolívia.

Presidente José Manuel Pando en 1899

Só quando o coronel boliviano José Manuel Pando precisou se refugiar na região, depois uma tentativa de golpe, que percebeu o tamanho da presença brasileira e buscou alertar o governo.

“A revolução não passou de um conflito armado em defesa da propriedade privada dos seringalistas e do monopólio da cobrança de imposto sobre a produção da borracha pelo Governo do Amazonas. Eles precisavam mobilizar a opinião pública nacional em favor da causa, e, por isso, fizeram uso do patriotismo em seus discursos”, afirma Carneiro.

“Apesar de termos sido comprados, por sermos muito valiosos à época, hoje temos uma rica cultura que envolve todo o Brasil, e, até o exterior, pelo fato de muita gente ter vindo pra cá atrás da borracha e pelas promessas de enriquecimento fácil. Temos um pouco de todo o Brasil, e ainda assim temos uma cultura e jeito próprio de ser acreano”, acrescenta Souza.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Homem dá entrada em hospital após ser agredido a golpes de madeira em Brasiléia

Publicado

em

Um jovem identificado como Oziel de Castro Freitas, de 21 anos, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, após ser vítima de espancamento na Rua 12 de Outubro, no Bairro Três Botequins, na cidade de Brasiléia.

Inicialmente, as autoridades policiais e de socorro, teriam sido alertadas sobre um suposto tiroteio na região. Somente após chegarem no local, encontraram o homem caído na lateral da rua, nas proximidades do antigo Detran.

Oziel estava visivelmente angustiado e reclamava de muitas dores pelo corpo. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do 6º Batalhão estiveram no local e acompanharam a ação de resgate até o hospital.

Os policiais até o momento, só puderam identificar o pedaço de madeira que supostamente foi usado para agredir Ozeil. O mesmo apresentava uma lesão em um dos cotovelos e iria passar por exames e raio-x, para ver teria algum tipo de trauma grave na cabeça e restante do corpo.

As autoridades policiais estiveram no local na tentativa de descobrir quem poderia ter agredido o homem, mas não haviam localizado ninguém ou possíveis testemunhas. Oziel ficaria em observação no hospital.

Comentários

Continue lendo

Flash

Jovem é encontrada morta em casa após companheiro sair pra comprar remédios

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (18), a comunidade de Rio Branco foi abalada pela descoberta da morte de Thais Oliveira de Andrade, uma jovem de apenas 23 anos. O corpo da vítima foi encontrado dentro de sua própria residência, localizada na rua São Francisco, no bairro Montanhês.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades policiais, Thais, apesar de ser andarilha, possuía laços familiares. Testemunhas relataram que na noite anterior, a jovem retornou para casa acompanhada de uma pessoa que possivelmente seria seu companheiro. Na manhã seguinte, Thais acordou com sintomas semelhantes aos de uma gripe, momento em que seu companheiro saiu para efetuar saques bancários e comprar medicamentos para ela. No entanto, ao retornar, deparou-se com a trágica cena de Thais caída e aparentemente sem vida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado para o local. Contudo, ao chegarem, os paramédicos constataram o óbito da jovem. Diante da suspeita de morte, o Samu solicitou a presença da Polícia Militar, que isolou a área para a realização da perícia.

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram chamados e, após os procedimentos de praxe, o corpo de Thais foi removido para a sede do instituto, onde será submetido a exames cadavéricos.

O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, será conduzido pela Polícia Civil, que buscará esclarecer as circunstâncias que levaram à morte prematura de Thais Oliveira de Andrade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação Términus: PF desmantela esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas no Nordeste

Publicado

em

Nesta quinta-feira (18/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Términus, visando desbaratar um grupo suspeito de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico interestadual de drogas, com foco especial nos estados do Nordeste. A ação resultou no cumprimento de 14 mandados judiciais em endereços localizados na capital, sendo 9 de busca e apreensão e 5 de sequestro de bens, todos emitidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco.

Sob a coordenação de cerca de 40 policiais federais da Superintendência Regional no Estado do Acre, a operação foi desencadeada com base em investigações prévias de combate ao narcotráfico.

Os suspeitos enfrentam acusações de lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, crimes cujas penas, somadas, podem alcançar mais de 18 anos de prisão.

Esta operação reforça o compromisso da Polícia Federal no combate ao crime organizado e na desarticulação de esquemas de lavagem de dinheiro relacionados ao tráfico de drogas.

Comentários

Continue lendo