Faltam apenas poucos centímetros para que o Rio Acre transpasse o Parque Centenário - Foto: Alexandre Lima
Faltam apenas poucos centímetros para que o Rio Acre transpasse o Parque Centenário – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

O que estava previsto aconteceu. O Rio Acre chegou com força total desde as primeiras horas deste sábado, dia 21, e desabrigou centenas de famílias das cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e do lado boliviano de Cobija, Capital de Pando.

Muitas das famílias deixaram pra última hora, para pedir ajudar e sair de suas casas que estão localizadas às margens do Rio Acre. Já por volta das 8h30, o quase caos se instalou pelas ruas de Brasiléia devido o grande volume de veículos que tentavam ajudar e se juntavam aos curiosos que passeavam pelas ruas e ver a desgraça dos outros.

VEJA FOTOS DE COBIJA (BOLÍVIA) ABAIXO

Enquanto isso, os moradores que deixaram para última hora, corriam contra o tempo retirar seus pertences de dentro de casa. A solidariedade neste momento está sendo fator importante para quem tem veículo utilitário e ajuda na mudança.

Duas escolas públicas foram disponibilizadas para receber os pertences das famílias afetadas pelo rio. As prefeituras de Brasiléia, Epitaciolândia, juntamente com setores públicos, estão com pessoal e veículos ajudando na evacuação.

Na Rua Rolando Moreira, já no Parque Centenário, poucos centímetros apenas aguardam para o transbordamento. Com a velocidade da cheia, se acredita que a qualquer momento poderá acontecer o alagamento parcial da cidade de Brasiléia.

A cota de transbordamento que é de 11,40cm, foi alcançada durante a madrugada que foi bastante chuvosa até próximo das 9h00. Foi comunicado que em Assis Brasil, também foi assolada por uma forte chuva no mesmo horário e o rio continua estável.

Mais informações a qualquer momento.

rio acre cheio-62

Comentários