fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Rio Branco registra mais de 200 casos de Caxumba em 2019, informa Secretaria

Publicado

em

O primeiro caso foi registrado na capital em junho de 2018. Mas o vírus se espalhou mesmo nesses primeiros 40 dias de 2019.

Um surto de Caxumba, popularmente conhecida como papeira por causar o inchaço nas bochechas, tem afetado jovens e adultos, em Rio Branco, de acordo com dados notificados na Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Por se tratar de uma doença viral, como a gripe, por exemplo, o contágio ocorre de maneira rápida e os sintomas podem demorar a aparecer, pois o vírus pode passar até 15 encubado.

O primeiro caso foi registrado na capital em junho de 2018. Mas o vírus se espalhou mesmo nesses primeiros 40 dias de 2019. De janeiro aos primeiros dias de fevereiro deste ano, a SEMSA já notificou 200 casos, superando o número registrado ao longo de todo o ano anterior, quando foram notificados 167 casos.

______________

A faixa etária mais afetada pelo vírus, na capital, tem sido jovens com idades entre 20 e 29 anos, seguido pelos jovens entre 15 e 19 anos.

______________

A recomendação à comunidade é que verifiquem seus cartões de vacinação para saber se já estão imunizados. Caso não tenham tomado à vacina tríplice viral, devem buscar uma unidade de saúde para ser imunizado.

Crianças, que geralmente são o alvo da doença não estão sendo afetadas pelo surto porque, em sua maioria, estão imunizadas. Dados da SEMSA informam que 95% das crianças com idade entre 1 a 5 anos receberam doses da tríplice viral, disponibilizada em unidades básicas de saúde. A imunização é feita em duas doses, sendo a primeira na criança ao completar 12 meses e a segunda, aos 15 meses de vida.

Sintomas da Caxumba

Entre os sintomas da doença estão o inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles; dor ao mastigar e engolir líquidos e alimentos; febre; dor de cabeça; fadiga, fraqueza e perda de apetite.

Há pessoas que não manifestam todos os sintomas, mas podem sentir dor no pescoço e os homens, dores nos testículos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas vence a AABB e conquista o título do Estadual Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Jotas segue com a tradição de conquistar títulos no vôlei acreano

A Jotas derrotou a AABB por 3 sets a 0, com parciais 25×7, 25×12 e 25×8, nesta terça, 23, no ginásio do Meta, e conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-16 de Vôlei Feminino.

“Fechamos o primeiro evento da temporada. A intenção é movimentar as categorias de base no primeiro semestre porque na sequência teremos as competições escolares”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Próximo torneio

De acordo com Delmerson Abreu, a próxima competição da temporada indoor será o Estadual Sub-18.

“Vamos realizar o congresso técnico do Sub-18 e programar o início. Essas competições também servirão de base para a formação das seleções para a disputas dos torneios nacionais”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência fecha preparação e Eric Rodrigues vai manter equipe

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Eric e o auxiliar Faísca querem conter a ansiedade dos atletas.

Com um treino leve na manhã desta quarta, 24, no Marinho Monte, o Independência fechou a preparação para o jogo contra o São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 25, a partir das 17h30, no Florestão e se vencer o Tricolor voltará a ser campeão acreano depois de 25 anos.

A equipe será a mesma do clássico contra o Rio Branco com o atacante Lequinho atuando como volante ao lado de Cabeludo.

“Vamos manter a equipe. Fizemos um bom treinamento e agora é descansar para tentar conquistar o título”, disse Eric Rodrigues ao phdesporteclube.com.br

Reclamou da tabela

Mesmo muito próximo de conquistar o título, Eric Rodrigues fez duras críticas a Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) por causa da tabela do segundo turno.

“A tabela foi feita para beneficiar o Rio Branco e o Humaitá. Realizamos grandes partidas e chegamos na última rodada dependendo somente do nosso resultado. Rio Branco e Humaitá serão obrigados a realizar um jogo onde algum ficará sem calendário”, declarou o treinador do Tricolor de Aço.

Manter a tranquilidade

Para o atacante Lequinho, o Independência precisa manter a tranquilidade no jogo decisivo.

“Essa é uma partida importante para todos no Independência. Trabalhamos duro para chegarmos neste momento e não podemos vacilar”, afirmou Lequinho.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade promove Campeonato Acreano de Handebol em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto PHD: Competição escolar terá mais de 20 equipes no Sub-14 e 17

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) promove neste fim de semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Cruzeiro do Sul, o Campeonato Acreano Escolar de Handebol. A competição será promovida nas categorias Sub-14 e 17 e mais de 20 equipes estão confirmadas no evento.

“Vamos realizar a sétima competição na temporada e mais uma vez estamos levando o esporte escolar para o interior. Temos um bom número de equipes confirmadas”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Congresso na sexta

João Renato Jácome confirmou para sexta, 26, a realização do congresso técnico da competição.

“É sempre importante citar as participações das escolas. Teremos um grande evento e o apoio dos diretores incentivando os alunos/atletas também é fundamental para o desenvolvimento de práticas saudáveis”, afirmou o dirigente.

Comentários

Continue lendo