fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rocha solicita ao MJ que autorize Polícia Federal investigá-lo sobre possível envolvimento com crime organizado

Publicado

em

Rocha e o Secretário Executivo do Ministério da Justiça, dr. José Levi

Rocha e o Secretário Executivo do Ministério da Justiça, dr. José Levi

Na tarde desta terça-feira, 20, o deputado federal Major Rocha (PSDB-AC) esteve no Ministério da Justiça, onde solicitou, oficialmente, ao Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Dr. José Levi , que determine à Polícia Federal conduzir as investigações referentes à Operação Êxodo, de forma a que seja garantida a isenção necessária.

Em documento entregue ao MJ, Rocha alertou que esta não é a primeira vez que tem seu nome envolvido em suspeitas de crimes. “O governo petista, no Acre, usa sua máquina para tentar destruir a minha reputação, sendo, portanto, compreensível o temor quanto à isenção da Polícia Civil”. O parlamentar tucano, desde seu primeiro mandato como deputado estadual, tem sido ferrenho opositor dos Governos petistas, seja em âmbito Nacional, Estadual ou Municipal. “Resta claro que lanço dúvidas sobre a necessária isenção da Polícia Civil do Acre para conduzir as investigações sobre minha suposta participação e apoiamento ao crime organizado”.

Em janeiro deste ano, os delegados da Polícia Civil do Acre tiveram reajuste salarial, sendo a única categoria a entrar em acordo com o Governo do Estado. Profissionais de saúde anunciaram greve para outubro, enquanto a Educação passou meses em greve.

Rocha apresentou ao Ministério questionamentos referentes à Operação Êxodo, que buscava desarticular o “Crime Organizado no Estado do Acre”. Confira trecho do documento:

  1. No decorrer da operação, uma ex-funcionária do meu gabinete foi detida, acusada de pertencer à facção criminosa “Comando Vermelho”. Pois bem, a partir de tal prisão, meu nome foi lançado à mídia com insinuações de que pertenceria, e financiaria, através do salário de R$ 2.000,00 pago àquela servidora, o crime organizado no Estado.
  2. Ocorre, Senhor Ministro, que a operação nominada foi cercada de incongruências, senão vejamos:
  • Esta operação de inteligência, estava em curso há mais de um ano, e, ainda assim, foi incapaz de impedir os ataques de criminosos, por todo Acre, causando prejuízos e mortes da população civil, indefesa.
  • A operação apontou o envolvimento de pessoas com tráficos de armas e drogas e não apresentou nenhum trecho de interceptação telefônica, fotos ou qualquer outra forma de comunicação. Nada que aponte para a minha participação no auxílio ao crime organizado.
  • A cúpula da Polícia Civil argumentou que a facção criminosa se utiliza da organização de bingos, ou outros eventos assemelhados, para financiar suas atividades criminosas.
  • A estranha “coincidência” da espalhafatosa apresentação da minha ex-assessora ser feita no mesmo dia em que estava marcada a visita de membros da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, para investigar os atentados praticados por criminosos no Estado.

“Entendo que o meu mandato é baseado na confiança que os eleitores acreanos depositam em mim. Dessa forma, suspeitas sérias como as manejadas pela Polícia Civil do Acre têm o condão de lançar uma sombra de desconfiança sobre mim, que sempre me pautei pelo combate ao crime e pela manutenção da ordem pública, tanto como oficial da Polícia Militar do Acre, como parlamentar estadual e, agora, como Parlamentar Federal”, destacou Rocha.

 

Assessoria

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo