fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Saiba o que fazer se caiu na malha fina do Imposto de Renda

Publicado

em

O último lote da restituição do Imposto de Renda de 2018 foi aberto nesta segunda. Caso o contribuinte não esteja na lista, significa que ele está na malha fina. É preciso corrigir as pendências com a Receita Federal porque as restituições só são pagas somente após a questão ter sido resolvida.

Segundo Richard Domingos, diretor-executivo da Confirp Contabilidade, estar na malha fina não restringe o CPF do contribuinte. O procedimento é uma checagem mais detalhada de dados divergentes ou mesmo de mudança de comportamento em rendimentos ou despesas.

“Não é preciso de desesperar, mas é aconselhável que a pessoa junte toda a documentação que sustentou a declaração para poder identificar o problema e corrigir”, afirmou.

Ao todo, 682 mil pessoas estão na malha fina. O número equivale a 31,4 milhões de declarações entregues no IR deste ano. 70% das declarações com pendência tem dinheiro do Imposto de Renda para receber.

Para saber se a declaração está na malha, os contribuintes podem acessar o extrato do Imposto de Renda. Esse extrato está no site do e-CAC.  É preciso informar um código de acesso, gerado na própria página do órgão.

É importante prestar atenção à seção “Pendências de malha”. É lá que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Caso ainda seja possível fazer a retificadora, acesse o programa da Declaração do Imposto de Renda no computador.

Será necessário informar o número do recibo da declaração original.  Faça as alterações e transmita a declaração retificadora. A Receita fará um novo processamento e, se os dados estiverem corretos, o contribuinte receberá nos lotes residuais.

Também é possível fazer a retificação pelo site da receita. A Retificadora Online pode ser acessada pelo sistema e-CAC () desde que o contribuinte tenha código de acesso ou certificado digital.

A versão online tem restrições. Ela permite retificar rendimentos tributáveis e deduções, por exemplo,  mas não é possível mudar informações referentes à atividade rural, ganhos de capital e renda variável.

Se a declaração já está retida em malha, o contribuinte deve aguardar para fazer o agendamento de atendimento na Receita a partir de janeiro de 2019.

Outra alternativa é aguardar a carta de convocação do Fisco para acertar as pendências.

Segundo a Receita Federal, o principal motivo para retenção na malha fina foi a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes  (379.547 declarações). Em seguida estão divergências nas informações informadas pelo contribuinte e a fonte pagadora (183.274), despesas médicas (163.594) e dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras (128.536)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seletiva do Judô no Jeb´s Sub-18 será realizada em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto CBDE: Fade pretende realizar um bom torneio no interior

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) confirmou para Epitaciolândia, no dia 6 de abril, a Seletiva do Judô e o objetivo é definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas.

“Queremos montar uma equipe com 16 alunos/atletas nos dois gêneros. Levar essa competição para Epitaciolândia também é simbólico por causa dos problemas com a enchente do rio Acre”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Data limite

As inscrições para disputa da competição são limitadas e poderão ser feitas até o dia 3 de abril no endereço www.fadeac.com.br

“Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência vai tentar efeito suspensivo para o zagueiro Jean

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Jogo entre Independência e Vasco terminou com muita confusão

A diretoria do Independência vai tentar um efeito suspensivo para o zagueiro Jean. O atleta foi expulso no jogo contra o Vasco e recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de quatro partidas de suspensão.

“Vamos pedir o efeito suspensivo e o Jean estará em campo contra o Andirá no sábado (30). Estamos apresentando o recurso baseado na Lei Pelé”, explicou o advogado do Independência, Atevaldo Santana.

Representação contra o árbitro

Atevaldo Santana confirmou uma representação contra o árbitro da partida Independência e Vasco, Antônio Marivaldo.

“O árbitro relatou na súmula uma troca de agressões entre o Jean (Independência) e o Ker (Vasco). As imagens do jogo não mostram essas agressões, o que ocorre são empurrões naturais nas jogadas dentro da área. O árbitro tem obrigação de ser preciso nos seus relatórios”, afirmou o advogado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Veneza ganham jogos e seguem invictos no Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza deu um passo importante para conquistar a classificação

Atlético e Veneza venceram seus jogos nesta terça, 26, no ginásio Álvaro Dantas, pela fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal Feminino e se aproximaram das vagas para a segunda fase do torneio.

O Atlético bateu o Glória por 8 a 4 e o Veneza derrotou o Acre Esporte por 2 a 1.

Mais dois jogos

A primeira fase do Estadual de Futsal Feminino terá mais duas partidas na quinta, 28, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas. Villa e Cidade do Povo disputam o primeiro confronto e na sequência a Assermurb joga contra o Borussia.

Comentários

Continue lendo