Geral
Saúde alerta sobre aumento do número de casos de doenças diarreicas em municípios do interior
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), alerta para o aumento de casos de doenças diarreicas no estado. Na Semana Epidemiológica (SE) 23, as notificações das doenças diarreicas agudas (DDA) aumentaram 32,2%, se comparadas ao mesmo período de 2021.
Apesar de oito municípios estarem acima do limite superior, de acordo com a série histórica 2012-2022, o estado se mantém fora da situação de surto. Ocorre que o período de maior aumento de casos de DDA é durante a estiagem, que começa na segunda quinzena de julho.
“Em 2021 a estiagem começou na segunda quinzena de junho, e este ano os rios já apresentam baixa medição desde a primeira quinzena de maio. Os municípios da regional do Juruá, Feijó e Tarauacá, apresentam notificações acima do limite superior”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Vigilância em Saúde (DTHA) da Sesacre, Débora dos Santos.
Os municípios da regional do Alto Acre, Brasileia e Epitaciolândia encerraram a SE 23 acima do limite superior. O município de Xapuri não informou até o fechamento do painel. Já os municípios do Baixo Acre, Jordão, Manoel Urbano, Sena Madureira e Senador Guiomard, encerraram a SE 23 acima do limite superior.
“Um ponto a ser considerado a respeito de Manoel Urbano é que o município vinha apresentando baixas notificações desde 2020. Em conversa com a secretária de Saúde e sua equipe, apresentamos o cenário, e o município passou a realizar um trabalho voltado para identificar e solucionar a subnotificação, o que explica o aumento de casos na região”, pontuou Débora.
O monitoramento das doenças diarreicas agudas é realizado diariamente com os municípios e compartilhado por meio de grupo de trabalho, via WhatsApp.
“Além dos alertas para municípios que estão com notificações acima do limite superior, também alertamos os municípios que estão com baixa notificação, como é o caso de Capixaba (duas notificações), Porto Acre (nenhuma notificação) e Porto Walter (duas notificações) na SE 23. Porto Acre não teve notificação em 12 das 23 semanas epidemiológicas. O alerta é para verificarmos se o número apresentado condiz com a realidade dos municípios ou se estamos tendo subnotificação”, enfatizou Débora.
No dia 13 de junho foi ativada a Sala de Situação das Doenças Diarreicas Agudas junto à de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, para monitoramento e envio dessas informações para toda a equipe da Saúde e população em geral.
Comentários

Geral
Homem em posse de faca, agride irmã, esposa e a própria mãe em Cruzeiro do Sul
Mais um caso de violência doméstica foi registrado em Cruzeiro do Sul. Na manhã desta quarta-feira (06), um homem agrediu a mãe, a irmã e a esposa no bairro da Cohab.
De acordo com informações da Polícia Militar, ele estava sob efeito de bebidas alcoólicas e, possivelmente, entorpecentes. O agressor se trancou sozinho em um quarto portando uma arma branca.
O grupamento tático da PM fez a intervenção com uso de uma arma de condutividade elétrica e a situação foi controlada.
O homem foi encaminhado para a delegacia, sob a acusação de violência doméstica.
Comentários
Geral
ACRE: Equipes de Atenção Básica realizaram 2,9 mil consultas de pré-natal com seis ou mais atendimentos por gestante em 2021

Incentivo financeiro será feito em sete parcelas via Regiões de Saúde do Alto Acre, Baixo Acre e Purus e Juruá e Tarauacá/Envira Reportagem Thiago Marcolini portal Brasil 61
Reportagem portal Brasil 61
Mesmo com pré-natal disponível pelo SUS em todas as regiões do estado, quadro de mortalidade materna e infantil deixa autoridades de saúde em alerta
No estado do Acre, as equipes de Atenção Básica realizaram 2,9 mil atendimentos médicos que englobam essa quantidade mínima, entre janeiro e dezembro de 2021.
Comentários
Geral
Mulher é morta a facadas, degolada e tem corpo jogado em quintal
A Polícia Civil de Plácido de Castro, município distante 95 quilômetros da capital acreana, atua elucidação de mais um feminicídio ocorrido na região de fronteira. A vítima, Tamires Rodrigues, 31 anos, foi assassinada a facadas e degolada, supostamente na madrugada desta quarta-feira (6).
O corpo foi deixado no terreno da casa onde a mesma morava no bairro Manchete e removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Rio Branco.
De acordo com as informações da polícia, Tamires já tinha cumprido pena no presídio da capital e gozava de liberdade no regime aberto. Era mãe de uma filha de 2 anos e morava sozinha numa casa alugada.
Por volta de 6h da manhã de hoje, um vizinho percebeu que a mesma estava caída no quintal da casa onde morava e descobriu que a mesma estava morta.
A Polícia Civil avisada do ocorrido e constatou que o cadáver apresentava várias perfurações de arma branca e tinha sido degolada.
A motivação para um crime tão violento ainda é desconhecido pela polícia.
Comentários
-
Geral2 dias atrás
Autoridades policiais investigam tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia
-
Extra1 dia atrás
Brasileiro preso em Cobija sofre com espancamentos e família é extorquida
-
Geral1 dia atrás
Pequenos negócios geram renda de R$ 420 bilhões por ano
-
Extra9 horas atrás
Jovem escapa da morte com tiro no nariz em Brasiléia após dizer que não tinha “fumo”
-
Flash1 dia atrás
Adolescentes tentam fuga durante apresentação de teatro e ferem agente do ISE na cabeça
-
Geral1 dia atrás
Dupla tenta fugir do GIRO da PMAC, mas acaba presa com mais de nove quilos de drogas
-
Extra1 dia atrás
Justiça de Cobija condena homem a 20 anos de cadeia por tentar estuprar e matar menor de 13 anos
-
Acre2 dias atrás
Mulher é presa por matar vizinha com 12 facadas; suspeita é de surto psicótico