O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou no último ano 4.798 cirurgias no Pronto-Socorro (PS) de Rio Branco, o maior hospital do estado, e referência em atendimento de algumas especialidades médicas.
A secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, afirma que esses números são um ponto positivo para a pasta, e mostram o compromisso do governo com a população. “Nosso objetivo é alcançar o maior número de pessoas possível com as políticas de saúde pública. Esse atendimento à demanda de cirurgias no Pronto-Socorro mostra que evoluímos muito na Saúde do Acre entre 2020 e 2021, e nossa meta para esse ano é continuar com o bom trabalho da gestão”.
Saúde registra aumento no número de atendimentos cirúrgicos entre 2020 e 2021. Foto: Odair Leal/Sesacre
Se comparado ao ano de 2020, em 2021 houve um aumento de 35,5% no número de atendimentos cirúrgicos, totalizando 3.540. A maior procura é por atendimentos de ortopedia, que somam ao longo de 12 meses mais de 2.600 cirurgias realizadas.
“O esforço de toda a equipe é para servir à população que necessita dos nossos serviços da melhor maneira, e o aumento de atendimentos cirúrgicos reforça esse nosso compromisso”, afirma a gerente-geral do PS, Carolina Roque.
A gestora ressalta, ainda, que as equipes são treinadas e capacitadas para os atendimentos de urgência e emergência, e têm como meta oferecer um serviço de qualidade, seriedade e responsabilidade para a população.
“Buscamos a cada dia que passa melhorar os nossos serviços. Esse aumento no número de atendimentos mostra que estamos no caminho certo”, conclui Roque.
O delegado Samuel Mendes, da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, na Cidade do Povo, em Rio Branco, deverá ser o responsável em apurar um suposto racha envolvendo dois automóveis de luxo ocorrido no último final de semana e que por pouco não acabou em tragédia.
Os condutores de uma BMW vermelha e de um Volvo XC 60 de cor branca já previamente identificados, serão chamados a depor. Um dos motoristas chegou a ser notificado por policiais da Companhia de Trânsito.
A ocorrência foi registrada na tarde de sábado no bairro da Comara, quando dezenas de moradores relataram ter visto quando os condutores do Volvo e da BMW apostavam corrida. Segundo testemunhas, por pouco não houve uma tragédia quando um Corsa Classic cruzou a pista.
Os dois carros estariam em alta velocidade, mas ainda conseguiram evitar um acidente mais grave. O volvo ainda tocou no carro, porém o condutor não perdeu o controle e fugiu. O da BMW evitou o choque, no entanto, bateu no meio-fio e chegou a capotar.
Informações apontam que com ajuda de amigos, o proprietário da BMW conseguiu retirar o carro do local do acidente e quando os policiais militares da CIATRAN chegaram para atender a ocorrência, já estava em cima de um caminhão guincho coberto com uma lona.
Questionados, disseram que haviam feito um acordo com os demais envolvidos, o que não evitou que fossem notificados por tirar o carro do local do acidente, que é considerado infração grave no trânsito.
Seleção acreana é derrotada por 3 sets a 0 pelo Espírito Santo, nesta terça-feira, no ginásio da AABB, em Brasília. O time volta a quadra ainda nesta terça para enfrentar o Piauí
Por Duaine Rodrigues
O Acre não começou bem a caminhada noCampeonato Brasileiro de Seleções Sub-20 Masculino. Jogando contra o Espírito Santo, a seleção acreana foi derrotada por 3 sets a 0, na manhã desta terça-feira (24), no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Brasília (DF). As parciais foram 10 x 25, 20 x 25 e 18 x 25.
Seleção acreana de vôlei sub-20 2022 — Foto: Divulgação/Feav
fase as seleções estão em grupo único. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais. O torneio vai até a sexta-feira (27).
Foi publicada hoje (24) no Diário Oficial da União a portaria que dispensa o uso de máscara de proteção facial nas unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A portaria determina, também, que as unidades do INSS deverão ter afixados em suas instalações informativos nos quais constem “orientações sobre a higiene adequada das mãos, o cuidado coletivo da saúde e a utilização dos ambientes compartilhados”.
Peritos
E desde ontem (23), após 52 dias de greve, os peritos do instituto voltaram ao trabalho. Nas negociações com o governo federal, os médicos peritos se comprometeram a repor os dias parados e reduzir o estoque de perícias não realizadas durante o período de greve.
Para reduzir a fila de exames periciais agendados, foi definida a realização de até 12 atendimentos diários por profissional. No entanto, de acordo com lei de 2019 os médicos que ultrapassarem essa quantidade de atendimentos vão receber R$ 61,72 por perícia extraordinária.
Os servidores terão 8 meses para compensar os dias não trabalhados de modo presencial ou remoto.