fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Sebastião vai deixar dívida de 4,1 bilhões para Gladson segundo TCE

Publicado

em

Técnicos do TCE apresentaram relatório financeiro do Acre para o governador eleito Gladson Cameli

O senador e governador eleito do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), recebeu do Tribunal de Contas do Estado (TCE) um panorama das finanças públicas. O relatório foi apresentado nesta quinta-feira (22) no auditório da instituição. O futuro gestor conheceu os principais desafios que terá a partir do próximo ano.

Gladson Cameli analisou atentamente aos números que foram colocados. A maioria corresponde as despesas e receitas que o Estado gerou nos últimos oito anos. “É fundamental termos noção do que estamos recebendo da atual gestão. O Tribunal de Contas está fazendo uma grande contribuição para o futuro governo ao apresentar esses dados”, destacou.

De acordo com o levantamento do Tribunal de Contas, o Estado possui uma dívida consolidada de R$ 4,1 bilhões. Desse montante, 85% correspondem a empréstimos. O período entre 2010 e 2015 foi considerado o mais crítico. Nestes anos, a receita foi menor que a despesa.

O relatório apontou ainda que a maior parte do orçamento do poder executivo é utilizada para o pagamento de servidores públicos. São R$ 3,1 bilhões, o que representa 59% do total de despesas. Por conta disso, de acordo com TCE, sobra pouco recurso para que o Estado realize investimentos em outras áreas.

Também foram apresentados números da previdência estadual. O déficit do Acreprevidência foi um dos principais assuntos do relatório. Entre civis e militares, são mais de 36 mil aposentados e pensionistas. Um número que não para de crescer, principalmente nos últimos anos.

Defensor da Reforma da Previdência, Gladson Cameli voltou a falar sobre o assunto. “Somente com as reformas é que vamos mudar esse cenário. Precisamos que elas sejam aprovadas e vou lutar para que isso aconteça. Quem trabalhou uma vida inteira não merece ficar sem receber”, declarou.

O presidente do TCE, conselheiro Valmir Ribeiro, agradeceu a confiança de Gladson na instituição e desejou sorte ao próximo governador. “Apesar da situação atual, tenho certeza que a nova gestão será promissora”, destacou.

Ciente da situação financeira que encontrará em 2019, Cameli reafirmou o compromisso de governar para todos e disse que terá um gestão transparente. Além disso, anunciou que os números apresentados pelo TCE serão essenciais para a reforma administrativa.

“O desafio que teremos será grande. Por isso, vamos arregaçar as mangas e trabalhar muito. Uma das medidas que já tomei é a redução de secretarias. O Estado tem que dar o exemplo neste período de crise. Minha principal meta é tirar o Acre dessa situação e vamos conseguir”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Deracre trabalha em melhorias no Ramal São Pedro, em Xapuri

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), está trabalhando, nesta terça-feira, 16, no Ramal São Pedro, em Xapuri.

Estado tem trabalhado levando acesso para as famílias. Foto: Ascom/Deracre

A ação do Deracre ocorre numa política de assegurar a trafegabilidade durante todo o ano, para garantir o escoamento da produção agrícola dos produtores rurais.

O diretor de Desenvolvimento Regional, Tony Roque, afirmou que os trabalhadores atuam com serviços de raspagem de solo, retirada de atoleiros e limpeza de saídas de águas pluviais.

“Seguimos com o trabalho da equipe, que vai reparar os pontos críticos da estrada e garantir o acesso das famílias do Ramal São Pedro”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeita Fernanda Hassem empossa novo Secretário de Meio Ambiente de Brasiléia

Publicado

em

Visando fortalecer ainda mais as políticas e ações ambientais no município, a Prefeita Fernanda Hassem em solenidade com a gestão municipal (Secretários, Gerentes, Coordenadores e Equipe Municipal), apresentou na manhã desta segunda-feira, 15, o Professor Valdemir Silva ( Prof. Val), como novo Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Até então a pasta de Meio Ambiente era ocupada por Zico Rocha que assume outra função na gestão municipal.

O novo gestor da pasta ambiental tem como um dos principais desafios recuperação das áreas de vegetação atingidas pela alagação do Rio Acre na cidade, e implementar políticas públicas ambientais no município.

Conheça o Perfil Técnico e Profissional do Novo Secretário de Meio Ambiente de Brasileia Valdemir da Silva (Prof. Val)

Professor formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre- UFAC, Ex-Secretário de Educação de Brasiléia , Assessor da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo do Estado do Acre, Diretor, Coordenador Escolar e Integrante da Equipe Técnica da Secretária de Educação.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Rio Branco assina décima e última ordem de serviços do Asfalta Rio Branco

Publicado

em

A décima e última ordem de serviço do programa Asfalta Rio Branco ocorreu na manhã, desta segunda-feira (15), e vai contemplar 21 bairros dessa região.  O evento começou ao som gospel do cantor Marcos Oliveira, uma apresentação da rainha de rodeio que vai representar o Acre, em Barretos, São Paulo, e com a presença de todos os presidentes de bairro da Baixada da Sobral, moradores, secretários municipais e vereadores da base da gestão do prefeito da capital.

Wylben Justino, presidente do bairro Santo Afonso, primeiro bairro da baixada, falou dos problemas enfrentados há muito tempo, mas acrescentou que agora a solução chegou para alegria de todos.

“Tivemos uma reunião com todos os presidentes da Baixada, 21 representantes e colocamos algumas prioridades. Falamos também do meu bairro, junto com o Plácido de Castro, que é um globo de bairro, e tem uma situação mais precária. O prefeito atendeu o nosso pedido, disse que o nosso bairro é uma das prioridades pelo motivo da deterioração durante o tempo que está tendo lá, sem manutenção, há mais de seis anos que não víamos um tapa-buraco lá.”

“Costumo dizer que tudo que vem do poder público, que encontra a comunidade me deixa muito feliz, tudo é bem-vindo. A baixada hoje está em festa, a minha comunidade, o bairro Aeroporto Velho também foi contemplado, e eu desejo muitas felicidades para toda a turma da baixada e da cidade. Esse programa foi lançado em todas as regionais. Então vamos torcer para que tudo saia como tem que sair, tudo certinho, na graça de Deus”, destacou José Adenilson, presidente do Aeroporto Velho.

O diretor-presidente da Emurb, José Assis Benvindo, anunciou que 17 equipes entrarão na região. Após análise dos pedidos dos presidentes de bairro em reunião com a equipe da prefeitura, foram definidas as prioridades para os trabalhos. A Emurb determinará as ruas prioritárias para iniciar as ações. Cada bairro contará com uma equipe equipada para realizar drenagem, revestimento e estrutura do pavimento.

Benvindo destacou que a Empresa está com mais de 40 equipamentos disponíveis, graças a nova estrutura providenciada pela gestão.

“Graças a Deus, o prefeito nos deu nova estrutura. Hoje nossa composição de máquinas está bem ampla.”

Segundo o prefeito, na regional da Sobral surgiram problemas durante o processo de licitação e para evitar atrasos nas obras, a prefeitura decidiu designar a Emurb para dar continuidade aos trabalhos, até que se conclua o processo licitatório para a contratação da empresa vencedora.  O gestor destacou que essa medida visa demonstrar o compromisso e o respeito da gestão para com a comunidade local. Ao manter a Emurb atuando especificamente nesse bairro, espera-se que uma série de melhorias seja realizada em benefício da população.

“Estamos colocando a Emurb para continuar o trabalho que já vinha sendo feito, até fechar a licitação da empresa que poderá ganhar aqui. Estamos provando para os nossos amigos, o povo querido aqui da Sobral, o nosso carinho e o respeito por eles. A Emurb trabalhará aqui agora, só para esse bairro. Vai ser feito muita coisa. Vou continuar trabalhando e cuidando bem dessa região pela qual tenho muito carinho”, disse o prefeito.

Comentários

Continue lendo