fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Secretária de Estado de Política da Mulher participa de sessão em Brasiléia

Publicado

em

Boletim informativo semanal da Câmara Municipal de Brasiléia (AC) – ASCOM

DSC_0060

Joelda participou da 6° sessão e esclareceu  importância dos direitos das mulheres

Joelda participou da 6° sessão e esclareceu importância dos direitos das mulheres

Ainda no mês da mulher A representante de estado da secretaria da mulher, senhora Joelda participou da 6° sessão e esclareceu  importância dos direitos das mulheres. A secretaria de estado foi criado em fevereiro 2011 com o objetivo valorizar,  garantir e priorizar os serviços de atendimento da mulher. Aonde segundo ela os problemas de violência contra mulher vão ser priorizados, as estatísticas apontam o Brasil esta no topo com relação esses problemas.  Essa  secretaria Realize campanha de ações educativas no diz respeito a desigualdade de gênero. A senhora Joelda Falou ainda que a secretaria traçasse um protocolo de atendimento Para o município de Brasiléia,  que Ira priorizar o atendimento na saúde da mulher e o apoio para a mulher indígena, finalizou falando do 180 o disk denuncia e a importância da lei Maria da penha.

Vereador Bil (PMDB)

Vereador Bil (PMDB)

No grande expediente o primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil (PMDB) falou das famílias já desabrigadas com a enchente do ria acre, em suas indicações pediu que a secretaria de obras na limpeza no campo de futebol e a segurança daquele espaça, pediu providencia com relação às autoescolas no que diz respeito aos testes práticos nas ruas quanto a atenção aos alunos, solicitou reparos na Rua Pedro alexandrino neto ,falou da visita as unidades básica de saúde onde constatou a falta de alguns medicamentos, reiterou sobre o reparos e ajustes que estão faltando no centro do idoso finalizou pedindo que a prefeitura agilize a reforma da escola do ramal são Francisco no 19.

Carlinho do Pelado (PSB)

Carlinho do Pelado (PSB)

Carlinhos do pelado (PSB) em uso a tribuna iniciou sugerindo que a prefeitura estala um novo canal de televisão no município de Brasiléia, e pediu parceria dos órgãos competentes em relação na melhora do sinal de radio da 90.3, para que o sinal chegue mais longe e com uma melhor qualidade principalmente aos moradores rurais. Em seguida o vereador pediu que a prefeitura construísse em Brasiléia a casa do colono e o açougue dos colonos para que o produtor tenha uma renda extra, pediu que o governo junto com a prefeitura construa a OCA em nosso município que é a organização central de atendimento, finalizou reiterando que a prefeitura retome as atividades dos idosos.

Vereador Ivanildo (PMDB)

Vereador Ivanildo (PRP)

O vereador Ivanildo (PRP) iniciou convidando a secretaria de saúde Aldenicia Ferreira a participar da 8° sessão para esclarecer sobre o valor de recursos e como anda o programa ACS,  e que os vereadores junto com a secretaria possa está fazendo para melhorar seus salários. Em seguida o vereador pediu para que a população participe e incentive a feira do peixe, concluiu pedindo uma moção de pesar a família do senhor Antônio onça.

Vereador Joelso Pontes (PP)

Vereador Joelso Pontes (PP)

O vereador Joelso Pontes (PP) falou da emenda que o deputado Gladson Cameli alocou ao município de Brasiléia para reformas de ramais, em suas indicações pediu o conserto de um bueiro e de 2 pontes no ramal do 17, pediu que a prefeitura reforce a segurança do cemitério, pediu melhoria nos ramais do assentamento porto Carlos com relação aos pontos críticos para que chegue iluminação publica aos moradores, falou da reunião com o professor da UFC e do curso de matemática que terá no núcleo da UFC em Brasiléia, pediu uma audiência pública para um esclarecimento de quais cursos serão contemplado para o município, falou do levantamento feito pelo engenheiro do DETRAN para elaborado a organização das rua no município.

Vereador Marivaldo (PMDB)

Vereador Marivaldo (PMDB)

O vereador Marivaldo (PMDB) iniciou sua pronuncia pedindo paciência a categoria dos motos taxis com ralação ao caso Ironildo  preso na Bolívia, falou da aquisição de medicamentos essa semana para supri as necessidades da população, e da preocupação com o hospital com ralação ao serviço prestado, principalmente com a maquina de reio X quebrada novamente, pediu explicações a Eletrobrás  com relação a redução das energia,  falou da preocupação da caixa econômica na questão do atendimento e do espaço físico, pediu que secretaria de obras providencie o desentupimento de um cano atrás do colégio Getúlio Vargas, finalizou pedindo que envie documentos ao gabinete do deputado flaviano melo para que estude a possibilidade de alocar recursos para que seja feito duas escolas uma de ensino infantil e outra de 1° ao 5° ano no município de Brasileia.

Vereador Mario Jorge (PSB)

Vereador Mario Jorge (PSB)

O vereador Mario Jorge (PSB) em seu pronunciamento falou da reunião que participou com o prefeito Everaldo na cidade de Rio Branco. Aproveitou o plenário para pedir que a prefeitura faça um paliativo na rua são Francisco de Assis rua que dá acesso a Cage acre, comentou o problema com a rua Pedro alexandrino neto, pediu que seja criado um escritório do ITERACRE no município, solicitou que seja dado reparos nas pontes no ramal do 13, concluiu pedindo que a prefeitura junto com a secretaria de saúde viabilize com urgência o funcionamento dos dois expediente nas unidades de saúde do KM 26 e 68.

Ainda no final da sessão os vereadores debateram e aprovaram o projeto de lei 01-2012 de 25 de março 2013, que autoriza o poder municipal a criar o programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva de aquicultura familiar, bem como, utilizar recursos na promoção de ações de apoio e incentivo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Elzinha Mendonça satiriza programa da prefeitura: “ramais intrafegáveis”

Publicado

em

Por

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) pontuou na sessão de quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a condição dos ramais na capital acreana. Na oportunidade, a parlamentar reforçou que o Executivo não tem prestado assistência nas localidades.

“Existia um slogan do prefeito Sebastião Bocalom, que era ramais trafegáveis de inverno a verão, porém, me atrevo a dizer que o slogan realmente é Ramais Intrafegáveis”, disse satirizando o gestor . E completou: “Infelizmente, há um ano e dois meses que eu ando na nossa cidade fazendo meu trabalho e as indicações e reivindicações são as mesmas”, disse a parlamentar.

Ela citou a Ponte Jarbas Passarinho, que passou por reforma no ano passado, porém, atualmente, encontra-se impossibilitada para tráfego.

“Estive visitando essa ponte em julho do ano passado, ocasião em que a prefeitura estava lá fazendo uma revitalização no local devido à precariedade que se encontrava o local. Fiquei muito feliz porque seria uma resposta para aquelas pessoas que moram ali, para aqueles alunos que vêm daquele ramal e têm que atravessar aquela ponte”, disse.

E acrescentou: “só que o serviço foi tão ruim que a ponte já está é impossibilitada para travessia, ou seja, as crianças que vêm lá do final do ramal precisam dar um jeito de atravessar porque o ônibus não consegue mais, pois a ponte está para cair”, frisou.
Elzinha afirma que a prefeitura promete, mas não executa as obras. “O que realmente a gente escuta muito aqui são desculpas e nada de execução”.

Os ramais São Sebastião, Brás e Castanheira também foram citados pela vereadora.

“O Ramal São Sebastião, que fica ali na estrada do Quixadá, tem uma ponte que está para fazer aniversário a promessa de revitalização. A prefeitura foi lá, prometeu e nunca mais voltou. Tem também o Ramal Castanheira, que parece uma tábua de pirulito, cheia de buraco, mas não tem execução da prefeitura municipal. Ainda tem o Ramal do Brás que está em péssimas condições. A Seagro estava com os tratores totalmente se acabando, expostos na chuva, no sol. Porque a prefeitura não utilizou esses equipamentos para entrar nesses ramais e dar acesso à população. Então, é lamentável e necessário que haja denúncia para poder a prefeitura se manifestar”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

“Não receberam o reajuste prometido”, diz Fábio Araújo sobre agentes comunitários de saúde

Publicado

em

Por

A aplicação do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Vigilância em Zoonoses e Agentes de Endemias na capital acreana foi tema de debate na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25, pelo vereador Fábio Araújo (MDB).
O parlamentar relatou que as categorias não recebeu o reajuste, conforme anunciado pelo Executivo Municipal.

“A prefeitura pediu a Sessão Extraordinária, convocamos, aprovamos a proposta, foi publicada no Diário Oficial e na hora de efetivar o reajuste salarial não faz. Hoje, saiu o salário dos servidores e para a surpresa deles nada de aumento. Mais de mil servidores estão prejudicados por conta de falta de planejamento da Prefeitura de Rio Branco, sendo que dia oito de abril o acordo ainda não tinha sido fechado e teve prazo para a prefeitura corrigir folha de pagamento”, pontuou Araújo.

Fábio lembrou ainda que o reajuste é retroativo a janeiro de 2024. “A prefeitura deixou mais uma vez nossos trabalhadores para trás. Fica aqui o nosso repúdio e a nossa reclamação, em nome dos agentes comunitários de saúde, em nome dessa classe que está todos os dias na rua, no sol quente cuidando da nossa população”.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Cap. N. Lima apresenta indicação para obras em doze bairros de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Cap. N. Lima (PP) apresentou a mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quinta-feira, 25, indicações solicitando ao Executivo que realize melhorias nos bairros da capital acreana. O parlamentar reforça que esta tem sido uma das principais reivindicações da população rio-branquense.

Na oportunidade,, o progressista citou as ruas Alagoinha, Estácio de Sá, Santos Dumont, além das travessas Marília e Capixaba, localizadas nos bairros Bahia Nova, Aeroporto Velho, Bahia Velha e João Eduardo, respectivamente.

Além destes, N. Lima apresentou indicação também para melhorias aos bairros João Eduardo II, Bosque, Rosa Lina, Vitória, Macauã Wanderley Dantas, Santa Inês e Bairro 15.

“Peço que a equipe da prefeitura visite esses bairros e realize revitalização nas ruas Hosana, Henrique Dias, Marajá, Colina, José de Alencar, Travessas Pedro, Bom Destino e Arco-íris, Rua Ayrton Senna, Tarumã, Sumaré. Amoty Pascoal, José Joaquim, e travessas São Paulo, e Neto. Continuarei trazendo a esta Casa mais indicações para melhorias em nossa Capital, contribuindo com a gestão do nosso prefeito”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo